Comércios e ServiçosCuriosidadesYokohama

BOOK OFF – O SEBO DO JAPÃO!


Olá leitores,
no Brasil não temos o costume de comprar artigos usados. Ainda que, discretamente, existam os sebos e os brechós, sempre fica aquela idéia negativa na mente dos brasileiros.
No Japão, as coisas são bem diferentes. Japoneses são muito consumistas, eles querem comprar sempre o novo, o atual, e o que fazer com o antigo? Jogar fora (vocês devem saber que lixo aqui é um problema). Então, vendem para lojas que revendem por um preço acessível. Alguns comércios são especializados em vender produtos novos, mas oferecem um espaço destinado à venda de objetos de segunda mão. E olha, você acha de tudo, desde Iphones, Ipads, notebooks usados até figure actions “second hand” em Akihabara.
Dentre todas as lojas que oferecem essa opção de serviço, certamente uma se destaca, a Book Off (em japones ブックオフ). Fundada em agosto de 1991, a empresa teve um sucesso explosivo, ampliando para 866 lojas em todo o Japão, e mais tarde para paises como Estados Unidos, Coréia e França. É especializada na venda de artigos usados, mas também oferecem alguns itens novos em menor quantidade.
É uma cena típica do Japão, entrar em uma Book Off e ver aqueles corredores abarrotados de estudantes, todos em pé, lendo os mangás. Fico pensando: “Poxa, os mangás aqui são tão baratos, porque não compram e vão ler em casa?”. Mas é como o meu marido me responde, para que comprar, se você pode ler aqui de graça (risos). E pensar que no Brasil revistas e livros são lacrados para evitar esse tipo de comportamento.
Mas, voltando ao assunto do post, a Book Off vende livros, cds, dvds, mangás, revistas, softwares, jogos, cards, brinquedos, eletrônicos, celulares, séries, entre outros. As lojas são divididas em seções (livros,mangás,cds), e organizada em ordem alfabética (letras em japonês mas no caso de bandas internacionais conhecidas, tem os nomes nas plaquinhas). No caso de cds, alguns estão separados por preços também.
Bem, gosto muito de ir “garimpar” na Boof Off. Sempre acho algo legal, como um cd ou um mangá. Se algum dia virem ao Japão, visitem uma Book Off!
Agora veja como é uma Book Off, o sebo do Japão!


Até mais,
Thais Fioruci


11 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *