BOOK OFF – O SEBO DO JAPÃO!


Olá leitores,
no Brasil não temos o costume de comprar artigos usados. Ainda que, discretamente, existam os sebos e os brechós, sempre fica aquela idéia negativa na mente dos brasileiros.
No Japão, as coisas são bem diferentes. Japoneses são muito consumistas, eles querem comprar sempre o novo, o atual, e o que fazer com o antigo? Jogar fora (vocês devem saber que lixo aqui é um problema). Então, vendem para lojas que revendem por um preço acessível. Alguns comércios são especializados em vender produtos novos, mas oferecem um espaço destinado à venda de objetos de segunda mão. E olha, você acha de tudo, desde Iphones, Ipads, notebooks usados até figure actions “second hand” em Akihabara.
Dentre todas as lojas que oferecem essa opção de serviço, certamente uma se destaca, a Book Off (em japones ブックオフ). Fundada em agosto de 1991, a empresa teve um sucesso explosivo, ampliando para 866 lojas em todo o Japão, e mais tarde para paises como Estados Unidos, Coréia e França. É especializada na venda de artigos usados, mas também oferecem alguns itens novos em menor quantidade.
É uma cena típica do Japão, entrar em uma Book Off e ver aqueles corredores abarrotados de estudantes, todos em pé, lendo os mangás. Fico pensando: “Poxa, os mangás aqui são tão baratos, porque não compram e vão ler em casa?”. Mas é como o meu marido me responde, para que comprar, se você pode ler aqui de graça (risos). E pensar que no Brasil revistas e livros são lacrados para evitar esse tipo de comportamento.
Mas, voltando ao assunto do post, a Book Off vende livros, cds, dvds, mangás, revistas, softwares, jogos, cards, brinquedos, eletrônicos, celulares, séries, entre outros. As lojas são divididas em seções (livros,mangás,cds), e organizada em ordem alfabética (letras em japonês mas no caso de bandas internacionais conhecidas, tem os nomes nas plaquinhas). No caso de cds, alguns estão separados por preços também.
Bem, gosto muito de ir “garimpar” na Boof Off. Sempre acho algo legal, como um cd ou um mangá. Se algum dia virem ao Japão, visitem uma Book Off!
Agora veja como é uma Book Off, o sebo do Japão!


Até mais,
Thais Fioruci


11 comentários em “BOOK OFF – O SEBO DO JAPÃO!

  1. Já vi esses book off, mas nunca entrei.Quando estive no Japão, comprei cd´s, jogos para PS3 usados e parecem novos!Vieram embalados, até com flanela protetora para os cd´s.
    Livros usados eu compro no sebo virtual, às vezes a diferença de preço com o novo compensa,o maior problema é o frete, que é caro e demora muito, entre 7 a 10 dias úteis (dentro do Brasil).

  2. antes tinha uma loja dessas bem perto de onde eu morava e sempre ia lá pra olhar a seção "Junk" pra comprar um carregador ou cabo de alguma coisa. lembro que comprei tbm aqueles games antigos tipo o super nintendo… pena que a loja fechou kkkkkk

    bjuss

  3. Moro em São José dos Campos e tem vários sebos aqui, a maioria é bem desorganizada e nao se preocupam tanto em guardar direito os livros e CDs =(
    Parabens pelo post !!! pena que nao deu pra filmar tao bem , mais deu pra ver como é !!!
    Sucesso Thais, por favor continue mostrando as curiosidades desse pais incrivel o///

  4. Olá!!

    Já vi sobre essas lojas de usados pelo programa via youtube da cantora Tsubasa. Ela mostrou tudo o que pode ser encontrado nesses lugares, e fiquei abismada em saber que a maioria, mesmo usado são novos. Como eles cuidam as coisas!! ^^

    Se eu entrasse num lugar como esse acho que faria a festa. E sobre ler mangás e revistas aqui no Brasil, varia muito de editora para editora e de revistaria para revistaria. Onde trabalho, a pessoa pode sim ler (caso o material não venha lacrado). Sei como que é ruim comprar uma revista e ser enganada pela capa!! n_n''

    Não vi o vídeo e espero fazer isso em outra ocasião. Quero aproveitar meu pc que não está lento…

    Até mais

  5. Nossa que loja massa! Amei! Quero um dia poder conhecer tanta coisa no Japão….Thais podia ser minha guia turística kkkkkk brincadeira!

    Thais tinha cd de kpop?
    Não conhecia essa loja,cada dia eu gosto mais desse blog!Tem muita coisa bacana que não aparece na tv e só aqui pra gnt conhece.

    Bjo

  6. Oi Iruka!

    Japones é cuidadoso! Alias, eles se importam muito com a aparência de tudo. Entao, se realmente parecer usado ngm vai querer ne.Nossa, como a entrega é demorada né. É aquela coisa, as vzs compensa, mas as vzs é quase um preco de um novo.

    Bj
    Thais Fioruci

  7. Oi Lee,

    sério que Sao Jose tem vários sebos? Em Sao Paulo tem muitos, mas onde eu morava quase nao tinha =/ Acho que brasileiro nao se importa tanto com a aparencia do produto, pensam que se a pessoa procura um sebo, é pq quer pagar mais barato e nao podem exigir tanto.

    Obrigada pelos elogios!
    Beijos
    Thais Fioruci

  8. Oie Natalia,

    Sim. Muitos produtos vc nao consegue identificar as diferencas entre um novo e um usado! Japones é muito cuidadoso! E se realmente o produto tiver detonado, a loja nem compra para revender.

    No Brasil, lembro que algumas revistas dava para ler, mas muitas vzs nao fazia isso, pq o pessoal ficava olhando de cara feia, pensando q vc nao iria comprar dps.

    Bjos
    Thais Fioruci

  9. Oi damires,

    e o CD? Já to preocupada!

    Terei o maior prazer de ser sua guia turistica! Venha me visitar!!!

    Tem Cd de Kpop mas os precos sao caros kkkkk Geralmente ficam na secao de novos ou semi usados, mas a diferenca de precos, comprando com um novo, não é muita. Por isso falo, na Book Off vc tem q garimpar. As vzs, acha algo q compensa, e outros itens nao.

    Obrigada pelo elogio!

    Beijos
    Thais Fioruci

  10. Lee, você poderia me dizer onde se encontram esses sebos? Estou a muito tempo procurando e não encontro o endereço de nenhum, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *