Okinawa

CHURAUMI AQUARIUM – O FABULOSO AQUÁRIO DE OKINAWA


Olá querido/a,
considerada a principal atração do Ocean Expo Park, na Península de Motobu, à 90 quilômetros de Naha, está o surpreendente Churaumi Aquarium. Remodelado e reaberto em 2002, é o segundo maior aquário do mundo com 77 tanques e 21 mil animais de 740 espécies diferentes. 
Entrada
Aliás, sabe de onde surgiu essa palavra “Churaumi“? “Chura” em Okinawês significa “bonito”, e “umi”, vem de mar, em japonês, logo, mar bonito! Ele foi escolhido entre 13.897 sugestões enviadas por candidatos durante uma competição nacional, realizada antes da reabertura do aquário em 1 de novembro de 2002. Os selecionadores decidiram por esse nome porque além de ser simpático e fácil de lembrar, evoca a essência de Okinawa.  
O nome não poderia ser melhor! Olhe o mar ao fundo
O grande destaque é certamente o tanque chamado de Kuroshio Sea (nome dado à uma corrente quente muito importante para a vida marinha da ilha). O reservatório com 10 metros de profundidade, 35 metros de largura e 27 metros de comprimento, contém uma variedade de espécies, entre elas, o tubarão- baleia e as raias gigantes.
O aquário está dividido em três pisos. A entrada fica no terceiro andar e a saída no primeiro. A primeira atração é uma piscina onde os visitantes podem tocar em conchas, estrelas e pepinos do mar. Logo ao lado, foram alocadas pias com sabonete para que pudéssemos lavar as mãos após o contato com as espécies.
Em seguida, está a exposição de corais. São mais de 800 colônias com 70 espécies. O tanque de 300m³ não tem telhado, permitindo que a luz solar ilumine-o internamente.A maioria dos corais tem sido cultivada há mais de oito anos.
Logo após, está o aguardado Tanque Kuroshio, o mais concorrido de todos. O difícil mesmo é chegar próximo ao vidro para tirar uma foto de recordação. Pelo que via nos vídeos, imaginava ser maior, mas, impressiona. As imensas raias e o gigante tubarão-baleia, chega a dar até um certo arrepio. 
Tanque Kuroshio

Tubarões-baleia
Depois, há uma área dedicada aos tubarões como os tubarões-tigre e os tubarões touro vivo. E outra reservada à vida marinha nas águas extremamente profundas, com mais de 200 metros. Inclui exposições de vários peixes bioluminescentes e outros seres estranhos.
Ao lado de fora, ficam os tanques com os graciosos golfinhos. Além de espertos e inteligentes, conseguem interagir com o público, mesmo quando estão fora do “trabalho”. Sim, acontecem shows durante o dia em horários determinados. Também existe o espaço para as tartarugas marinhas, algumas gigantescas, e peixes-boi.  
Área dos golfinhos onde acontecem os shows
Agora, a melhor atração, na minha opinião, estava no final. A maravilhosa vista da praia! Linda, simplesmente maravilhosa! A Emerald Beach foi escolhida como uma das 100 mais belas praias do Japão! Mas, esse assunto ficará para um outro post.
Até mais,
Thais Fioruci
Horário de funcionamento: das 8h30min às 20h. Admissão termina uma hora antes do horário de fechamento
Ingresso: ¥ 1.800 (¥ 1.260 se você entrar depois das 16h)
Como chegar:
De ônibus: Pegue o ônibus expresso número 111 que parte do Terminal de Naha para o Terminal de Nago. Depois, pegar as linhas número 65, 66 ou 70 para o Expo Ocean Park.
De carro: Pegue a via expressa até o norte próximo de Nago. Siga as placas que indicam o Oceano Expo Park. No total, a viagem leva cerca de duas horas e meia.
Referências:

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *