CHURAUMI AQUARIUM – O FABULOSO AQUÁRIO DE OKINAWA


Olá querido/a,
considerada a principal atração do Ocean Expo Park, na Península de Motobu, à 90 quilômetros de Naha, está o surpreendente Churaumi Aquarium. Remodelado e reaberto em 2002, é o segundo maior aquário do mundo com 77 tanques e 21 mil animais de 740 espécies diferentes. 
Entrada
Aliás, sabe de onde surgiu essa palavra “Churaumi“? “Chura” em Okinawês significa “bonito”, e “umi”, vem de mar, em japonês, logo, mar bonito! Ele foi escolhido entre 13.897 sugestões enviadas por candidatos durante uma competição nacional, realizada antes da reabertura do aquário em 1 de novembro de 2002. Os selecionadores decidiram por esse nome porque além de ser simpático e fácil de lembrar, evoca a essência de Okinawa.  
O nome não poderia ser melhor! Olhe o mar ao fundo
O grande destaque é certamente o tanque chamado de Kuroshio Sea (nome dado à uma corrente quente muito importante para a vida marinha da ilha). O reservatório com 10 metros de profundidade, 35 metros de largura e 27 metros de comprimento, contém uma variedade de espécies, entre elas, o tubarão- baleia e as raias gigantes.
O aquário está dividido em três pisos. A entrada fica no terceiro andar e a saída no primeiro. A primeira atração é uma piscina onde os visitantes podem tocar em conchas, estrelas e pepinos do mar. Logo ao lado, foram alocadas pias com sabonete para que pudéssemos lavar as mãos após o contato com as espécies.
Em seguida, está a exposição de corais. São mais de 800 colônias com 70 espécies. O tanque de 300m³ não tem telhado, permitindo que a luz solar ilumine-o internamente.A maioria dos corais tem sido cultivada há mais de oito anos.
Logo após, está o aguardado Tanque Kuroshio, o mais concorrido de todos. O difícil mesmo é chegar próximo ao vidro para tirar uma foto de recordação. Pelo que via nos vídeos, imaginava ser maior, mas, impressiona. As imensas raias e o gigante tubarão-baleia, chega a dar até um certo arrepio. 
Tanque Kuroshio

Tubarões-baleia
Depois, há uma área dedicada aos tubarões como os tubarões-tigre e os tubarões touro vivo. E outra reservada à vida marinha nas águas extremamente profundas, com mais de 200 metros. Inclui exposições de vários peixes bioluminescentes e outros seres estranhos.
Ao lado de fora, ficam os tanques com os graciosos golfinhos. Além de espertos e inteligentes, conseguem interagir com o público, mesmo quando estão fora do “trabalho”. Sim, acontecem shows durante o dia em horários determinados. Também existe o espaço para as tartarugas marinhas, algumas gigantescas, e peixes-boi.  
Área dos golfinhos onde acontecem os shows
Agora, a melhor atração, na minha opinião, estava no final. A maravilhosa vista da praia! Linda, simplesmente maravilhosa! A Emerald Beach foi escolhida como uma das 100 mais belas praias do Japão! Mas, esse assunto ficará para um outro post.
Até mais,
Thais Fioruci
Horário de funcionamento: das 8h30min às 20h. Admissão termina uma hora antes do horário de fechamento
Ingresso: ¥ 1.800 (¥ 1.260 se você entrar depois das 16h)
Como chegar:
De ônibus: Pegue o ônibus expresso número 111 que parte do Terminal de Naha para o Terminal de Nago. Depois, pegar as linhas número 65, 66 ou 70 para o Expo Ocean Park.
De carro: Pegue a via expressa até o norte próximo de Nago. Siga as placas que indicam o Oceano Expo Park. No total, a viagem leva cerca de duas horas e meia.
Referências:

http://www.japan-guide.com/e/e7109.html

http://oki-churaumi.jp/en/

12 comentários em “CHURAUMI AQUARIUM – O FABULOSO AQUÁRIO DE OKINAWA

  1. Ai,ai,ai…esse aquário é maravilhoso e muito longe do centro!Tivemos que comprar um pacote turístico, pois incluía o aquário,plantação de abacaxi e o penhasco de Manzamo.
    Você conseguiu pegar todas as brochuras dentro do aquário?Nossa guia comentou que em certos pontos tinham brochuras com informações e curiosidades dos animais.Acho que eram 20 no total.Feitos em material resistente,com imagens e informações de algumas espécies.E de graça!
    soredja,mata

  2. Oi Iruka chan!

    Caracas! É muito longe e caro para quem vai de ônibus! Por isso, alugamos um carro! Eu não fui na plantação de abacaxi. É legal?

    Não peguei essas brochuras =/ Aliás, nem as vi! Estava super cheio. Na vdd, acho que era uma excursão escolar, então tinham muitos estudantes! Difícil andar e tirar fotos!

    Obrigada
    Até mais
    Bjos

    Thais Fioruci

  3. Oi Thais!!!

    Ter um nome lindo é massa né … apesar que aqui me chamam de Taisu, dai não fica tão belo assim kkk

    Ah .. eu amo morar aqui! São tantas novidades, tantas coisas maravilhosas!

    Espero que goste do meu blog e continue acompanhando-o!

    Bjokas
    Thais Fioruci

  4. Olá!!

    Ir a um aquário deve ser muito legal. Nunca tive oportunidade de ir no daqui de São Paulo, mais dizem ser lindo mesmo.

    Acho muito legal quecom os nomes, os japoneses tem esse cuidado com o significado. E a vista da praia é linda mesmo. Gostei das fotos!!

    Até mais

  5. Oie!!!

    Nunca fui nesse aquário de São Paulo. Gostava de ir no de Santos, e dps de tanto falarem, fui no do Guarujá, mas ainda prefiro o de Santos. Claro, que os aquários do Brasil nem se comparam aos do Japão. A estrutura daqui é realmente surpreendente! A praia é mesmo linda!

    Beijos e obrigada =)
    Thais Fioruci

  6. Eu o visitei ontem e realmente é lindo, mas é horroroso ver o confinamento de bichos tão grandes em espaços tão pequenos. Sofrimento animal em prol de diversão humana.

  7. Olá Heloise!

    Realmente é lindo, mas não é o habitat real dos animais que se sentem confinados ali, sem liberdade. É uma pena que tenham que sofrer para os seres humanos se divertirem.

    Abs
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *