Datas comemorativasTradição e cultura

DIA DO RESPEITO AOS IDOSOS NO JAPÃO

Olá queridos,
Nesta segunda-feira, comemora-se o Dia do Respeito aos Idosos no Japão (em japonês fala-se Keiro no hi敬老の日). Até 2003, esse feriado acontecia em 15 de setembro, mas, com o início do “Happy Monday”  ou “segunda-feira feliz” (sistema que transferiu os feriados que caiam no meio da semana para a segunda-feira seguinte), foi alterado para a terceira segunda-feira do mês de setembro.
Apesar de ter sido decretada como feriado nacional apenas em 1966, a data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia em Hyogo, resolveu oficializá-la, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho.
Nesse dia, as famílias se reúnem para celebrar e agradecer os seus entes mais velhos. Ah … e se algum familiar estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo na cor vermelha, considerada uma cor de proteção.
Acho muito importante essa data especial, afinal, o Japão é o pais com o maior índice de idosos do mundo, cerca de 23% da população têm 65 anos ou mais. Aqui, a expectativa de vida é de 85 anos para as mulheres e 78 anos para os homens, enquanto a média mundial é de 70 anos. Além disso, é um país onde se concentra o maior número de centenários, aproximadamente  20 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos.
O segredo para essa longevidade? Certamente é por causa da ótima qualidade de vida que os japoneses fazem questão de conservar. Uma boa alimentação, juntamente com exercícios físicos diários contribuem para isso. Saio para trabalhar às 6 da manhã e sempre vejo idosos, caminhando, se exercitando, passeando com seus animais de estimação, praticando algum tipo de esporte, cuidando dos jardins, hortas, plantações de arroz ou até mesmo auxiliando na coleta de lixo local.
Aliás, sedentarismo é uma palavra que não faz parte do vocabulário japonês. Desde cedo, eles estão habituados a se exercitarem. As escolas priorizam a prática de algum esporte, e mesmo, quando os estudantes, já na fase adulta, migram para as empresas, existe o taiso, realizado diariamente antes de iniciar qualquer atividade.
Na cultura japonesa, os idosos são tratados com respeito e admiração pela experiência que acumularam ao longo dos anos. Isso é muito bonito! Gostaria que o Brasil seguisse esse exemplo, e até mesmo, criasse um Dia do Respeito aos Idosos. Afinal, eles merecem!
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:
Keiro no Hi Dia Do Respeito Aos Idosos No Japão. Disponível em  http://www.japaoemfoco.com/keiro-no-hi-dia-do-respeito-aos-idosos-no-japao/

 

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *