ENVELOPES JAPONESES

Olá,
Em ocasiões especiais, os japoneses costumam presentear as pessoas com dinheiro. Mas, não pense que eles simplesmente o tiram da carteira e entregam. Nesse caso, existe uma certa formalidade e tradição a serem seguidas, já que o dinheiro aqui é visto como algo ‘sujo’ e por isso evitam ao máximo o contato com ele.
As cédulas são colocadas em envelopes especiais chamados de Kinpū (em japonês 金封) ou Noshibukuro (em japonês  熨斗袋) juntamente com a assinatura da pessoa (deve-se utilizar pincel e não uma caneta simples) e uma mensagem. As notas devem ser novas, sempre em quantias ímpares e nem pense em colocar moedas!
Existem vários tipos de kinpū e cada um deles é para uma determinada situação:
– O Shuugi bukuro em japonês 祝儀)é utilizado para comemorações como casamento, nascimento, ingresso na escola e maioridade. O valor ofertado muda conforme a relação com a pessoa e a ocasião;
– O Bushuugi bukuro (em japonês不祝儀袋)é para acontecimentos ruins como incêndio, doença e falecimento. 
– O Kooden bukuro é um envelope específico para funerais. Nele, coloca-se uma certa quantia para ajudar à família do falecido com os gastos na cerimônia e cremação.
Um outro detalhe são as cores dos fios que compõe o laço. Também deve-se prestar muita atenção nisso: vermelho, branco, prata e dourado para coisas boas; preto e branco para ocasiões ruins. Geralmente o ouro e a prata são utilizados em casamento, enquanto o branco e o vermelho para outras ocasiões felizes. O branco, o preto e também o prata para as cerimônias de enterro. O envelope com laço vermelho e branco em formato de “borboleta” ou mais elaborado é usado para celebrações em geral, como aniversário, formatura, chegada do ano-novo, etc.
São usados principalmente três tipos de nós nos envelopes:
Hana musubi: Possui um laço que pode ser facilmente desatado. É indicado em cerimônias que se deseja que ocorra novamente como o nascimento de um bebê, admissão em uma nova escola e formatura;
Musubi kiri: Possui um laço que não pode ser desatado, próprio para eventos que não se deseja que ocorram novamente como casamentos, doenças e funerais;

Awaji musubi: Representa o desejo de um bom e longo relacionamento entre as pessoas. É utilizado tanto para eventos felizes quanto tristes.



Os Kinpū  também podem ser usados para outras ocasiões como, por exemplo, quando deseja retribuir algum favor, para pagar honorários por algum serviço prestado, no caso de uma visita a um enfermo ou para recompensar uma pessoa que tenha prestado ajuda. 
Os japoneses costumam presentear com dinheiro nas seguintes ocasiões:
  • Otoshidama: No ano novo, os pais ou outros familiares dão dinheiro às crianças.
  • Nyuugakuiwa: No 1º dia de aula, durante todos os anos;
  • Sotsugyouiwa: Quando termina uma etapa de escolaridade (primária, secundária ou universidade);
  • Kekkoniwa: Em casamentos;
  • Shussaiwa: À quem está prestes à se tornar pai ou mãe;
  • Ochuugen: No verão,  em julho ou em agosto, presenteia-se a quem se deve favores como médicos, professores e chefes.
  • Oseibo: Em dezembro com a chegada do ano novo, em forma de agradecimento àqueles que te ajudaram de alguma forma;
  • Okouden: Em casos de falecimento e enterro;
  • Omimai: Oferece à quem está enfermo.
Esses envelopes são facilmente encontrados em supermercados, papelarias, hyakuen shop, lojas de conveniência, home-centerse farmácias. Também são vendidos os fios, já amarrados ou não, para quem gosta de confeccionar seu próprio Kinpū
Envelopes em um hyakuen shop
Poxa, esse post deu trabalho! Existe muita informação entre sites que se contradizem. Espero que esteja tudo certo. Por favor, se eu estiver falando alguma besteira, me corrija nos comentários!
Espero que tenha gostado!
Abraços
Thais Fioruci
Referências:

http://www.japaoemfoco.com/hikidemono-e-kinpu/

https://umolhargaijin.wordpress.com/2011/07/01/noshibukuro-%E3%81%AE%E3%81%97%E8%A2%8B%E6%9B%B8%E3%81%8D%E6%96%B9/

http://madeinjapan.uol.com.br/2013/04/26/a-arte-dos-envelopes-japoneses/

12 comentários em “ENVELOPES JAPONESES

  1. Olá Thais.Tudo bem?Eu que morei por 5 anos no Japão nem sabia de tantos tipos de envelopes assim!Obrigada sempre por compartilhar seus conhecimentos e pesquisas.São tantos tipos e finalidades que um simples ato de comprar um envelope deve demorar alguns minutos a mais,né?O que gosto no Japão é a variedade de cartões,texturas dos papéis de cartas,cartões festivos.Ainda tem os adesivos,canetas,carimbos…quando ia ao loft ou tokyu hands, meu marido ia explorar outros andares do prédio.hahaha.Infelizmente no Brasil os cartões sempre são os mesmos e muito caros….

  2. Olá!!

    Já vi esses envelopes venderem no bairro da Liberdade, mais precisamente na Livraria Sol (que trabalha com livros orientais). Não perguntei o custo, mas creio não ser barato.

    Acho interessante a preocupação que as pessoas tem com dinheiro por aí. Aqui, meus familiares (meus tios) costumam dar Bom Princípio, que deve ter sido baseado no Otoshidama, já que esses tios, melhor dizendo, tias já trabalharam para japoneses em fazendas…

    Acho legal eles ajudarem com os custos, especialmente em caso de falecimento. Todo o custo para o funeral deve sair caro.

    Até mais

  3. Olá Iruka chan!

    Tudo ótimo e vc?

    Eu sempre olhava curiosa e sabia que algum significado deveria ter! Agora, sempre que vejo esses envelopes, observo o laço, as cores! Aqui, nesse quesito papelaria, acho que o Japão não perde para nenhum outro lugar! Aqui tem uma infinidades de tipos, cores e finalidades! Eu tb adoro ficar olhando e sempre compro qdo acho algo kawaii!

    Beijos e se cuida tá
    Thais Fioruci

  4. Olá!!!

    Ah sim … também acho legal essa preocupação que eles tem em ajudar com dinheiro, principalmente em casos de falecimentos e casamentos tb! E tb acho fascinante, essa preocupação, na forma como é dado o dinheiro. Até nisso existe uma formalidade e uma tradição a ser seguida!

    Beijos
    Thais Fioruci

  5. Olá minha querida,

    sei bem como é o povo brasileiro. Conheço pessoas que acham um absurdo o que as pessoas fazem hoje em dia, tipo, manda o convite de casamento com aqueles bilhetes dizendo "Minha lista de presente está no lugar tal" kkkk Eu não me importo, mas dizem ser falta de etiqueta kkkk Dinheiro então, nem pensar! Mas ajuda muito, principalmente qdo se trata de casamento e funeral!

    Beijos e se cuida!
    Thais Fioruci

  6. Nossa! São muitos tipos de envelope! Eu sabia que eles eram dados em funerais, casamentos, ano-novo e outras datas importantes… mas não fazia a menor ideia de que existissem laços e cores com significados específicos!
    Eu gostaria muito que as pessoas fizessem isso por ai, no Brasil. Não porque eu gostaria de ganhar em cima, mas acho que o desprendimento do dinheiro mostra o quanto você se importa com a pessoa a quem você esta presenteado!
    Não custa sinhar com o dia em que as pessoas parem de reclamar de pagar coisas nos Chás de Bebê e nas Listas de Casamento, né?

    Cláudia

  7. Olá Claudia!

    Acho que o mais bonito aqui é a intenção de ajudar, sem se prender aos valores. Em muitas ocasiões, é melhor mesmo dar uma quantia em dinheiro, assim evita vc errar no presente e dar algo inútil. O dinheiro muitas vezes, resolve mais coisas. O mais legal que acho nos japoneses, é esse sentimento de querer ajudar sempre, não importa no que for, eles se preocupam com o próximo, como se fossem eles mesmo!

    Beijos e obrigada pelo comentário!
    Thais Fioruci

  8. meu pai faleceu a algumas semanas. Estamos organizando a missa de 49 dias. Os Kooden vão ajudar muito. Aluguel de um salão, para trazer um mongue budista, almoço, flores, etc…Devolveremos o que sobrar com uma lembrança, no nosso caso uma toalha devidamente embalada. Vai ser bonito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *