Sem categoria

FESTIVAL DE NEVE DE SAPPORO

Vai viajar para o Japão durante o inverno? Anote essa dica aqui.
Olá viajantes,
Certamente esse é o evento mais aguardado e mais famoso do Japão durante o inverno. O Festival de Neve de Sapporo (Sapporo Yuki Matsuri) é realizado todos os anos no mês de fevereiro em Sapporo, capital de Hokkaido, ilha localizada ao norte do arquipélago. Em 2020, já anota ai, o Festival de Neve será realizado de 4 a 11 de fevereiro.
O Festival teve inicio em 1950 quando os alunos do Ensino Médio começaram a construir algumas estátuas de neve no Parque Odori. Desde então, o evento foi crescendo a cada ano, sendo amplamente divulgado e comercializado. Atualmente, as esculturas são espetaculares, gigantescas e magníficas.  Mais de dois milhões de turistas vindos do Japão e de todo o mundo visitam a exposição. É realizado em três locais: Parque Odori, Susukino e Tsu Dome.
No parque Odori, com 1,5 km de comprimento, localizado centralmente em Sapporo, são exibidas esculturas de neve, umas até com mais de 25 metros de largura e 15 metros de altura. Elas são iluminadas diariamente até às 22h. Também são exibidas muitas estátuas de neve de tamanho menores que os visitantes poderão observar ao som de concertos e outros eventos menores.
Uma boa dica para ter uma visão privilegiada da exposição é subir na Torre de TV de Sapporo, na extremidade leste do Parque Odori. A entrada para o deck superior do observatório custa 720 ienes por adulto e por 1100 ienes terá acesso durante dia e noite.
Susukino é o bairro mais boêmio de Sapporo. Muito bem iluminado pelos telões, possui diversos bares, casas noturnas e restaurantes. Lá são exibidas cerca de cem esculturas de gelo que são iluminadas diariamente até às 23:00 (até 22:00 no último dia do festival).
Tsu Dome Site localizado fora do centro da cidade, é um local voltado para famílias, com três tipos de escorregadores de neve, rafting, mais esculturas de neve, muitas barracas de comida e um palco para eventos. O Site Tsu Dome está aberto diariamente das 9:00 às 17:00. O Site Tsu Dome abre alguns dias antes do início do festival, em 31 de janeiro de 2020.
O acesso é possível por ônibus (100 ienes de ida, com saídas a cada 5 a 10 minutos) ou a 15 minutos a pé da estação Sakaemachi, a estação terminal da linha de metrô Toho (10 minutos, 250 ienes da estação de Sapporo).
Os ônibus de traslado para o Site Tsu Dome também partem do Site Odori e da Estação de Sapporo (210 ienes por trajeto, a cada 15 a 30 minutos). Observe que não há estacionamento disponível perto do Site Tsu Dome.
Agora, aqui vão duas dicas preciosas. Primeira dica: vá preparado para enfrentar grandes multidões, como todo evento sazonal no Japão. Sapporo fica abarrotada de turistas, hotéis sem vagas e passagens aéreas esgotadas. Sim, se você estiver hospedado em Tokyo, precisará pegar um avião ou encarar uma longa viagem de trem bala.
Segunda dica: Se prepare para o frio. Para quem não sabe, a ilha de Hokkaido fica na parte norte, quase que grudadinha da Rússia, e é região mais fria do país. Enquanto no restante do país, durante agosto, a temperatura ultrapassa os 40 graus, por aqui a temperatura média fica entre 17 e 22 °C. No inverno os termômetros registram −12°C. Então, compre roupas preparadas para suportar o clima, incluindo botas.
Sapporo é uma cidade deslumbrante e é a quinta maior do Japão. Foi construída utilizando modelo norte americano em um sistema com ruas retangulares e largas, bem diferente do que estamos acostumados a ver no restante do Japão. Como a cidade vive a maior parte dos meses do ano sobrevivendo ao frio e ao acumulo de neve, a cidade é preparada para facilitar a vida dos moradores. Então, você consegue percorrer a cidade por complexos subterrâneos.
Boa visita!!!
Abraços
Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *