CuriosidadesDicas para turistasTradição e culturaTurismo no JapãoViajando pelo Japão

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR AO JAPÃO?


Olá queridos leitores!
Comecei a escrever meu blog com o objetivo de contar minhas viagens e aventuras pelo Japão. Como ele está armazenado na rede mundial de computadores, turistas que estão com viagem marcada ao arquipélago, perdidos em muitas dúvidas, acabam encontrando-o. Assim, muitas perguntas chegam à minha caixa postal e acredito que o mínimo que posso fazer é tentar ajudá-los de alguma forma.
E um dos questionamentos que mais recebo é: Qual a melhor época para viajar ao Japão?
Bem, na minha opinião é durante as estações de primavera e outono e já vou explicar. Lembrando que as estações no Japão são bem definidas, então se é inverno, é inverno. Entendeu? Não tem aquele tempo maluco de São Paulo onde o inverno bate temperaturas de 35 graus. Isso, aqui, esquece!
Inverno (dezembro, janeiro e fevereiro)


 

Estação de esqui em Nagano

O inverno no Japão é rigoroso, claro que não se compara à uma Rússia da vida, mas prepare para o frio. No final de outubro, a temperatura já começa a cair e ventos gelados começam a tomar conta de nossas vidas. Posso dizer que nessa época do ano, o frio ainda é suportável. Parece o mês de julho em São Paulo.
As temperaturas em Tokyo marcam no máximo 12 graus em dezembro. Em Janeiro e fevereiro, os piores meses, despenca ainda mais e a máxima chega à 9/10 graus. Não acho muito viável viajar nesse período, pois o vento é muito gelado, sendo insuportável andar na rua por muito tempo. Estamos sempre procurando um lugar com ar quente para nos esquentar. 
Os japoneses aproveitam essa época para conferir as iluminações de inverno
Os dias são sempre bonitos e ensolarados, apesar de curtos (o sol nasce geralmente às 7h/8h e às 16 já começa a escurecer). Raramente neva em Tokyo (às vezes acontece de nevar dois dias no inicio de fevereiro), mas no nordeste japonês, bem como nas regiões montanhosas, a neve é abundante. Para quem deseja esquiar, existem muitas estações de esqui.
Com qual roupa eu vou? Traga tudo de inverno! Luvas, se possível de couro, cachecóis, gorros, calça para colocar por baixo, meias grossas, polainas, casacos pesados. Se não tiver tudo isso, não se preocupe, aqui poderá comprar à um preço bem acessível e melhor, peças que certamente suportarão o frio daqui. Uma peça que acho interessante, é uma espécie de “cinta” feito de lã que as mulheres vestem na cintura para o frio não passar entre a blusinha e a calça. Aqui, o pessoal da TV sempre alerta para proteger bem as regiões de “interligação” das peças, ou seja, proteger o tornozelo com meias ou polainas, pulsos com luvas, pescoço com cachecol e a cintura com essa cinta.
Dicas: – se você não tem um casaco pesado, pois nunca teve que enfrentar temperaturas baixas, não compre no Brasil. Os casacos aqui são bem mais baratos, bonitos e preparados para as temperaturas daqui.
– Traga roupas térmicas para evitar vestir milhões de roupas. Se não tiver, compre na Uniqlo à um precinho bem camarada.
– Tenha sempre um kairo à mão. Ele vai te salvar em muitas ocasiões. 
Primavera (março, abril e maio)


 

O famoso hanami

 
Ah …. depois de um inverno intenso, o vento gelado diminuí e as cores das flores começam a colorir a cidade. É quando o país mais recebe turistas, todos ávidos para verem as famosas sakuras. A paisagem fica incrivelmente linda! Os parques ficam lotados com os hanamis(quando os japoneses se reúnem para admirar as flores e comemorar o fim do inverno). A temperatura fica amena, no máximo de 23 graus.
Com qual roupa eu vou? Traga casacos leves, mas que suportem um friozinho, blusinhas manga longa e curta. 
Dicas: Traga uma boa câmera para registrar as sakuras e seja feliz =)
Verão (junho, julho e agosto)



Verão pede praia. Que tal conhecer Okinawa?

 
Todos os anos, em meados de maio e junho, acontece o chamado tsuyu, um período onde chove todos os dias e o clima fica bem úmido. Horrível e não indico! Mas, sabe o que é mais pior? Que isso indica que o verão (detestável por mim) está por chegar.
Meados de julho, as altas temperaturas e o ar úmido indicam que o verão chegou. Gente, não indico essa época. É horrível … as temperaturas são altas, em Tokyo, marcam uns 36 graus mas a sensação térmica é de uns 45 graus. O ar é bem úmido, fazendo você suar o tempo inteiro. A sensação é de que você está em uma sauna seca, pois não existe vento. Também é quando acontece os matsuris, os famosos festivais enquanto os jovens vestem yukata. Agosto é o pior mês. Os dias são bem longos (o sol nasce lá pela 4h e se põe às 19h), perfeito para aproveitar bem o dia.
Com qual roupa eu vou? Traga roupas com tecidos leves porque até as peças de algodão do Brasil são quentes demais. Saias, vestidos, tops, chinelos e biquíni.
Dicas: – Você irá reparar que nessa época os japoneses sempre estarão carregando uma toalhinha. Nada melhor do que fazer como os locais e compre uma também. Ela servirá para enxugar o suor. Mas se prefere algo mais higiênico, nas farmácias, existem lenços umedecidos com aromas que além de refrescar deixa com um cheirinho de quem saiu do banho.
– O verão é tão intenso que nem os japoneses suportam. Então, visite uma farmácia e confira os inúmeros produtos que existem para refrescar o corpo.
– Ande sempre com leque (distribuem na rua gratuitamente, claro, sempre acompanhado de uma propaganda), sombrinha (aqui existem sombrinhas que protegem dos raios UVA/UVB), passe protetor solar, beba muita liquido principalmente Aquarius e Pocari que evitam a desidratação.  
Outono (setembro, outubro e novembro)


Parque em Tokyo durante o Outono

E finalmente chega a minha estação preferida, apesar dos tufões que costumam acontecer até meados de setembro. Em outubro, o calor já foi embora, deixando um clima agradável. Os termômetros chegam à 25 graus na capital japonesa. As árvores ganham as colorações do koyo e a paisagem fica incrivelmente exuberante.
Com que roupa eu vou? Traga um casaco mais grosso e alguns leves. Durante o dia, esquenta, mas de manhã e a noite esfria bastante.
Dicas: Essa é a melhor época para viajar no Japão. Aproveite e boas fotos!
Espero que minhas humildes dicas possa ser útil principalmente às mulheres. E não se esqueça, traga a mala vazia, pois com certeza ela voltará lotada!
E se ainda surgir alguma dúvida entre em contato por uma de nossas redes sociais:
Canal do Marido no Youtube: www.youtube.com/naterradosushi
E-mail: perdidanojapao@hotmail.com
Beijos
Thais Fioruci

Referências:






47 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *