Sapporo

SAPPORO – PRIMEIRAS IMPRESSÕES !


Olá,
Para ser sincera eu não esperava muito dessa minha viagem à Sapporo, mas vou contar à vocês, meus amigos/as, a cidade me surpreendeu!
Sapporo (em japonês se escreve assim 札幌 ), é a capital da ilha de Hokkaido e a quarta maior cidade do Japão em números populacionais. Ficou bem conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 1972, o primeiro a ser realizado na Ásia. Em fevereiro, acontece o principal evento da cidade, o Sapporo Snow Festival que atrai mais de 2 milhões de turistas do mundo todo, todos curiosos para ver as imensas esculturas de gelo! 
Outro ponto atrativo de Sapporo são suas pistas para a prática de esqui. Por estar localizado no extremo norte do Japão, o inverno é muito rigoroso. A primeira neve acontece logo em outubro e em dezembro a cidade já está completamente branca! Chega a acumular até 600 centímetros (média anual). Às vezes, fico pensando como conseguem viver assim? Mas, a remoção é tão eficiente que o impacto chega a ser mínimo na vida dos 1,9 milhões habitantes. Por outro lado, não chegam a sofrer tanto, como nós, durante o verão quando a média da temperatura é de apenas 20 graus.
Fomos de avião pela Jet Star e a viagem dura cerca de 1 hora e meia. Muitos viajantes optam por ir de trem. Nesse caso pegue o JR Tohoku Shinkansen de Tokyo à Aomori Shin-Station. Depois, pegue a JR Hakucho Expresso Limitado para Hakodate. Finalmente, a JR Hokuto Limitado Express para Sapporo. A viagem só de ida custa cerca de ¥ 24.000 (as passagens de avião custaram em torno de ¥8.000 por trecho) e leva aproximadamente dez horas. É coberto pelo Japan Rail Pass.
O que mais me chamou a atenção? Primeiramente, a cidade. Super moderna, com ruas largas, avenidas espaçosas e prédios em estilos ocidentais. Alguns edifícios surpreendentemente altos. Pensei que veria uma cidade, digamos, menos moderna. 
Em segundo lugar, a gastronomia! Prepare-se para comer e muito! Assim como Okinawa, Hokkaido tem produtos que só vemos por lá. É uma grande produtora de trigo, batata, milho, cebola, melão além de ser bastante conhecida pela qualidade de seus frutos do mar. A região também é responsável pela produção de cerca de 60% ​​do leite do país, onde uma parte é usada para beber, enquanto o restante é transformado em produtos lácteos, como manteiga, queijo, iogurte e sorvete. Alguns pratos típicos da região são o rámen e o Genghis Khan (um prato que consiste de carne – geralmente de carneiro – e legumes cozidos). 

Além de boa comida, ainda tem boa bebida! Quem ai gosta de cerveja? Sapporo é o berço de uma das marcas de cerveja mais populares do Japão e mantém um museu na região. Claro, fomos conhecer!
Em terceiro lugar, as pessoas! Sempre simpáticas, animadas, prontas a te oferecer ajuda e tentando falar inglês (mesmo você dizendo que fala japonês)! Sim, notei uma diferença entre os japoneses que vivem em Tokyo, por exemplo. 
Fiquei triste porque como já estávamos no finalzinho do verão, não consegui pegar os campos floridos e alguns lugares que gostaríamos de visitar. Uma dica … reserve tempo! Muitos pontos turísticos ficam bem distantes de Sapporo, acessível apenas de trem ou carro.
Fiquei impressionada e certamente é um dos lugares no Japão que pretendo visitar mais uma vez. E na próxima semana, não perca o post com os principais pontos turísticos de Sapporo!
Até mais!
Thais Fioruci
Referências:
http://www.welcome.city.sapporo.jp/?lang=en
 

14 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *