COMIC MARKET JAPAN 2013 – A MAIOR FEIRA DŌJINSHI DO MUNDO


Olá pessoal,
Mesmo debaixo de um calor absurdo, resolvi conhecer a famosa Comic Market. Gosto de animes e mangás, mas não sou aquela fã de carteirinha. Conheço apenas os títulos mais famosos e acompanho os episódios do Naruto (meu marido não perde um capitulo)!
Ao chegar próximo da entrada do Tokyo Big Sight me assustei com a quantidade de pessoas! Estava impossível de entrar e quase desisti. Perdida no meio daquela multidão, concedi até uma entrevista para a Nihon Terebi. Não sei se transmitiram porque não entendi metade das perguntas do repórter.
Enfim, depois de uma hora espremida, consegui entrar e …. me decepcionei. Esperava algo grandioso com standsde grandes editoras, mas encontrei apenas simples mesinhas com desenhos e livros à venda. Confesso, sou uma leiga no assunto e só depois de pesquisar, entendi que se tratava de um outro segmento!  
O Comic Market, abreviando Comiket ou como dizem os japoneses Komiketto, é a maior feira dōjinshi do mundo. Dōjinshi (em japonês 同人誌) são mangás produzidos e distribuídos de forma independente. O termo “dōjinshi” deriva das palavras dōjin (同人que significa grupo de pessoas com um mesmo interesse) e shi (, abreviação de “zasshi”, ou “revista”).
Os dōjinshis são principalmente de pornografia mas podem ser também de histórias normais. A maioria dessas publicações é feita por fãs que utilizam personagens já conhecidos em situações novas, sejam elas coerentes ou não com as originais. Outros autores criam suas próprias histórias e apresentam no Comiketto esperando que alguma editora publique seu trabalho.
De acordo com a agência de pesquisa Media Create, o mercado de dōjinshis movimentou, em 2007, 700 milhões de dólares no Japão. Com a expansão da internet, o número de produção e consumo têm crescido, uma vez que os autores (japoneses e de outras nacionalidades) podem divulgar e vender o trabalho na rede mundial.
A ComiKet é realizada duas vezes ao ano, uma em agosto e outra em dezembro, no Tokyo Big Sight, em Odaiba, Tokyo. Na parte interna do pavilhão ficam os stands apresentando e vendendo as publicações independentes. Tem também venda de diversos produtos do gênero e até artistas que desenham o visitante no formato “mangá”. Na parte externa fica a Praça Cosplayer, com as performances de vários personagens.
O primeiro Comiket foi realizado no dia 21 de dezembro de 1975, com apenas 32 participantes e cerca de 600 visitantes. Hoje o público ultrapassa meio milhão de pessoas. Como os itens vendidos na Comiket são considerados raridades (dōjinshi raramente são reimpressos), podem ser encontrados em lojas ou na Internet à venda com preços até 100 vezes maiores comparados ao original.  
Veja algumas perfomances dos cosplayers:
Gracinhas

Veja mais no video abaixo:
 
 
Espero que tenham gostado do poste se eu falei alguma besteira, por favor, me corrijam nos comentários.
Abraços,
Thais Fioruci
Referências: http://en.wikipedia.org/wiki/Comiket

2 comentários em “COMIC MARKET JAPAN 2013 – A MAIOR FEIRA DŌJINSHI DO MUNDO

  1. Olá!!

    Que legal vocês terem ido ao Comiket. Já li a respeito e esse evento é citado no mangá Genshiken. Alguns mangakás famosos já passaram por isso, como o grupo CLAMP, que começou fazendo dounjishi de Saint Seiya.

    A menina bonitinha que você acha bonitinha, na área dos cosplays é a Bonnie-chan (One Piece), se não me engano. A de verde que está agachada é a Kami (Street Fighter). O cosplay que aparece aos 11:57 é o Kagamine Ren, de Vocaloid (já falei sobre ele no meu blog). Acho que os que estão na piscina é de um anime novo chamado Free.

    O Comiket é uma feira. E as editoras estão aí como olheiras, para ver se tem alguém que vale a pena desenhar e escrever…. os novos talentos.

    Gostei das sacolinhas que eles ganham comprando os dojishins.

    Senti no vídeo uma grande frustração por parte de vocês… n_n'''
    Esperar uma coisa e ser outra é muito frustante. Sei como que é esse sentimento.

    Até mais

  2. Oi Nat!

    Caracas! Vc entende bem do assunto. Ficamos frustrados pq esperávamos uma mega feira, com editoras badaladas, como em qq evento no Japão. Até estranhei qdo falaram q era de graça. Também adorei as sacolas! Super lindas! Gostei dos cosplayers … me diverti nessa área! mas valeu a experiência!

    Bjos
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *