MUSEU DA MOEDA JAPONESA

Olá,

Qual item que você certamente vê todos os dias e sem ele é praticamente impossível sobreviver? Pois é minha gente, o dinheiro, seja no formato de moeda ou em cédula, ele exerce um papel muito importante em nossas vidas. Bom com ele, melhor ainda em grandes quantidades, não é mesmo! E já que esse convívio é inevitável, nada melhor que conhecer sua história!
O Museu da Moeda Japonesa, localizado em Nihombashi, Tokyo, foi inaugurado em novembro de 1985 para comemorar o 100 º aniversário do Banco do Japão. Com uma exposição super valiosa, conta tudo sobre o yen (moeda usada no Japão), desde o seu surgimento, desenvolvimento até os dias atuais. Um acervo rico mostra a produção das primeiras moedas, como eram as cédulas no passado e as estratégias utilizadas para que as pessoas deixassem o sistema de troca para usar essa nova forma de pagamento. Para expandir o usodas moedas, o governo adotou várias medidas, como premiar aqueles que guardassem o maior número delas.
As primeiras moedas, as primeiras notas de papel, assim como notas promissórias da época, estão expostas. O visitante pode até conferir carteiras e bolsinhas que foram utilizadas muitas décadas atrás. Engraçado como os anos passam e muitas coisas se conservam iguais!
Nota antiga de 1.000 ienes
Mas a exposição não se restringe apenas à terras nipônicas. Você poderá ver moedas e cédulas utilizadas em vários países do mundo: dólar, euro, peso, libra, entre outros. E claro, nosso Brasil não poderia ficar de fora! Entre os itens, está várias notas do nosso falecido cruzeiro e moedas antigas! Foi muito bom revê-las! 
Uma parte bem curiosa são os pontos interativos, espalhados pela sala que mostram os elementos existentes nas cédulas japonesas para evitar a falsificação. É incrível, muitas delas são imperceptíveis à olho nu e perfeitas! Mesmo usando dinheiro todos os dias, muitos detalhes eu nem sequer percebi nesses meus 3 anos de Japão.
Na minha opinião, a seção mais interessante foi a que expõe as moedas comemorativas já lançadas aqui! Cada uma mais linda que a outra e muitas delas coloridas! O design, as cores e o desenho, feitos cuidadosamente, impressionam pela beleza. Cada prefeitura tem uma exclusiva desenhada com um ícone da cultura local. E para minha surpresa, estava lá a que foi feita em comemoração ao Centenário da Imigração Japão-Brasil.  
Moeda lançada em comemoração ao Centenário da Imigração Japão-Brasil
E finalmente vi a lendária nota de 2.000 ienes! Sempre ouço dizer que essa nota existe, mas eu nunca vi. Dizem que quando alguém acha, a guarda como item de coleção, diminuindo ainda mais as que estão em circulação. Curiosamente, meu marido já teve a sorte de pegar uma, mas sem saber da tal “extinção e lenda” acabou utilizando-a em um supermercado! 
Cronologia da moeda japonesa
O museu tem informativos e explicações em inglês. A entrada é gratuita, mas não é permitido nem fotos e vídeos no salão de exposições. Uma pena =/
Gravamos um pouquinho do passeio pelas redondezas do museu. Não pudemos obter imagens da coleção mas filmamos um pouquinho dessa bairro financeiro de Tokyo.
Adorei a visita, foi muito bom conhecer mais sobre a moeda japonesa e rever nosso dinheiro. Apenas mais uma informação, o museu estará fechado para reformas do dia 29/12 à novembro de 2015.
Beijos
Thais Fioruci

INFORMAÇÕES:

Horário: das 9h30min às 16h30min (Última entrada às 16h)
Fechado às segundas-feira (exceto feriados nacionais), 29 à 31 de dezembro, 01 à 04 de Janeiro. Consulte o calendário em outras datas.
Entrada: Grátis
Acesso: 1 minuto andando da estação Mitsukoshi-mae (Tokyo Metro: Hanzomon Line) ou 2 minutos andando da estação Mitsukoshi-mae (Tokyo Metro: Ginza Line)

12 comentários em “MUSEU DA MOEDA JAPONESA

  1. Olá!!

    Curioso isso. Aqui há quem faça coleções de moedas e notas. Algumas editoras até dão uma forcinha, mas sabe como que é né? De moeda japonesa, eu ganhei uma de 100 yene da minha chefe. Está sempre guardada e provavelmente eu nunca a usarei.

    Até mais

  2. Olá!!!

    Bem que o Brasil poderia fazer um museu assim …. nosso país já teve tantos tipos de dinheiro que a coleção seria bem vasta! Guarda msm …. quem sabe dá sorte! Dizem q a de 5 ienes dá sorte!

    Beijos
    Thais Fioruci

  3. Oie !
    Aqui nota de 1 real ta em extinção hahahah
    Me tira uma duvida? O tempo de atendimento no caixa do banco também pode chegar a 2 horas?
    Tem dias aqui que pegar fila no banco é uma tortura 🙁
    Beijos Thais 🙂

  4. Bom dia Thais!
    Nossa…ameiiiiiii o seu blog. Mto bacana!
    Estou juntando dinheiro para ir ao Japão rs. e estava pesquisando alguns lugares para visitar quando chegar em Tokyo sabe ..e acabei encontrando o seu site.

    Grande beijo!

  5. Olá minha linda!!!

    Lembro qdo estava ai q era bem dificil achar uma note de 1 real kkkk

    Achei engraçada sua pergunta. Não posso dizer que aqui não existe fila mas é muito dificil vc ficar parada em uma. Por exemplo, no supermercado, qdo uma fila começa a se formar, eles acionam uma campainha para chamar mais atendentes e assim acabar com a fila. Resumindo … aqui em qq lugar q vc vá é sempre atendido com muita rapidez e muita educação =) Essa é uma das principais diferenças do Brasil. Realmente o serviço prestados pelos japoneses é impecável.

    Beijos e se cuida!
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *