Olá pessoal,
A vida no Japão se resume em uma palavra: praticidade. Aqui tudo tem que ser prático e rápido. Quem nunca levantou no meio da madrugada com vontade de tomar ou comer algo e não achar nada? É frustrante né? Mas aqui não tenho esse problema, porque sempre existe uma Jidouhanbaiki por perto para me salvar!
As máquinas de venda automáticas de produtos, conhecidas como Jidouhanbaiki, são comuns no Japão. Muito acessíveis, você encontra uma a cada quarteirão. Elas vendem de tudo: refrigerantes, cigarros, pães, bebidas alcoólicas, biscoitos, salgadinhos, chocolates, frutas, pilhas, revistas, jornais e até lingeries. Existem cerca de cinco milhões delas, uma para cada 24 habitantes. Sempre conservadas, raramente você vê uma quebrada ou com casos de vandalismo. Ao lado delas, existe um coletor de latas e garrafas pet para facilitar a reciclagem.
Na verdade, estou aqui para falar sobre a nova geração das Jidouhanbaiki, já encontradas em algumas estações de trem e metrô das grandes cidades. Essas máquinas são ainda mais tecnológicas e personalizadas!
A tela em alta definição é sensível ao toque. É só tocar na imagem do produto escolhido e pronto. Os sensores instalados nela detectam a aproximação do freguês. Uma câmera identifica o sexo e a faixa etária para oferecer a bebida mais adequada. Ela ainda considera a hora do dia e a temperatura externa para indicar bebidas geladas no verão ou quentes no inverno. Você ainda pode conferir a hora, a previsão do tempo e as informações nutricionais das mercadorias.
Quando não está sendo utilizada, exibe propagandas e imagens para chamar a atenção do público. Como todos os japoneses, ela é gentil e educada. Se for uma mulher, a máquina indica o produto com um coraçãozinho e manda uma mensagem exclusiva.
O mais interessante é que ela possui um modo de emergência que mostra rotas de fuga e informações úteis em caso desastres naturais como terremotos, comuns no Japão.
Os engenheiros estão desenvolvendo um outro projeto onde as máquinas reconhecerão seus clientes a partir de perfis que serão criados usando códigos QR. Utilizando a câmera fotográfica de smartphones, os clientes tirarão uma foto do QR code, criando assim, seus perfis. Eles poderão criar avatares personalizados, mudar a roupa, cor de cabelo e adicionar outras características. Poderão até conversar sobre o tempo ou receber parabéns no dia de seu aniversário.
Confira mais fotos das Jidouhanbaiki no Japão e um video sobre a nova geração delas.
É muita tecnologia! Isso é Japão!
Thais Fioruci
Fonte:
No Japão, máquinas de vendas automáticas conversarão e lembrarão do seu aniversário. Disponível em http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/maquinas-de-vendas-automaticas-japonesas-lembrarao-seu-aniversario
Protótipo de máquina de venda tem tela transparente sensível ao toque. Disponível em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/12/prototipo-de-maquina-de-venda-tem-tela-transparente-sensivel-ao-toque.html
Nossa muito legal a postagem, ainda não ví os exemplares dessa maquina aqui em Nagoya, mas é muito sugoi!
Identifica o sexo e a faixa etária!? Já já vamos poder conversar com ela enquanto esperamos o trem ;D
Ola Thais!
Parabens pelo blog! Muito legal os posts! 😉
Essa é uma das coisas que lamento que no Brasil é inviável, pelo menos a médio prazo.
Oi Daniel!
Como vc está? Sdds! Pois é, essa é uma realidade muito longe do Brasil e certamente sentirei falta dessa praticidade!
Beijos
Thais Fioruci
Oi Fernando!
Muito obrigada pelo elogio e por aompanhar o Perdida no Japão! Isso me deixa muito feliz e me incentiva cada vez mais!
Continue lendo os posts!
Beijos
Thais Fioruci
Oi Diego!
Obrigada por deixar seu comentário! Ela são muito sugoi e já estão disponiveis nas estações mais movimentadas. São muito sugoi msm e o mais legal são as mensagens personalizadas q ela manda para seu cliente!
Beijos
Thais Fioruci
Aaaaah tbn quero essas máquinas em Aichi (:
e essa do haagen Danz OMG!! Nem sabia que existiaa! :X
eu querooo! ahuahau
Nossa .. essa da haagen danz foi um achado … se bem q vi em Osaka e dps em Kyoto mas onde moro tb não achei! Logo a nova geração chega ai em Aichi tb!
Beijos
Thais Fioruci