Oi gente,
Diferentemente do Brasil, o Dia das Crianças (こどもの日lê-se Kodomo no hi) no Japão é comemorado no dia 5 de maio. Também conhecido como Tango no Sekku (Festival Tango) ou Shobu no Sekku (Festival das Flores de Íris), essa data recebia o nome de “Festival dos Meninos”. Em 1948, foi decretado como feriado nacional, sendo renomeado para Kodomo no Hi ou Dia das Crianças.
Nesse dia as famílias pedem pelo crescimento saudável dos meninos, desejando-lhes força e coragem para superar as dificuldades na vida. Como parte das comemorações pendura-se koinoboris (em japonês 鯉幟 lê-seこいのぼり),bandeiras em formato de carpas, do lado de fora das residências. O mais interessante é que elas seguem uma hierarquia: primeiro ficam as bandeiras sem formato de carpa, depois a carpa preta, representando o pai, em seguida a vermelha representando a mãe, e, por último, as carpas menores, que representam os filhos.
Você deve estar se perguntando, mas por que carpas? Na cultura japonesa, uma lenda conta que uma carpa nadou contra a correnteza de uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão. Acredita-se que esses peixes trazem sorte e sucesso na vida, representando a força e a coragem
necessárias aos meninos durante seu crescimento.
No interior das casas são exibidos os Gogatsu Ningyo, bonecos de samurai. Como esse altar custa caro e ocupa um grande espaço, muitas famílias exibem somente o kabuto, o chapéu dos samurais, para representar todo o conjunto. Os preparativos do Kodomo no hi começam aproximadamente uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.
Conforme a tradição, as crianças comem chimaki, um bolinho preparado com arroz cozido e enrolado em folhas de bambu e kashiwamochi, um doce feito de arroz recheado com doce de feijão enrolado em folhas de carvalho. E para beber, Shobu-sake, um sake especial misturado com folhas de íris picadas.
Neste dia até a água do banho é especial, preparada com essências ou folhas de íris para afastar as doenças e os maus espíritos. Vários eventos de Undokai (gincanas), acontecem por toda a cidade e músicas folclóricas como o seikurabe e koinobori embalam a festa.
É importante dizer que segundo as tradições japonesas, o bambu, por resistir às intempéries e o carvalho,por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade. Uma flor chamada Shobu, a íris japonesa, também está bastante presente nessa data, pois seu formato parece uma espada.
Gostaram? Muito interessante, não é?
Até mais,
Thais Fioruci
Fontes:
Dia das crianças no Japão. Disponível em http://www.japaoemfoco.com/dia-das-criancas-no-japao-kodomo-no-hi-%E3%81%93%E3%81%A9%E3%82%82%E3%81%AE%E6%97%A5/#ixzz1tJP0Evyt
Que maravilhas!!! XDDD
Fiquei muito feliz com a sua matéria!!!
Assom com a sobre o Hina Matsuri, tem muuuita coisa que eu não sabia!!!
Muito obrigada!!
Sucesso e abraços!!! ^^
Nossa japonês tem umas comidas bem diferente mesmo da nossa né?! tipo um doce feito de arroz recheado com doce de feijão enrolado em folhas de carvalho, vixi acho que feijão doce deve ter um gosto estranho..enfim é muito interessante ver como a cultura deles é totalmente diferente da nossa. Sua matéria ficou ótima Thais,adorei.
(Morro de vontade de ter uma fofura de olhos puxados,acho as crianças asiáticas tão fofas)
Oieee,
saudades de ti! Tava sumida hein rs Ai vc viu … tem muita coisa legal na cultura japonesa q tb estou descobrindo com esse blog. Algumas coisas já sabia, pq minha sensei me ensinava mas outras estou descobrindo aqui!
Beijos
Thais Fioruci
Oie,
obrigada por acompanhar meus post e deixar seu comentário! É verdade, aqui tem uns doces bem diferentes: tipo esse doce de feijão eu não gosto muito, eles adoram batata doce, tem uns paes feitos de melão sabe.
Muito obrigada pelo seu elogio! Também gostei muito e aprendi muito com esse post! Ah menina as criancinhas daqui são lindas e muito fofas, elas são bem inocentes sabe .. vê a gente e ficam dando tchau, dizendo bye bye kkk uma graça!
Beijos
Thais Fioruci