CuriosidadesTradição e cultura

ENVELOPES JAPONESES

Olá,
Em ocasiões especiais, os japoneses costumam presentear as pessoas com dinheiro. Mas, não pense que eles simplesmente o tiram da carteira e entregam. Nesse caso, existe uma certa formalidade e tradição a serem seguidas, já que o dinheiro aqui é visto como algo ‘sujo’ e por isso evitam ao máximo o contato com ele.
As cédulas são colocadas em envelopes especiais chamados de Kinpū (em japonês 金封) ou Noshibukuro (em japonês  熨斗袋) juntamente com a assinatura da pessoa (deve-se utilizar pincel e não uma caneta simples) e uma mensagem. As notas devem ser novas, sempre em quantias ímpares e nem pense em colocar moedas!
Existem vários tipos de kinpū e cada um deles é para uma determinada situação:
– O Shuugi bukuro em japonês 祝儀)é utilizado para comemorações como casamento, nascimento, ingresso na escola e maioridade. O valor ofertado muda conforme a relação com a pessoa e a ocasião;
– O Bushuugi bukuro (em japonês不祝儀袋)é para acontecimentos ruins como incêndio, doença e falecimento. 
– O Kooden bukuro é um envelope específico para funerais. Nele, coloca-se uma certa quantia para ajudar à família do falecido com os gastos na cerimônia e cremação.
Um outro detalhe são as cores dos fios que compõe o laço. Também deve-se prestar muita atenção nisso: vermelho, branco, prata e dourado para coisas boas; preto e branco para ocasiões ruins. Geralmente o ouro e a prata são utilizados em casamento, enquanto o branco e o vermelho para outras ocasiões felizes. O branco, o preto e também o prata para as cerimônias de enterro. O envelope com laço vermelho e branco em formato de “borboleta” ou mais elaborado é usado para celebrações em geral, como aniversário, formatura, chegada do ano-novo, etc.
São usados principalmente três tipos de nós nos envelopes:
Hana musubi: Possui um laço que pode ser facilmente desatado. É indicado em cerimônias que se deseja que ocorra novamente como o nascimento de um bebê, admissão em uma nova escola e formatura;
Musubi kiri: Possui um laço que não pode ser desatado, próprio para eventos que não se deseja que ocorram novamente como casamentos, doenças e funerais;

Awaji musubi: Representa o desejo de um bom e longo relacionamento entre as pessoas. É utilizado tanto para eventos felizes quanto tristes.



Os Kinpū  também podem ser usados para outras ocasiões como, por exemplo, quando deseja retribuir algum favor, para pagar honorários por algum serviço prestado, no caso de uma visita a um enfermo ou para recompensar uma pessoa que tenha prestado ajuda. 
Os japoneses costumam presentear com dinheiro nas seguintes ocasiões:
  • Otoshidama: No ano novo, os pais ou outros familiares dão dinheiro às crianças.
  • Nyuugakuiwa: No 1º dia de aula, durante todos os anos;
  • Sotsugyouiwa: Quando termina uma etapa de escolaridade (primária, secundária ou universidade);
  • Kekkoniwa: Em casamentos;
  • Shussaiwa: À quem está prestes à se tornar pai ou mãe;
  • Ochuugen: No verão,  em julho ou em agosto, presenteia-se a quem se deve favores como médicos, professores e chefes.
  • Oseibo: Em dezembro com a chegada do ano novo, em forma de agradecimento àqueles que te ajudaram de alguma forma;
  • Okouden: Em casos de falecimento e enterro;
  • Omimai: Oferece à quem está enfermo.
Esses envelopes são facilmente encontrados em supermercados, papelarias, hyakuen shop, lojas de conveniência, home-centerse farmácias. Também são vendidos os fios, já amarrados ou não, para quem gosta de confeccionar seu próprio Kinpū
Envelopes em um hyakuen shop
Poxa, esse post deu trabalho! Existe muita informação entre sites que se contradizem. Espero que esteja tudo certo. Por favor, se eu estiver falando alguma besteira, me corrija nos comentários!
Espero que tenha gostado!
Abraços
Thais Fioruci
Referências:

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *