Curiosidades

LAVANDERIAS NO JAPÃO


Olá,
desde pequena assistia aos filmes americanos e pensava: “Por que os americanos vão tanto às lavanderias?” “Por que aqui no Brasil não temos esse tipo de comércio?”. Logo que cheguei, tive muita curiosidade em saber como eram as lavanderias no Japão! Hoje, percebo o quanto elas são necessárias, principalmente pela questão do clima, afinal, imagina ter que secar roupa no rigoroso inverno daqui? Outro fato é o tamanho das moradias. Quem mora em casa tem lá seu quintal mas, a maioria dos estrangeiros moram em apartamentos pequenos sem muito espaço para estender roupas, ainda mais aquelas pesadas como edredons e cobertores. Difícil né. 

As lavanderias no Japão estão por todos os lugares e a maioria funciona 24 horas por dia durante a semana toda! São sempre de fácil acesso e bem práticas. Posso dizer que elas “quebram o maior galho” para a dona de casa! 


Primeiramente, na lavanderia não tem atendentes. Você terá que fazer tudo sozinho. Escolha uma máquina adequada para a quantidade de roupas, deposite o valor indicado e pronto! É só esperar!
Caso, não tenha moedas (as máquinas não aceitam cédulas), troque o dinheiro na máquina automática. Geralmente, também terá uma para a venda de sabão em pó e sacolas.
A máquina menor troca as cédulas de papel por moedas
As máquinas para lavar e secar os tênis são realmente úteis! Imagina ter que lavar o tênis em casa? Aqui não tem tanque, amigos! Você teria que lavar no banheiro! E quantos dias levaria para secar no inverno?


E o que fazer enquanto espera a roupa secar? As lavanderias aqui normalmente disponibilizam: revistas, mangás e jornais para leitura; máquinas automática de bebidas frias e quentes; cadeira de massagem e brinquedoteca para as crianças. Mas, se quiser, você também pode sair para fazer outras coisas. Caso, a máquina termine o processo, sua roupa ficará lá. Não se preocupe que ninguém roubará suas peças, bem, exceto roupas intimas femininas, traduzindo, calcinhas. Já devem ter ouvido que os japoneses roubam isso, portanto, nunca leve na lavanderia ou deixe secando no seu varal!


Assim que o processo da máquina estiver terminado, tire toda a roupa e coloque em um desses carrinhos cestos. Utilize as mesas para colocar a roupa dobrada. 
Outro fato curioso. Tem um cesto com algumas roupas espalhadas. São peças que o pessoal acaba esquecendo no interior das máquinas. Quem acha, coloca ali, caso o dono lembre e volte para buscar! 
Mas, sabe o que eu mais gosto em ter uma lavanderia por perto? As mulheres de plantão me entenderão! Sabem quando você tem uma super festa à noite e quer usar aquela blusinha que está no cesto de roupa suja? Pois é …. aqui é só levar na lavanderia e pronto! Seu problema será solucionado em menos de 20 minutos! 

E claro, o vídeo não poderia faltar! E não se esqueça de se inscrever no canal do Perdida no Youtube e se tiver amigos que gostem do Japão, indique para eles! 


Comparando com nosso amado país, penso que lá não fariam tanto sucesso. Os motivos? Primeiro, a maioria das casas tem espaço de sobra para estender as roupas; segundo, o clima tropical ajuda bastante; terceiro, questão de vandalismo e quarto, a relação custo x beneficio. E você, acredita que esse tipo de comércio sobreviveria no Brasil?
Abraços,
Thais Fioruci

20 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *