Comércios e ServiçosCuriosidadesDatas comemorativas

NATAL NO JAPÃO


Olá,
Muitas pessoas me perguntam se existe Natal no Japão. É uma pergunta um tanto difícil, mas acabo respondendo que sim e não! Calma, explicarei! Já sabemos que o Natal é uma comemoração pertencente ao catolicismo, na qual celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Como a maioria da população japonesa, cerca de 80%, segue o xintoísmo e o budismo, essa data não tem um significado especial para eles. 
Decoração em um shopping
Após a Segunda Guerra Mundial, com um grande número de estrangeiros vivendo por aqui, a data foi introduzida no país do sol nascente. Claro que o comércio logo percebeu uma grande oportunidade e passou a “festejá-la” também. Então, apesar de existir uma parcela mínima de cristãos que celebram da maneira tradicional, o Natal no Japão é uma data puramente comercial. As lojas lançam produtos e inauguram iluminações especiais, chamadas de Irumineeshon (escreve- se assim em katakana イルミネーション), enquanto os japoneses enfeitam suas casas e comemoram de uma maneira um pouco diferente de nós, ocidentais.
Iluminação em Shinjuku, Tokyo
Os produtos ganham embalagens especiais

Diferentemente do Brasil, aqui, dia 25 de dezembro não é feriado. É um dia normal como qualquer outro do ano! Os japoneses não fazem ceia e muito menos enchem a casa de familiares e vizinhos. Eles simplesmente trabalham ou estudam o dia inteiro, chegam em casa, comem frango frito do KFC (os japas não falam KFC e sim Kentucky) e depois o famoso Bolo de Natal. 
Comer frango do KFC (Kentucky Fried Chicken e em japonês  ケンタッキー フライド チキン) já virou tradição. Na véspera, pessoas chegam a ficar horas esperando na fila para comprar um balde com pedaços de frango frito e outros já deixam encomendado com um mês de antecedência. Segundo a lenda, essa idéia começou com os estrangeiros que na falta de um bom peru, recorreram ao frango como substituto. Os administradores, percebendo esse crescimento, lançaram, em 1974, uma campanha publicitária usando a imagem do Coronel Sanders, fundador da empresa, vestido de Papai Noel! Ainda hoje, há quem pense que essa estátua seja mesmo o bom velhinho!
Esquema especial para atender à todos no Natal
O Kurisumasu keki (do inglês Christmas Cake e se escreve assim em katakana クリスマスケーキ ), no bom português Bolo de Natal, é essencial na mesa dos japoneses! Geralmente são cobertos por chantili, chocolate e morango, fruta da época. Pequenos, caros e lindos, a procura por eles é tão grande que muitos preferem reservar com antecedência. Acredita-se que esse costume surgiu há mais de 100 anos, através da empresa Fujiya, uma grande rede de confeitaria no Japão.
Lindos, caros e pequenos!

Versão vendida no supermercado

Qual você prefere?
O curioso é que o Natal aqui tem um clima todo românico, aliás, mais parece um Dia dos Namorados. Na véspera, as lojas ficam abarrotadas porque todos querem comprar um presente para seu par. E no dia, restaurantes, hotéis e motéis sofrem com a super lotação. Vai entender!  
Enfim, desejo à todos àqueles que acompanham o Perdida no Japão um Feliz Natal!!! Aproveitem muito esse tempo para ficar ao lado da família e também para agradecer tudo de bom que aconteceu na vida de vocês nesse ano.
メリークリスマスMERII KURISUMASU (FELIZ NATAL EM JAPONÊS)
Até semana que vem,
Thais Fioruci
Referências:

10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *