Comércios e ServiçosCotidianoCuriosidadesTokyo

SUGAMO – OS IDOSOS VÃO ÀS COMPRAS!


Olá,
Sugamo (em japonês 巣鸭) é um dos bairros comerciais de Tokyo bastante conhecido pela clientela que recebe. Enquanto os jovens marcam presença em Harajuku para conferir a moda jovem do momento, aqui as lojas estão preocupadas em oferecer produtos voltados ao público com mais experiência e sabedoria de vida.
A rua comercial Jizo Dori com800 metros de comprimento é carinhosamente conhecido como o “A Harajuku das senhoras” sendo um dos principais destinos de compras dos idosos. São mais de 200 lojas que vendem roupas, chapéus, bolsas, sapatos, souvenirs, utensílios domésticos, livros, cd´s, frutas, comida tradicional e outros artigos para quem está nessa faixa etária. 
Sugamo também é conhecida por sua popular cueca vermelha. Dizem que além de afastar os maus espíritos e trazer felicidade, é um item de sorte. O Shio-Daifuku, mochi recheado com pasta de feijão doce e uma pitada de sal para moderar o sabor adocicado é a principal especialidade da região. Percebi que o vermelho é bastante presente no bairro já que é considerada uma cor de sorte na cultura japonesa. 
O bairro foi totalmente estruturado para facilitar o acesso dos idosos com bengalas, andadores e cadeiras de rodas. As calçadas e ruas são planas com tijolos texturizados para evitar possíveis escorregões e quedas. A área também tem vários lugares de descanso com telhados cobertos. Até mesmo os anúncios são voltados para esse tipo de público, com informação para a vida diária e conselhos relacionados à saúde.
 
Uma das explicações pela popularidade do bairro entre os idosos é o Templo Koganji, conhecido pela estátua Togenuki Jizo que ajuda na cura e prevenção de doenças. As pessoas fazem uma fila para lavar a estátua com pequenas toalhinhas de mão. Depois, elas as pressionam em uma parte do corpo em que sentem dor. 
Sugamon, mascote do bairro
É um lugar super interessante e diferente! Onde mais encontramos um bairro comercial só para idosos? E claro, os jovens também podem conferir a moda por aqui. Encontrei muitas blusinhas e casaquinhos à um preço realmente barato. Sem falar nas sombrinhas, chapéus, bolsas …. artigos que fazem a cabeça das mulheres independente da idade! 

Filmamos um pouquinho do bairro para vocês:

Sugamo – A Harajuku dos Idosos

Espero que tenha gostado,
Thais Fioruci
Referências:


4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *