FURIN – VÊM CHEGANDO O VERÃO!


Olá,
Se alguém me perguntasse se existe um som que simboliza o verão japonês, certamente responderia o tilintar emitido pelos furins.
Trazidos da China há cerca de dois mil anos atrás, através do Budismo, os Fūrin (em japonês 風鈴) são sinos de vento construídos geralmente por um cilindro de vidro com tubos suspensos. Alguns têm um papel amarrado na parte debaixo com um texto de proteção escrito. São normalmente pendurados do lado de fora das casas, apartamentos, jardins, templos ou simplesmente como um item de decoração para o jardim. São muito utilizados no verão japonês, já que o som calmo e suave emitido quando o vento balança seus pêndulos, dá uma sensação de frescor amenizando o insuportável verão japonês. 
Furins vendidos em um hyakuen shop

No passado, acreditava-se que os furins afastavam a má sorte e ajudavam a proteger as pessoas do perigo. Por isso, era comum pendurá-los nos quatro cantos de templos e santuários.

Durante os Períodos Heian (794-1185) e Kamakura (1185-1333), a aristocracia japonesa, os colocavam em suas varandas. No Período Meiji (1868-1912) tornou-se muito popular entre os japoneses, mas dizem que o preço de uma peça era equivalente a 200 a 300 milhões de ienes em dinheiro japonês de hoje. Muitas pessoas ainda se referem à ele como “Edo Furin” nome criado pelo artesão Shinohara, já que é um objeto utilizado desde aquela época até os dias atuais. 
Para todos os gostos e bolsos!
Hoje ainda existem artesãos que confeccionam furinse fazem todo o processo, desde a fundição do vidro até mesmo à pintura exclusiva feita à mão. Esse conhecimento é transmitido de pai para filho e a família Shinohara, dona da empresa Shinohara Edofurin, está em funcionamento há 4 gerações é uma das mais tradicionais no ramo.Se você quiser aprender a fazer seu próprio furin, pode fazer um workshop em Tokyo (mais informações no link abaixo).
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:

http://www.gotokyo.org/en/discovery/vol3/special02.html

http://www.otokichi.com/main/newotokichien/windbells.htm

http://www.japaoemfoco.com/furin-os-tradicionais-sinos-de-vento-do-japao/

6 comentários em “FURIN – VÊM CHEGANDO O VERÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *