LAVANDERIAS NO JAPÃO


Olá,
desde pequena assistia aos filmes americanos e pensava: “Por que os americanos vão tanto às lavanderias?” “Por que aqui no Brasil não temos esse tipo de comércio?”. Logo que cheguei, tive muita curiosidade em saber como eram as lavanderias no Japão! Hoje, percebo o quanto elas são necessárias, principalmente pela questão do clima, afinal, imagina ter que secar roupa no rigoroso inverno daqui? Outro fato é o tamanho das moradias. Quem mora em casa tem lá seu quintal mas, a maioria dos estrangeiros moram em apartamentos pequenos sem muito espaço para estender roupas, ainda mais aquelas pesadas como edredons e cobertores. Difícil né. 

As lavanderias no Japão estão por todos os lugares e a maioria funciona 24 horas por dia durante a semana toda! São sempre de fácil acesso e bem práticas. Posso dizer que elas “quebram o maior galho” para a dona de casa! 


Primeiramente, na lavanderia não tem atendentes. Você terá que fazer tudo sozinho. Escolha uma máquina adequada para a quantidade de roupas, deposite o valor indicado e pronto! É só esperar!
Caso, não tenha moedas (as máquinas não aceitam cédulas), troque o dinheiro na máquina automática. Geralmente, também terá uma para a venda de sabão em pó e sacolas.
A máquina menor troca as cédulas de papel por moedas
As máquinas para lavar e secar os tênis são realmente úteis! Imagina ter que lavar o tênis em casa? Aqui não tem tanque, amigos! Você teria que lavar no banheiro! E quantos dias levaria para secar no inverno?


E o que fazer enquanto espera a roupa secar? As lavanderias aqui normalmente disponibilizam: revistas, mangás e jornais para leitura; máquinas automática de bebidas frias e quentes; cadeira de massagem e brinquedoteca para as crianças. Mas, se quiser, você também pode sair para fazer outras coisas. Caso, a máquina termine o processo, sua roupa ficará lá. Não se preocupe que ninguém roubará suas peças, bem, exceto roupas intimas femininas, traduzindo, calcinhas. Já devem ter ouvido que os japoneses roubam isso, portanto, nunca leve na lavanderia ou deixe secando no seu varal!


Assim que o processo da máquina estiver terminado, tire toda a roupa e coloque em um desses carrinhos cestos. Utilize as mesas para colocar a roupa dobrada. 
Outro fato curioso. Tem um cesto com algumas roupas espalhadas. São peças que o pessoal acaba esquecendo no interior das máquinas. Quem acha, coloca ali, caso o dono lembre e volte para buscar! 
Mas, sabe o que eu mais gosto em ter uma lavanderia por perto? As mulheres de plantão me entenderão! Sabem quando você tem uma super festa à noite e quer usar aquela blusinha que está no cesto de roupa suja? Pois é …. aqui é só levar na lavanderia e pronto! Seu problema será solucionado em menos de 20 minutos! 

E claro, o vídeo não poderia faltar! E não se esqueça de se inscrever no canal do Perdida no Youtube e se tiver amigos que gostem do Japão, indique para eles! 


Comparando com nosso amado país, penso que lá não fariam tanto sucesso. Os motivos? Primeiro, a maioria das casas tem espaço de sobra para estender as roupas; segundo, o clima tropical ajuda bastante; terceiro, questão de vandalismo e quarto, a relação custo x beneficio. E você, acredita que esse tipo de comércio sobreviveria no Brasil?
Abraços,
Thais Fioruci

20 comentários em “LAVANDERIAS NO JAPÃO

  1. Olá.Tudo bem?Bom,acredito que não daria certo esse tipo de negócio por aqui. 1º Teriam muitas máquinas quebradas em pouco tempo;2º seriam arrombadas para retirar as moedas;3ºpode servir de abrigo/moradia de delinquentes.A gente vive do jeito que dá, mas sinceramente, estou ficando cansada de tantas insanidades,seja dos políticos,seja das pessoas que só pensam em si.

  2. Aqui onde moro tem,mas funciona bem diferente,vc deixa as roupas lá,paga por peça,e as pessoas que trabalham lá lavam e passam,ai quando ta pronto elas ligak avisando,ou voce vai buscar ou entrega em casa.

  3. Olá Iruka chan!

    Tudo ótimo e vc?

    Nossa, ultimamente, vejo muitas pessoas reclamando do pais. Estão revoltadas e para falar a vdd ando um pouco desligada das noticias dai. Mas, dps q vc conhece um outro país, fica msm difícil acreditar da maneira que vivemos no Brasil.

    Bjos
    Thais Fioruci

  4. Olá Naira!

    Onde eu morava em São Paulo também existia lavanderias assim, mas além de serem caras, funcionavam nesse processo que vc descreveu. Eu não costumava usar, mas aqui elas são uma necessidade!

    Bjokas
    Thais Fioruci

  5. Quando eu morava no Japão, meu pai colocava as roupas pra lavar e a gente ia no sentô (aquele lugar público que o povo vai tomar banho)
    O engraçado e que pode parecer exagero, essas máquinas lavam melhor que muitas máquinas aqui do Brasil, tirando o processo que é beeeeeeem mais rápido que os lavadores/secadores daqui.

  6. Essas lavanderias também resolvem o problema do fator tempo, as pessoas estão cada vez com menos tempo, isso afeta também os brasileiros. Embora já existam lavanderias self service no nosso país, eu nunca vi uma que não tenha nenhum funcionário no local, porque infelizmente somente câmeras internas de segurança não funcionam muito por aqui. http://youtu.be/0_NQzdTgcKs

  7. Olá!!

    Não é a primeira vez que vejo uma lavanderia no Japão. A cantora Tsubasa em seu programa na web "I Love Japan" já havia mostrado isso. Só que ela não citou a brinquedoteca e o cesto.

    Não havia pensando que era por causa do tamanho dos apartamentos e do clima que se utilizava lavanderias. Achava simplesmente que era porque era mais prático.

    Respondendo a sua pergunta, acho que não hein. Se bem que existem lavanderias por aqui, mas com atendente e que cobram caro pela roupa (se não me engano, tinha uma que cobrava 18,00 por kg). Brasileiro não respeita nada…

    Agora, seria uma boa as máquinas de trocar dinheiro…

    Até mais

  8. Olá!!

    fiquei curiosa ….. nunca fui em um sentô! Onde será que tem? Elas são bem práticas e lavam super bem! O curioso, que por ser um local aberto, não existe máquinas quebradas e nem vandalismo!

    Obrigada
    Thais Fioruci

  9. Olá Takeshi!

    Vi o video que vc mandou. É um novo modelo de negócio, diferente do Japão, msm sendo self service, pelo que vi, vc tem que retirar uma ficha com um funcionário, ou seja, vc coloca a roupa para fazer o processo mas dependerá do funcionário e do horário de funcionamento da loja. No Brasil, deve ser assim devido ao alto indice de vandalismo.

    Obrigada pelo video! Bom saber desses novos modelos de negócio. Assim fico atualizada!

    Abs
    Thais Fioruci

  10. Olá!

    Lavanderia ai é muito caro. Uma vez, procurei uma lavanderia/tinturaria para descolorir e tingir uma calça, mas, me cobraram tão caro, que optei por comprar outra calça!

    Obrigada sempre pelo seu comentário!

    Bjos
    Thais Fioruci

  11. Olha eu não sei no rio grande do sul tem muiitttaaaa lavanderia mesmo nesse mesmo esquema…deve de ser por q aqui no inverno chove muito e nada seca …e eu uso bastante pra esterno futon etc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *