MONTE FUJI – ESCALANDO O FUJISAN!


Olá queridos,
Hoje não contarei uma experiência minha, e sim do meu marido que decidiu escalar o Monte Fuji nesse feriado de Obon. Dessa vez, não pude acompanhá-lo, devido aos meus problemas respiratórios.
O Monte Fuji (em japonês 富士山, Fujisan) é a montanha mais alta do Japão com 3.776 metros.Ainda é um vulcão ativo, sua última erupção foi em 1708. Fica na fronteira entre as prefeituras de Yamanashi e Shizuoka, abrangendo três pequenas cidades: Gotemba à leste, Fuji-Yoshida à norte e Fujinomiya à sudoeste. Em dias claros, pode ser visto de Tokyo e Yokohama. 
A temporada oficial de escalada acontece em Julho e Agosto. Durante estes dois meses, quando é verão no Japão, a montanha fica livre de neve, o clima é relativamente ameno, o acesso por transporte público é fácil e os abrigos na montanha estão abertos.
A escalada é dividida em dez estações, sendo a primeira ao pé da montanha e a décima no cume. O visitante deve subir de ônibus até a quinta estação, metade do caminho. Nessas paradas, o alpinista pode descansar, comer, beber, comprar lembrancinhas e utilizar os sanitários. Uma dica: leve dinheiro em espécie (não aceitam cartões de créditos), pois lá tudo tem que pagar, como a utilização dos sanitários (200 ienes), e o preço aumenta conforme a subida.  
Quinta estação
Se estiver muito cansado, o visitante pode dormir em um abrigo entre a estação 7 e 8. Uma pernoite custa cerca de 5.000 ienes, sem refeições e cerca de ¥ 7.000, com duas refeições.
A maioria das pessoas começa a subir no inicio da noite para chegar ao topo pela manhã e assim ver o nascer do sol do ponto mais alto do Japão. Além disso, as chances da montanha estar livre de nuvens é maior durante as primeiras horas da manhã.
De acordo com meu adorável esposo, a subida é muito cansativa e difícil. A trilha é íngreme e cheia de pedrinhas que dificultam o caminhar. Próximo do topo, as rajadas de vento ficam mais intensas e a temperatura fica em torno de 0º graus. A pessoa tem mais dificuldades para respirar, pode dar náuseas e dor de cabeça. Mas, é uma experiência única e certamente a vista vale a pena! 

Para quem pretende escalar, aqui vão algumas dicas do que se deve levar:

  • Dinheiro em espécie, não aceitam cartões de crédito;
  •  Tênis adequados para escalada;
  •  Capa de chuva;
  • Vista roupas adequadas para enfrentar o frio intenso no topo. Deve-se levar luvas, touca, cachecol, boné e óculos;
  • Lanterna, de preferência de cabeça;
  • Oxigênio em lata; 
  • Remédio para dor de cabeça;
  • Comida e água. Nas paradas, algumas lojinhas vendem refeições e bebidas, mas como falei, não são nada baratos.

Até mais,
Thais Fioruci
Referências: http://www.japan-guide.com/e/e6901.html

4 comentários em “MONTE FUJI – ESCALANDO O FUJISAN!

  1. Olá!!

    Não sabia que dava para escalar o Monte Fuji. Deve ser realmente algo revigorador. Afinal, não é sempre que se pode ver um nascer do sol dessa altura. É alto demais… >__<

    Dessa vez consegui vir antes de você postar algo novo!! =3

    Até mais

  2. oi Nat!

    Já estava triste pq ngm tinha comentado o post. Dá sim para escalar o Fuji mas apenas em julho e agosto mesmo. Dps o topo fica coberto de neve. De longe avistamos o a ponta branca do Fuji san!

    Beijos e obrigada pelo comentário!

    Thais Fioruci

  3. Ohisashiburi.Acabei de voltar do Japão….e também subi o Fuji em agosto, na noite de lua cheia.Seu marido não comentou que a pior parte da viagem é a descida?Subir não é fácil,mas descer….sem sombras ou ponto de descansos foi a pior parte.Estava um frio congelante no topo,me arrependi de não ter tirado mais fotos,mas meus dedos estavam congelando mesmo com luvas!
    Subir na noite de lua cheia tem um espetáculo a parte, consegui ver a silhueta do Fuji nas nuvens abaixo dos meus pés!Uma dica é levar muitas moedas e água em embalagem que possa ser dobrada depois, porque não existe lixeira pelo caminho.

  4. Hisashiburi né Iruka chan!

    Ah estava passeando por aqui né. Pq não me avisou? Podiamos marcar algo =/ Sim, ele comentou. Disse que estava muito frio no topo, falei para ele levar a roupa de esquiar mas não quis.

    Essa dica de levar água em embalagem dobrável é muito boa! Poxa pena msm q não podemos nao encontrar.

    Beijos e bom retorno ao Brasil!
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *