O Kanji do ano 2014


Olá pessoal,
Vocês sabiam que aqui no Japão, desde 1995, no final de cada ano, é realizada uma votação nacional para escolher um kanji que melhor representa os 12 meses que se passaram? Sim, isso acontece e é muito aguardado pelos japoneses! O vencedor é eleito pela Sociedade de Exame de Proficiência em Kanji (Zaidan Hojin Nihon Kanji Noryoku Kentei Kyokai) e anunciado em uma cerimônia solene no dia 12 de dezembro (Dia do Kanji) no Templo Kiyomizu, em Kyoto. Para matar a curiosidade de todos, o caractere é escrito em shodo (um tipo de caligrafia japonesa) por um monge budista.

Para chegar aos “principais concorrentes” é preciso repensar em todos os fatos marcantes que aconteceram no Japão e também no mundo. Em 2013, por exemplo, o eleito foi o kanji
(leia-se rin) que representa “anel” ou “círculo” já que no ano passado o Japão foi selecionado para sediar os Jogos Olímpicos de 2020.
Alguém arrisca a dizer quem foi o grande vencedor de 2014? Suspense …
Com um total de 8.679 dos quase 17 mil votos o kanji escolhido para representar esse ano foi …. Zei¨() que significa imposto. Acredito que não teria uma decisão melhor. Após 17 anos, o governo decidiu aumentar o imposto sobre o consumo (chamado de shohizei, 消費税) de 5% para 8%, com um segundo reajuste previsto em breve. Essa era uma das táticas do primeiro ministro Abe para tentar alavancar a economia porém isso vêm causando várias crises em seu governo.
Em segundo lugar ficou o ideograma de  ¨netsu¨ (), que siginifica febre e está relacionado à febre hemorrágica Ebola. Na terceira posição ficou ¨Usso¨¨ (), que quer dizer mentira, e se refere aos inúmeros golpes, aplicados principalmente em pessoas idosas, e que foram noticiados durante o ano.
Muito legal essa retrospectiva que os japoneses fazem! Eles também escolhem a palavra ou expressão mais marcante do ano, mas isso já é assunto para outro post!
Até mais,
Thais Fioruci
Referência:
http://www.ipcdigital.com/japao/%C2%A8zei%C2%A8-de-imposto-e-escolhido-kanji-do-ano/


12 comentários em “O Kanji do ano 2014

  1. Todo ano lançam o kanji que marcou o ano, bem que poderiam fazer por aqui também.Certamente seriam: Lava-Jato, Petrobrás, Mensalão, 7X1….
    Sobre o kanji deste ano, o Zei.Eu, como turista acho ótimo não ser cobrada em certas lojas os 8% sobre o produto.Só que, com a economia estagnada do Japão e um grande evento que está por vir, sou a favor da cobrança dos 8% para todos.Falo isso porque vi muitos turistas (asiáticos principalmente) muito mal educados.Furam filas, empurram, fingem que não entendem…e com ou sem impostos, eles compram.Assim como o rail pass, deveria ter um pass que beneficiasse os residentes.Falo isso porque tenho amigas japonesas que não conhecem o próprio país por causa do preço do trem bala.

  2. Iruka chan!

    Feliz Natal atrasado e um ótimo 2015 pra vc!

    Sim, concordo com vc. O governo japonês dá muito benefícios para turistas e nós que moramos aqui, pagamos impostos, ficamos de fora. Por exemplo, andar de trem bala é caríssimo! Logo, que publicaram q não iriam cobrar o imposto, os asiáticos lotaram as lojas do Donki (que já vende barato) … estava impossível entrar e eles compram muito, muito msm.

    Bjos
    Thais Fioruci

  3. Thais, primeiramente parabéns pelo blog! É muito gostoso ler os reviews dos lugares que você já foi, ou os acontecimentos…
    Estou com viagem marcada para o Japão no final de Abril com meu marido e já li muiiiito seu blog para ver qual a melhor forma de aproveitar os dias e conhecer o máximo possível de lugares!
    Adorei o kanji do ano, o Japão é tão diferente do Brasil.. Enquanto é o aumento de um imposto, aqui toda semana algum imposto aumenta, seja o de importação, correção do imposto de renda, agora vai aumentar o juros para compra da casa própria… Estamos bem viu???
    Aproveitando a mensagem, como vamos para aí mais ou menos em 20/04 e retorno para 05/05 estará frio ainda? Dá para trazer roupas leves? Algo me diz que a primavera de vocês não se parece muito com a nossa (ufa rs). Estamos passando MUITO CALOR esses dias com o verão e a crise hídrica de São Paulo.

    Muito obrigada desde já! 🙂

  4. Olá Luciana!

    Obrigada pelo elogio! Vi seu email e acabei de respondê-lo!

    Nossa não sabia dessa sobre a casa própria. Qto mais tempo passa, mas vemos como a vida no Brasil está ficando fácil. Não q aqui seja mil maravilhas, mas ainda sim é mais prático para se viver. A primavera aqui tem temperaturas amenas, calor durante o dia, friozinho pela manhã e noite. Traga um casaco com Brasil, q para essa época funcionará muito bem. mas se preferir, Pode comprar roupas por aqui. São bem baratas e assim já deixa um espaço na mala para as compras.

    Bjos e bem vinda!
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *