Datas comemorativas

SEIJIN NO HI – DIA DA MAIORIDADE

Olá pessoal,
Nesta segunda-feira, comemora-se o Dia Nacional da Maioridade no Japão (Seijin No Hi). Sempre comemorado na segunda segunda-feira do mês de janeiro, esse ritual de passagem é de tal importância que o governo, em 1948, decretou-o como feriado nacional.
O Seijin No Hi consiste na passagem da adolescência para a vida adulta, já que a maioridade no Japão é conquistada somente aos 20 anos. É um marco muito importante na vida dos japoneses, por isso são realizadas cerimônias nas prefeituras e os novos adultos são convidados à comparecerem acompanhados de seus familiares e amigos. O discurso, realizado geralmente pelo prefeito ou um convidado, enfatiza que a vida adulta não se resume apenas ao direito de votar, fumar ou comprar bebidas alcoólicas. Eles precisam ter confiança em si mesmos para assumirem as responsabilidades nessa nova fase.
Neste dia, os homens vestem-se tradicionalmente, porém a maioria opta pelo estilo social, conhecido dos ocidentais. As mulheres usam um kimono chamado furisode. O furisode é um tipo especial de kimono, com mangas longas (as mangas longas indicam que são solteiras, depois que se casam, cortam metade do comprimento como símbolo de fidelidade ao marido e de moderação da própria vaidade) e desenhos especiais. Após as cerimônias, os jovens vão aos templos para receberem bênçãos e depois seguem para festas ou vão para bares comemorar com os amigos. 
Interessante né? Agora eu já sei porque encontrei uma jovem, toda feliz e orgulhosa, vestindo um kimono diferente (e com calças por baixo) no trem!
Valeu pessoal!
さよなら
Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *