CuriosidadesDatas comemorativas

GOLDEN WEEK – UM FERIADO DE OURO!

Olá pessoal,
Sabadão de sol, hoje começa oficialmente (pelo menos pra mim) o famoso Golden Week (em japonês ゴールデンウィーク ). Literalmente uma semana de ouro, pois serão 7 dias de feriado!
O calendário japonês não é recheado de folgas como no Brasil e, portanto essa semana torna-se mesmo uma oportunidade de ouro, uma espécie de férias! Existem três feriadões na terra do sol nascente: o Ano Novo no final de dezembro e início de janeiro, o Golden Week no final de abril e começo de maio e o Obon, algo parecido com o nosso Finados, em agosto.
O Golden Week é uma seqüência de vários feriados nacionais: Dia do Showa (29 de abril), Dia da Constituição (3 de maio), Dia do Verde (4 de maio) e Dia dos Meninos (5 de maio).  
O primeiro feriado, no dia 29 de abril (Showa no Hi), comemora o aniversário do ex-imperador da Era Showa, falecido em 1989. 
O segundo, chamado de Kenpo kinenbi, é uma data para celebrar a Constituição japonesa, proclamada em 3 de maio de 1947.
Na seqüência acontece o Midori no Hi ou Dia do Verde. É uma ocasião para apreciar o meio ambiente e a natureza. Antes de ser oficialmente denominado assim, 04 de maio também costumava ser um feriado nacional devido à uma lei que prioriza a emenda. Poxa, bem que o Brasil poderia copiar isso =/
O último, em 5 de maio, é o Kodomo no Hi ou Dia das Crianças. Nessa data as famílias pedem pelo crescimento saudável dos meninos. Algumas penduram, do lado de fora das casas, flâmulas de carpa, chamadas de koinobori, desejando-lhes felicidade, força e coragem para superar as dificuldades na vida. Bonecos de samurai, denominados Gogatsu ningyo, também são exibidos no interior das residências, simbolizando força, poder e sucesso.
Essa é uma das datas preferidas das pessoas, que aproveitam o clima mais quente, para viajar pelo país ou até mesmo ao exterior. Mas, programe-se, pois nessa época tudo fica lotado, aeroportos, estações de trens, hotéis, pontos turísticos! Agora, é só relaxar e aproveitar! 
Até mais
Thais Fioruci
Fonte:
Golden Week: Semana dourada no Japão. Disponível em http://www.japaoemfoco.com/golden-week-semana-dourada-no-japao/#ixzz1sl4KQ6AU

16 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *