Dicas para turistasTurismo no Japão

HOTÉIS NO JAPÃO – DICAS BÁSICAS


Olá pessoal,
Ultimamente tenho recebido muitos e-mails de turistas com dúvidas em relação aos tipos de hospedagem existentes no Japão. Então, resolvi escrever esse post para tentar ajudá-los e assim evitar surpresas desagradáveis ao chegar no local escolhido. 
Primeiro passo, onde procurar. Bem, se você não optou por um pacote adquirido através de uma agência turística e é daqueles que prefere fazer tudo sozinho, assim como eu, mãos à obra. Um site que utilizo bastante para pesquisar preços e efetuar reservas é o famoso Booking. Além de ser super prático, oferece descontos, posso cancelar com antecedência e dependendo do local o pagamento pode ser efetuado no check in.
Ao fazer sua pesquisa, preste atenção no que você está reservando. O Japão é um país muito diferente em vários aspectos e claro, em relação aos tipos de acomodação não poderia ser diferente. Antes de começar sua busca, pense em qual estilo de hospedagem procura. Prefere algo mais convencional ou deseja viver uma nova experiência?
Bem, se deseja conhecer como é uma típica casa japonesa, pode escolher entre as seguintes opções:
Ryokan: São pousadas no estilo tradicional japonês com direito à tatami, futon e ofuro. Há diversos tipos de ryokans, alguns são estabelecimentos familiares com apenas alguns quartos enquanto outros são grandes e com acomodações bem requintadas. Algumas casas oferecem refeições típicas incluindo especialidades regionais e demonstrações da cultura nipônica como a cerimônia do chá. Quanto mais serviços prestados mais caro custará. 
Tradicional futon em uma ryokan
Minshuku: são os tradicionais “bed and breakfast” do Japão. São típicas casas familiares que dispõem de quartos em estilo japonês com futone banho no tradicional ofuro. Muitas vezes incluem uma ou duas refeições no preço.
Apartamentos/casas: Se sua estadia for de longa duração, pode optar também por alugar um apartamento ou casa nesse mesmo estilo.
Cuidado! Muitas pessoas podem estranhar esse estilo de vida japonês. Dormir em um futon pode não ser tão confortável e tomar banho em ofuro coletivo talvez não seja tão higiênico (alguns lugares não têm a opção de ofuro individual). Abaixo, deixarei um linkcom algumas dicas de etiqueta na cultura japonesa. 
Mas, se você não é tão corajoso assim e prefere algo mais parecido ao que já estamos acostumados, escolha entre esses:
Hotéis estilo ocidental: Quartos em estilo ocidental com camas e banheiros individuais. O Japão possui uma ampla rede hoteleira, incluindo organizações conhecidas internacionalmente. Mas, fique atento, apesar de ter muitos hotéis, em cidades turísticas como Kyoto, por exemplo, procure reservar com bastante antecedência.   
Hotel em Matsumoto, Nagano
Hotéis de Negócios: Essa é a minha opção preferida. São pequenos, simples, baratos e com um banheiro individual. Geralmente possuem máquinas de venda automática com salgadinhos e bebidas, lavanderia, estacionamento e restaurante. São separados por fumantes e não fumantes. As redes mais famosas e presentes em quase todas as regiões do arquipélago são: Route Inn, APA Hotel, Super Hotel e Toyoko Inn. A diária, dependendo da data e da região, custa em torno de 7.000 ienes.
Típico hotel de negócios
Pensões: Oferecem quartos em estilo ocidental, em vez de em estilo japonês. Eles são normalmente encontrados em cidades turisticas.
Dormitórios: Uma opção caso procure algo bem barato. Geralmente a diária custa em torno de 1.000 à 3.000 ienes e são facilmente encontrados nas grandes metrópoles como Tokyo, Kyoto e Osaka.
Albergues: Oferecem hospedagem e alimentação à um preço bem acessível. O Japão é membro da International Youth Hostel Federation, com mais de 300 albergues em todo o país. Alguns lugares oferecem quartos exclusivos para mulheres e armários com cadeados.
Apartamentos: Se pretende ficar um longo período no Japão, alugar um apartamento por períodos semanais ou mensais acaba saindo mais barato e mais viável também. Os hotéis nas grandes cidades como Tokyo, por exemplo, além de serem caros para uma longa estadia, estão sempre cheios. 
Acomodações diferentes
Hotéis Cápsula: Já devem ter visto em reportagens na televisão brasileira, o hotel em formato de cápsula (em katakana カプセルホテル) que só cabe a pessoa deitada e nada mais. Uma opção rápida para quem só deseja passar a noite e não quer muito luxo. Apesar de ser bem pequeno, o preço muitas vezes bate ao de um hotel de negócios, por exemplo. Estão localizados próximo das principais estações de trem nas grandes cidades. Ah … uma observação. Esse tipo de hospedagem, na maioria das vezes, aceita somente homens. Atualmente, alguns locais também aceitam mulheres, mas fique de olho nas especificações do Booking. Deixarei o link caso queira saber mais. 

Motéis: Não entendo por uma acomodação turística, mas na hora do aperto qualquer cama é melhor que a rua. E porque não dizer que é uma experiência também? Assim, você aproveita e conhece como é um motel no Japão, apesar que à primeira vista eles parecem castelinhos. Pode ser alugado durante algumas horas ou para uma pernoite.
Manga Café:É um café onde as pessoas podem ler mangas e acessar a Internet. Oferecem serviços adicionais como jogos, televisão, lanches, máquinas automáticas de bebidas e comidas, além de assentos confortáveis. O preço é bastante acessível cerca de 400 ienes por hora. Mas, você deve estar se perguntando por que colocar isso aqui? A maioria desses estabelecimentos fica aberto 24 horas, sem limites de horas e sem ter que fazer reservas. Amigo, na hora do aperto, se não encontrar nenhum lugar para passar a noite o manga café certamente irá te salvar!
Alojamento em um Templo: Uma outra opção bem diferente. O turista que tiver a curiosidade pode se hospedar em um alojamento localizado em templo budista. A estadia muitas vezes inclui duas refeições vegetarianas e a oportunidade de participar das orações da manhã e conhecer a rotina de quem vive ali.
Bem, o postficou longo mais espero que possa sanar as principais dúvidas de quem está procurando um local para se hospedar no Japão.
Espero ter ajudado e se ainda tiver dúvidas mande um email para perdidanojapao@hotmail.com
Até a próxima semana,
Thais Fioruci

Links úteis:

Site do Booking: http://www.booking.com
Dicas de como se portar em um ryokan: http://www.japan-guide.com/e/e2029.html
Hotéis Cápsula: http://www.japan-guide.com/e/e2025_capsule_hotels.html

Aluguel de casas/apartamentos para temporada: https://www.airbnb.com.br

Referências: 

35 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *