GOLDEN WEEK – UM FERIADO DE OURO!

Olá pessoal,
Sabadão de sol, hoje começa oficialmente (pelo menos pra mim) o famoso Golden Week (em japonês ゴールデンウィーク ). Literalmente uma semana de ouro, pois serão 7 dias de feriado!
O calendário japonês não é recheado de folgas como no Brasil e, portanto essa semana torna-se mesmo uma oportunidade de ouro, uma espécie de férias! Existem três feriadões na terra do sol nascente: o Ano Novo no final de dezembro e início de janeiro, o Golden Week no final de abril e começo de maio e o Obon, algo parecido com o nosso Finados, em agosto.
O Golden Week é uma seqüência de vários feriados nacionais: Dia do Showa (29 de abril), Dia da Constituição (3 de maio), Dia do Verde (4 de maio) e Dia dos Meninos (5 de maio).  
O primeiro feriado, no dia 29 de abril (Showa no Hi), comemora o aniversário do ex-imperador da Era Showa, falecido em 1989. 
O segundo, chamado de Kenpo kinenbi, é uma data para celebrar a Constituição japonesa, proclamada em 3 de maio de 1947.
Na seqüência acontece o Midori no Hi ou Dia do Verde. É uma ocasião para apreciar o meio ambiente e a natureza. Antes de ser oficialmente denominado assim, 04 de maio também costumava ser um feriado nacional devido à uma lei que prioriza a emenda. Poxa, bem que o Brasil poderia copiar isso =/
O último, em 5 de maio, é o Kodomo no Hi ou Dia das Crianças. Nessa data as famílias pedem pelo crescimento saudável dos meninos. Algumas penduram, do lado de fora das casas, flâmulas de carpa, chamadas de koinobori, desejando-lhes felicidade, força e coragem para superar as dificuldades na vida. Bonecos de samurai, denominados Gogatsu ningyo, também são exibidos no interior das residências, simbolizando força, poder e sucesso.
Essa é uma das datas preferidas das pessoas, que aproveitam o clima mais quente, para viajar pelo país ou até mesmo ao exterior. Mas, programe-se, pois nessa época tudo fica lotado, aeroportos, estações de trens, hotéis, pontos turísticos! Agora, é só relaxar e aproveitar! 
Até mais
Thais Fioruci
Fonte:
Golden Week: Semana dourada no Japão. Disponível em http://www.japaoemfoco.com/golden-week-semana-dourada-no-japao/#ixzz1sl4KQ6AU

16 comentários em “GOLDEN WEEK – UM FERIADO DE OURO!

  1. Feliz é você que pode descansar, viajar.
    Eu trabalharei todos os dias, principalmente no final de semana. Você sabe, esporte não tem férias e precisamente tentar vencer sempre.
    A correria continua até Londres. Uma semana de descanso ativo e aos treinos novamente.
    Aproveite as folgas e a sua juventude.

  2. Oi! eu acho que estou em falta com você,pois me fez uma proposta de parceria a algum tempo, eu te respondi, mas fiquei meia,… Como você, perdida, rsrs, se quiser podemos voltar a falar e assim fechar essa parceria, tenha um ótimo feriado, abraços. Emília

  3. Olá!!!

    é esporte é bem puxado msm, o atleta tem q ter muita dedicação e comprometimento, mas tenho certeza q a recompensa sempre virá no final! Boa sorte em Londres e como dizemos em japonês Gambatte (Se esforce) e certemente um bom resultado surgirá!

    beijos
    Thais Fioruci

  4. Olá Emilia! Gomen mas não vi sua msg! Como não encontrei um email no seu blog, mandei via comentário e provavelmente não vi sua resposta. Claro que estou interessada ainda! Sempre acompanho seu blog, me cadastrei para receber as atualizações no meu email! Hontoni gomennasai =/
    Beijos
    Thais Fioruci

  5. Olá Thais!!
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo blog! Estou planejando minha primeira viagem para o Japão e suas dicas têm sido muito úteis!!
    Devo chegar em Tokyo nos dia 2/maio, justamente na Golden Week, e por isso estou na dúvida se muitas lojas, parques, museus, etc fecham durante este período em Tokyo.
    O que você acharia melhor: aproveitar o feriado em Tokyo ou viajar para alguma outra cidade, como Kioto?
    Desde já, muito obrigado!
    Bjs,
    Érica.

  6. Boa noite, Thais! Primeiramente, parabéns pelo blog! Estou planejando minha primeira viagem para o Japão e pegando várias dicas por aqui!!
    Devo chegar no dia 2/mai, justamente na Golden Week, e por isso fiquei na dúvida se muitas lojas, museus, etc estarão fechadas em Tókyo durante este feriado. Ao mesmo tempo, pelo que li algumas cidades devem ficar mais cheias e, consequentemente, mais difíceis de reservar passagem e hospedagem.
    O que você acha melhor?! rs..desde já, mto obrigado!
    Sds,
    Rodrigo.

  7. Boa noite Érica!!

    As lojas não fecham durante o feriado, só empresas e escritórios. Sim, tudo fica cheio nessa época ainda mais que coincide com a chegada da primavera. Acho q vc deve reservar tudo com mais antecedência possível e ter muita paciência, pq além do país estar cheio de turistas q procuram pelas sakuras, estará cheia de japoneses querendo viajar rs.

    Beijos e boa sorte!
    Thais Fioruci

  8. Thais, tudo bem?

    Estou indo para o japão dia 21 de abril e estou com medo do feriado. Pelo meu cronograma estarei em Kyoto dias 29 e 30 e em Osaka dias 01 e 02. Vc acha que devo mudar as datas? Acha que não vou aproveitar como poderia?

    Muito obrigada!!

  9. Olá Daniela!

    Tudo bem e vc?

    Olha, aproveitar vc vai mas saiba que tudo estará bem cheio. Acredito que não adianta mudar as datas pq tudo estará cheio. Não existe férias no trabalho aqui, então os japoneses aproveitam esses "feriadões" para viajarem. É ter paciência … nós que moramos, evitamos sair nessas épocas pq além de tudo estar cheio, é bem mais caro os pacotes turísticos. Mas acredito que quem vem de fora não tem muita opção.

    Mas, apesar disso, tudo é muito organizado e os japoneses são bem educados, então não existe tumulto. A única coisa que tens que prestar atenção é reservar hotéis e trem bala com antecedência, para não correr o risco de ficar sem lugar.

    Boa sorte!
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *