Dicas para turistasTurismo no JapãoViajando pelo Japão

JAPAN RAIL PASS – VALE A PENA COMPRÁ-LO?


Olá pessoal,
Uma das dúvidas mais freqüentes que recebo de turistas que visitarão ao Japão é a respeito do Japan Rail Pass e se realmente vale a pena comprá-lo. Bem, tentarei explicar algumas dúvidas para que você, visitante, avalie o que é melhor no caso do seu roteiro. Já explico que eu nunca utilizei esse passe, até porque, nós meros mortais que vivemos aqui, não temos direito à ele =/
O que é?
O Japan Rail Pass é um passe que permite viagens ilimitadas nas linhas da Japan Rail (popularmente aqui chamada de JR), incluindo o shinkansen (trem bala), trens rápidos, ferry boats e ônibus.
Quem pode comprá-lo?
Turistas estrangeiros com o visto sob status “Visitante Temporário” ou cidadão japonês que vive no exterior e está visitando o país.
Quando comprá-lo?
O Japan Rail Pass não pode ser comprado dentro do Japão. Você deve efetuar a compra antes de dar entrada no país e ativá-lo quando estiver em terras japonesas.
Quanto custa?
Existem dois tipos de Japan Rail Pass: o comum e o verde que permite a utilização dos “green cars” da classe superior. Cada tipo está disponível por um período de 7 dias, 14 dias ou 21 dias. No caso verifique quantos dias ficará por aqui para avaliar qual seria o melhor para sua viagem. Para saber mais sobre os preços atualizados acesse o site JR Pass
Como utilizá-lo?
Após ter completado a sua compra, você irá receber uma ‘Exchange Order’. Assim que chegar ao Japão deverá validar e trocá-lo nos escritórios da JR espalhados por todo o país, confira os locais de troca aqui. Mas fique atento, se você chegar no final da tarde no aeroporto como geralmente acontece, uma dica que dou é validá-lo apenas no outro dia para poder aproveitar mais. Ah … e quando for passar pela catraca nas estações, é só ir no guichê e mostrar para o guardinha.
 
Em quais linhas é aceito:
O Japan Rail Pass é aceito nas seguintes linhas:
Ø      Trens JR: válido em quase todos os trens operados pela rede nacional JR (Japan Railways), incluindo shinkansens (trem bala), trens expresso limitado, trens expresso, trens rápido e trens locais.
Ø      JR ônibus locais: O passe é válido apenas para ônibus locais operados pela JR (exclui-se ônibus rodoviários).
Os famosos shinkansen ou trem bala
Benefícios extras:
O passe ainda oferece mais alguns benefícios como assentos reservados gratuitamente (no caso para se ter um lugar reservado no shinkansen é cobrada uma taxa adicional). Sugiro que faça a reserva antes em qualquer bilheteria da JR. Em períodos de feriados quando os meios de transportes são muito utilizados, você poderá correr o risco de viajar em pé, e essa não é uma experiência muito confortável dependendo da distância. Você ainda poderá ganhar descontos em tarifas de hotéis filiados à JR como o Metropolitan, Mets, Associa e Granvia.
Atenção:

– Note que se você utilizar um trem que não é coberto pelo passe, terá que pagar a tarifa inteira ou seu complemento.
– O passe não cobre a categoria Nozomi, a mais rápida, do trem bala;
Agora a pergunta que não quer calar: realmente compensa comprar o Japan Rail Pass?
Resposta: depende do seu roteiro! Se você pretende visitar apenas Tokyo e cidades próximas, não compensa. Para utilizar o transporte público dentro da capital japonesa, existem outros passes ilimitados que duram 1 dia, por exemplo, cobrem linhas específicas de trens/metros e saem muito mais em conta. Agora, se pretende viajar para lugares longes como Kyoto, Osaka, Hiroshima, Nara … sim, compensa e muito! Só quem mora aqui sabe que as tarifas de shinkansen são extremamente caras. Por exemplo, uma viagem de ida e volta para Hiroshima, partindo de Tokyo, custa em média 40.000 ienes (cerca de R$ 1.000,00 ou U$$ 333,99). Analisando que o passe normal de 7 dias está custando hoje U$$ 239,00 e você ainda poderá utilizá-lo inúmeras vezes, nesse período, acho que tá mais que pago.
Bem, não sei se esclareci todas as dúvidas ou se faltou alguma coisa. Deixarei links abaixo que poderão auxiliá-los também.
E se você já utilizou o Japan Rail Pass conte-nos a sua experiência! Está aprovado ou reprovado? Tiveram dificuldade em utilizá-lo?
Espero ter ajudado de alguma forma!
E se tiver mais alguma dúvida, pode mandar email para perdidanojapao@hotmail.com
Abraços,
Thais Fioruci

79 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *