JAPAN RAIL PASS – VALE A PENA COMPRÁ-LO?


Olá pessoal,
Uma das dúvidas mais freqüentes que recebo de turistas que visitarão ao Japão é a respeito do Japan Rail Pass e se realmente vale a pena comprá-lo. Bem, tentarei explicar algumas dúvidas para que você, visitante, avalie o que é melhor no caso do seu roteiro. Já explico que eu nunca utilizei esse passe, até porque, nós meros mortais que vivemos aqui, não temos direito à ele =/
O que é?
O Japan Rail Pass é um passe que permite viagens ilimitadas nas linhas da Japan Rail (popularmente aqui chamada de JR), incluindo o shinkansen (trem bala), trens rápidos, ferry boats e ônibus.
Quem pode comprá-lo?
Turistas estrangeiros com o visto sob status “Visitante Temporário” ou cidadão japonês que vive no exterior e está visitando o país.
Quando comprá-lo?
O Japan Rail Pass não pode ser comprado dentro do Japão. Você deve efetuar a compra antes de dar entrada no país e ativá-lo quando estiver em terras japonesas.
Quanto custa?
Existem dois tipos de Japan Rail Pass: o comum e o verde que permite a utilização dos “green cars” da classe superior. Cada tipo está disponível por um período de 7 dias, 14 dias ou 21 dias. No caso verifique quantos dias ficará por aqui para avaliar qual seria o melhor para sua viagem. Para saber mais sobre os preços atualizados acesse o site JR Pass
Como utilizá-lo?
Após ter completado a sua compra, você irá receber uma ‘Exchange Order’. Assim que chegar ao Japão deverá validar e trocá-lo nos escritórios da JR espalhados por todo o país, confira os locais de troca aqui. Mas fique atento, se você chegar no final da tarde no aeroporto como geralmente acontece, uma dica que dou é validá-lo apenas no outro dia para poder aproveitar mais. Ah … e quando for passar pela catraca nas estações, é só ir no guichê e mostrar para o guardinha.
 
Em quais linhas é aceito:
O Japan Rail Pass é aceito nas seguintes linhas:
Ø      Trens JR: válido em quase todos os trens operados pela rede nacional JR (Japan Railways), incluindo shinkansens (trem bala), trens expresso limitado, trens expresso, trens rápido e trens locais.
Ø      JR ônibus locais: O passe é válido apenas para ônibus locais operados pela JR (exclui-se ônibus rodoviários).
Os famosos shinkansen ou trem bala
Benefícios extras:
O passe ainda oferece mais alguns benefícios como assentos reservados gratuitamente (no caso para se ter um lugar reservado no shinkansen é cobrada uma taxa adicional). Sugiro que faça a reserva antes em qualquer bilheteria da JR. Em períodos de feriados quando os meios de transportes são muito utilizados, você poderá correr o risco de viajar em pé, e essa não é uma experiência muito confortável dependendo da distância. Você ainda poderá ganhar descontos em tarifas de hotéis filiados à JR como o Metropolitan, Mets, Associa e Granvia.
Atenção:

– Note que se você utilizar um trem que não é coberto pelo passe, terá que pagar a tarifa inteira ou seu complemento.
– O passe não cobre a categoria Nozomi, a mais rápida, do trem bala;
Agora a pergunta que não quer calar: realmente compensa comprar o Japan Rail Pass?
Resposta: depende do seu roteiro! Se você pretende visitar apenas Tokyo e cidades próximas, não compensa. Para utilizar o transporte público dentro da capital japonesa, existem outros passes ilimitados que duram 1 dia, por exemplo, cobrem linhas específicas de trens/metros e saem muito mais em conta. Agora, se pretende viajar para lugares longes como Kyoto, Osaka, Hiroshima, Nara … sim, compensa e muito! Só quem mora aqui sabe que as tarifas de shinkansen são extremamente caras. Por exemplo, uma viagem de ida e volta para Hiroshima, partindo de Tokyo, custa em média 40.000 ienes (cerca de R$ 1.000,00 ou U$$ 333,99). Analisando que o passe normal de 7 dias está custando hoje U$$ 239,00 e você ainda poderá utilizá-lo inúmeras vezes, nesse período, acho que tá mais que pago.
Bem, não sei se esclareci todas as dúvidas ou se faltou alguma coisa. Deixarei links abaixo que poderão auxiliá-los também.
http://www.japanrailpass.net/eng/en001.html
http://www.japan-guide.com/e/e2361.html
http://www.jrpass.com/pt-pt
E se você já utilizou o Japan Rail Pass conte-nos a sua experiência! Está aprovado ou reprovado? Tiveram dificuldade em utilizá-lo?
Espero ter ajudado de alguma forma!
E se tiver mais alguma dúvida, pode mandar email para perdidanojapao@hotmail.com
Abraços,
Thais Fioruci

79 comentários em “JAPAN RAIL PASS – VALE A PENA COMPRÁ-LO?

  1. Oi Thais, tudo bem? Muito legal o seu blog, está me ajudando bastante no planejamento da minha viagem ao Japão! Comprei o JR Pass e vou marcar os lugares dos trens, mas estou com uma dúvida. Alguns trechos não são diretos, sendo necessário fazer transferência de um trem para outro. Quanto tempo é necessário programar para transferência em estações como Shin-Osaka, Toyama, Nagoya? Estou vendo várias opções aqui com intervalos de 6 min, 8 min, entre um trem e outro e estou com medo de não dar tempo!

  2. Olá Alexandre!!!

    Tudo ótimo e vc? Olha, eu sugiro que vc marque o maior intervalo possível entre um trem e outro, pois as estações de Shin Osaka por exemplo, são grandes. Não sei se é necessário, a troca de plataforma, portanto é bom garantir.

    At.
    Thais Fioruci

  3. Oi Thais!!! Vou para o Japão em Agosto desse ano, estou ficando louquinha pra entender os transportes, uhauhasuhsausauh, meu roteiro é meio doido, passa primeiro por Tokio,Nikko, Okinawa e depois Kobe, Osaka e Quioto. Gostaria de saber se compensa comprar o JR pra 14 dias (vou ficar 17) e ativar logo no primeiro dia ou se compensa ativar quando voltar de Okinawa. Será que Okinawa aceita o JR?

  4. Olá Thais.

    Tenho uma pergunta.
    Vou para o Japão em outubro e terei que comprar o JR de qualquer jeito. Pois ficarei em Toquio por 25 dias mas pretendo visitar Kyoto 1 vez e Osaka 2 vezes em ocasiões diferentes.
    Você acha que compensa pegar o de 21 dias, pra que eu possa usar dentro de Toquio também? Eu consigo me locomover bem em Toquio só com o JR ou terei que usar outros transpores na maior parte do tempo?
    Obrigado desde já e parabéns pelo ótimo blog!

  5. Olá Erik!

    O JR Pass não compensa muito se vc for andar dentro de Tokyo. Ele cobre apenas as linhas da JR, e caso, vc for pegar o metro, por exemplo, ou uma linha de trem de outra cia, o q é bem comum, vc terá que pagar a parte. Verifica as datas que vc vai para Kyoto e Osaka para avaliar de qual período do JR Pass (7/14 ou 21), seria melhor …. dai enquanto tiver dentro do período de uso, vc utiliza ele nas linhas JR dentro de Tokyo e paga à parte se precisar utilizar outra linha. Qdo terminar, o tempo de uso, vc pode comprar day pass que permite utilizar as linhas dentro da capital japonesa.

    Tudo depende do seu roteiro tb …. se vc quiser visitar o bairro de Ginza, por exemplo, só de metro, teria que pagar à parte. Agr, bairros como Akihabara, Tokyo, Shinjuku, Shibuya, vc utilizará a Yamanote Line que é da JR Line. Outra coisa, é a linha que te servirá até seu hotel.

    Espero ter ajudado!

    At.
    Thais Fioruci

  6. Boa tarde Thais!
    Estou indo para o Japão agora em Outubro, e ainda vou comprar o JR Pass.
    Acha que vale a pena comprar o Green ao invés do Ordinary? Sabe me dizer as vantagens?
    Gostei do blog! Muito obrigado!

  7. Boa Tarde Eugenio!

    o Green seria a primeira classe do shinkansen. Funciona no msm esquema do avião, as poltronas são maiores e mais espaçosas, tem mais serviços no interior do vagão e eles são mais vazios nas épocas de feriadões no Japão.

    Fico feliz em ter gostado do blog.

    Abraços e bem vindo ao Japão =)

    Thais Fioruci

  8. Acho que uma dica boa também são os passes de avião, principalmente pra quem vai pra Okinawa. A JAL vende o Yokoso onde cada trecho custa 10.400 ienes e dá pra comprar aqui no Brasil no escritório da JAL em SP. Esse passe é pra quem chega ao Japão em alguma cia. da Oneworld e vc precisa comprar no mínimo 2 trechos… o primeiro vc não pode mudar, mas a partir do segundo, pode mudar o quanto quiser pois a tarifa é flexível.

  9. Pra mim valeu muito eu paguei R$ 1855,00 e fiz as contas caso NAO o tivesse comprado, teria gasto $ 3245,00 sem contar os trechos em cada cidade que usei o trem JR, como por exemplo a linha circular verde de Tokyo que e a melhor e usei muito.

  10. Olá Alan!

    Muito obrigada por contribuir com o conteúdo do blog!!! Uma ótima informação! Como eu sou uma mera moradora, tenho q me contentar com as cias low cost como a Jet Star. lembro que paguei cerca de 7.000 ienes na passagem para Okinawa.

    Abs
    Thais Fioruci

  11. Oi Saori, caso ainda não tenha comprado, recomendo que procure uma agencia de turismo credenciada, pois além de tirar suas dúvidas, caso haja algum problema e você precise cancelar, a agência irá auxilia-la em todo o procedimento.
    Atenciosamente

  12. Ola! Parabéns pelo blog, ajuda muito quem esta perdidinho! Uma duvida: o meu roteiro é de 18 dias, mas apos o 14o dia eu ficarei so em Tokyo. Assim, vale mais a pena comprar o JP Rail Pass pra 21 dias ou para 14 dias e pagar qualquer tarifa extra a parte (inclusive de Tokyo para o Aeroporto)? Obrigadaaaaaa 🙂

  13. Olá Thaís,
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog, também estou te seguindo no instagram, suas fotos estão me deixando mais ansioso para conhecer o Japão.
    Gostaria de te perguntar, vou visitar o Japão no início de maio, estou planejando ir de Tokyo para Kyoto em 04/05, no meio do feriadão, você acha que vou ter problemas para conseguir reservar lugar no shinkansen?

    Obrigado

  14. Olá!!!

    Obrigada! Fico feliz por gostar do blog e das fotos. Realmente o Japão é apaixonante! Olha, a dica que te dou assim q vc ativar o JR Pass já deixa os assentos reservados. O feriadão é muito cheio e vc corre o risco de ir em pé, caso não reserve com antecedência.

    Obrigada e boa sorte!

    Abs
    Thais Fioruci

  15. Olá Thais!
    Vou ao Japão em maio (suuuuuper empolgada com a viagem e utilizando demais seu blog) e fico um total de 9 dias. Chegarei em Kansai e de lá vou para Kyoto. De Kyoto pegaremos um trem para Tokyo e de lá retornamos para Hkg. Como o JR é válido apenas por 7 dias, um dos trajetos (Kansay-Kyoto ou Tokyo-Narita) teria que ser pago. Você acha que mesmo assim compensa?
    Muito obrigada =)

  16. Olá Nat!!!

    Fico feliz por meu blog estar te ajudando =)Hum … não sei se compensa no seu caso. Uma viagem de trem bala Kyoto-Tokyo sairia uns 15 mil ienes e o trajeto Tokyo-Narita. no máximo 5 mil ienes. Converte em doláres e vê se sai mais caro que o passe. Eu acho q deve sair mais barato, nesse caso, vir e pagar a parte msm. Se quiser saber os valores certinho, utilize o site Jorudan. Ele dá todas as rotas possíveis, o tempo gasto e os valores.

    Espero ter ajudado!
    Bjos

    Thais Fioruci

  17. Olá Thais, gostei muito do seu blog, se tudo der certo, dia 28 chego em NarIta e pretendo conhecer, além de Tokyo…..Kyoto, Nara e talvez muito talvez, hiroshima…..e pelo q entendi o JR não compensaria!? A outra questão é sobre aluguel de carro, há alguma restrição para turista!?

  18. Também vou agora em Maio, chego 1 dia antes da golden week, tudo o olho da cara rs, e estava com essa dúvida se compensava indo de tokyo a Kyoto….muito bom seu blog parabéns….e já vou deixar uma dúvida, aluguel de carro é possível para nos meros ocidentais….li em alguns sites q não podemos como turista alugar carros!!

  19. Olá Pig!

    Bem vindo ao Japão =) Se vc incluir Hiroshima, vale a pena. Agr se for fazer só Kyoto e Nara, na minha opinião não compensa. O passe do trem bala de Tokyo até Kyoto ida e volta daria 28.ooo ienes, daria hj na conversão uns 900 reais. Nw sei qto tá o passe, mas dá uma calculada e veja se compensa.

    Abs
    Thais Fioruci

  20. Boas!! Gostaria de saber se me iria compensar comprar o JRP… Vou ficar 17 dias no japao, ao qual vou fazer Narita-shinjuku, shinjuku-osaka, osaka-kyoto, kyoto-tokyo,tokyo-narita ( penso dar um pulo a Nara quando estiver em kyoto). Se comprar os bilhetes á parte segundo as minhas contas iria pagar 70.000 ienes, mas se comprar o JRP seria 21 dias- 119.000 ienes 14 dias- 95.000 ienes. É uma diferença bastante grande se os transportes locais das cidades onde vou ficar forem acessível… Será que me poderia ajudar / explicar qual seria a melhor opção?!

    Obrigado!

  21. Olá Joana!

    No seu caso, acho que não compensa. De Tokyo à Kyoto, cada trecho de trem bala sairia 15.000 ienes, dai para andar dentro das cidades tem sempre um passe ilimitado que custa bem mais barato. De Kyoto à Osaka é baratinho, uns 2000 ienes no máximo o trecho. Dentro de Tokyo tb tem um passe q cobre metro e trem por 1.500 ienes. Utiliza o site chamado Jorudan para calcular cada tarifa.

    Boa sorte!
    Thais Fioruci

  22. Olá boa noite! Vou para o Japao agora dia 20, vou ficar em toquio,conhecer todos os pontos turisticos e varios templos, depois kyoto mesma coisa, todos os pontos mais famosos e um bate volta em Nara, sera que compensa eu comprar o Japan pass? Sei que o trem bala é carinho, vou de tokio para kyoto com ele, agora acho que de kyoto para Nara não sera necessario! E nos dias que vamos ficar em tókyo e Quito, quando precisar vai ser meteo normal mesmo. Uq vc acha?

  23. Olá Larissa!

    Boa noite!O trem bala é carinho msm mas se vc for só para Kyoto custa uns 12.000 ienes cada trecho. Nesse caso acho que nw compensa comprar o JR Pass. De Kyoto para Nara usasse trem comum. Sim, dentro de Tokyo e Kyoto usa trem normal.

    Espero ter ajudado.

    Bem vinda ao Japão!
    Thais Fioruci

  24. Olá,

    Parabéns pelo blog. Irei ao Japão com minha família no início de julho e ficarei com base em Tokyo por 9 dias. Diante disso, pretendo fazer alguns bate e volta, e pensei que o JR poderia ser interessante. Pretendo ir a Kyoto, Hakone e Nikko, além é claro, de utilizar para me locomover dentro de Tokyo. Estarei em Shinjuku. Vale a pena? Grato

    Marcio

  25. Olá,

    Parabéns pelo blog. Irei ao Japão com minha família no início de julho e ficarei com base em Tokyo por 9 dias. Diante disso, pretendo fazer alguns bate e volta, e pensei que o JR poderia ser interessante. Pretendo ir a Kyoto, Hakone e Nikko, além é claro, de utilizar para me locomover dentro de Tokyo. Estarei em Shinjuku. Vale a pena? Grato

    Marcio

  26. Olá Marcio!

    Na minha opinião não vale a pena. No caso, ele valeria mais na utilização de sua ida à Kyoto, (uma passagem de trem bala vale em torno de 12.000 ienes por trecho) mas dentro de Tokyo, Hakone e Nikko (cidades próxima à capital), não seria muito viável.

    Boa sorte!
    Thais Fioruci

  27. Japan passe nao serve para metro Toquio. Comprar o Cartao Suica. Servepara ir a Kioto, Osaka, Nara, Nikko depende de quantos dias vai utilizar. Comprei 14 dias Fiz mais de 10 viagens de trem bala. Vale a pena Fui a Hiroshima, Kumamoto, Osaka, Nara, Nikko, Alpes japoneses.

  28. Olá Fernando,

    sim, esse passe nw serve para o metro de Tokyo. Vale muito a pena qdo visitará lugares longes como Hiroshima e Kumamoto por exemplo. Lugares prx da capital, realmente nw compensa a compra.

    Obrigada pelo comentário!
    Thais Fioruci

  29. oi Thais Estou indo ao Japanem Outubro, fico do dia 4 ao dia 17, quero conhecer tokyo, kyoto, nara, osaka e hiroshima, me tbém sobre o JRSanyoSanin Area Pass de 7 dias, mais não posso ir de tokyo a Kyoto ou Osaka. Estou na duvida em qual compro. Jr ou Area pass.

  30. Olá Luciana!

    Vc vai chegar em qual aeroporto? Pelas informações que me passou acredito que o JR Pass seria melhor pq ele cobre o trem bala de Tokyo à Kyoto/Nara:Osaka e Hiroshima (uma viagem bem cara se for paga à parte). Esse passe cobre todos os trens da linha JR. Caso necessite usar outros, procure pelo Free pass pq cada cidade/região tem o seu com um valor super acessível.

    At.Thais Fioruci

  31. Quando fui comprei 14 dias e viajei até Kumamoto. 7 dias iria logo para Hiroshima (2) e voltaria para Kioto (4) dias e os trens para Osaka e Nara cobertos pelo pass cidades próximas e mais 1 dia do pass para voltar a Tokyo se voltar cedo dar tempo para ir a Nikko que vale muito a pena.Em Tokyo comprar o cartão Suíca com o crédito de 2000 Yen dar circular 3 ou 4 dias.

  32. Olá,
    Estarei por 12 dias no Japão ( descontando chegada e saida)
    Ficarei em Tokyo por 4 dias inteiros, chegando por Narita, e pretendo fazer os day trips ate o Monte Fuji e tambem Nikko, no 5º dia irei para Kioto, por mais 5 dias, com day trip para Nara, e tambem conhecer arredores como Floresta de bambus e o castelo Himeji e mais 2 dias em Hiroshima,visitando a ilha de Miyajima, e volta para Tokyo no trem bala Nozomi ( que não esta incluso no JR Pass) e de lá para Aeroporto de Narita.
    Minha grande duvida quando ao JR Pass de 7 dias, caso começo a usa nos 2 ultimos dias de Tokio para ir ao monte Fuji e a Niko, não conseguirei usa lo no ultima dia em Hiroshima para ir para a ilha de Myajima, ou se começo a usa lo no ultimo dia em Tokyo e dai faço Monte Fuji fora do pass, o que vale mais ficar por "conta propria" no Monte Fuji ou Hiroshima?
    Ou comprar o de 14 dias mesmo?

  33. Olá Fernando!

    Com certeza, vale mais a pena ficar por "conta própria" no Monte Fuji. Entenda, vc precisa usar o JR Pass nas deslocações de Tokyo para Kyoto (e se possivel seu retorno), e dps para Hiroshima, q seria as viagens mais caras do seu roteiro. Entao, compensa vc ativar o JR pass qdo for para Kyoto, chegando lá, vc já faz Hiroshima e Himeji, e os day trips para Nara e Floresta de bambus, se nw der para usar o JR pass, vc pagaria à parte.

    Espero ter ajudado!
    Se ainda tiver dúvidas, pode enviar email para perdidanojapao@hotmail.com

    Thais Fioruci

  34. Não entendi Direito. Longo que chegar a Narita validar a data. Como vai passar alguns dias em Tóquio não deve validar para este período. Os 7 dias deve registrar para Quioto e ir yoroshima. Para Fuji como é perto e a parte deste trecho pode ser pago com cartão Suíca. Para ir de Fuji para Quioto não precisa retornar à Tóquio. de Fuji pode ir para Yokaroma e seguir

  35. Fernando,

    vc só deve validar o passe qdo for começar a usá-lo. Então, vc deve validá-lo no dia da partida para Kyoto. Vc nw precisa retornar à Tokyo para ir ao Monte Fuji. Outra opcao é vc retornar à capital japonesa e fazer uma day trip para o Monte Fuji (onde vc vai descer?) e Yokohama.

    Abs
    Thais Fioruci

    Espero ter ajudado.

  36. Validar no em Narita porque tem agência da JR Se vai passar dias em Tóquio. Não validar os dias de Tóquio. Porque vai perder estes dias não vai utilizar em Tóquio. Se vai utilizar em bate e volta utilizar os últimos dias Como ir à Fuji, Nikkon

  37. Excelente explicação. Mas preciso tirar uma dúvida. Vou ficar 7 dias em Tóquio e irei passar 5 dias em Sapporo Hokkaido. Vale a pena comprar o passe ou usar aquele desconto da ANA para Turista por U$105,00 dólares o trecho.

    Obrigado

    Carlos Otávio – Rio de Janeiro

  38. Oi, Thais! Tudo bem? Muito bom o seu texto, obrigada pela postagem.

    Gostaria de saber sobre as BAGAGENS. Tem lugar para guardar a mala? Estou indo com meu marido, cada um com sua mala grande, e vamos visitar Tóquio, Osaka, Quioto e Nagoya, tudo com o JP Pass. Penso que reservaremos os assentos nas estações, mas podemos reservar todos os trens/assentos da viagem inteira de uma só vez? Tipo, chego em Tóquio e já deixo reservado os assentos para a viagem às outras três cidades logo no primeiro dia chegando no Japão.

    Ficarei no aguardo, obrigada pela atenção! Abraços!

  39. Olá Aline!

    Tudo bem e vc? Feliz 2017!

    Sim, no trem bala tem lugar para as bagagens. Talvez se as malas forem muito grandes será um pouco incomodo (a entrada ao trem bala tem q ser muito rápida)e tb se for época de temporadas o compartimento poderá estar cheio. Não sei se vc conseguira reservar tudo de uma vez, só vendo no guichê msm. Mas, nw se preocupe, os funcionários vao te orientar e se for fora de temporada é bem tranquilo.

    Boa viagem
    Thais Fioruci

  40. Olá Thaís, tudo bem?
    Seu blog é muito bom, me ajudou muito. Obrigada.
    Gostaria de saber o que você me recomenda, estou indo para o Japão agora em março, não sei se compro o Jrpass para 7 ou 14 dias, no total ficarei 17 dias, chego no Japão dia 3 mas ficarei a noite em um hotel próximo ao aeroporto de Narita e no dia seguinte vou para Quioto de 4 a 8, depois vou para Osaka de 8 a 11, sigo para Hakone 11 a 12 e meu destino final é Tokio 12 a 20.
    Neste caso o que você faria e aqui no Brasil onde compro o Jrpass, você me recomenda alguma agência?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Fabiane

  41. Olá Thaís, tudo bem?
    Seu blog é muito bom, me ajudou muito. Obrigada.
    Gostaria de saber o que você me recomenda, estou indo para o Japão agora em março, não sei se compro o Jrpass para 7 ou 14 dias, no total ficarei 17 dias, chego no Japão dia 3 mas ficarei a noite em um hotel próximo ao aeroporto de Narita e no dia seguinte vou para Quioto de 4 a 8, depois vou para Osaka de 8 a 11, sigo para Hakone 11 a 12 e meu destino final é Tokio 12 a 20.
    Neste caso o que você faria e aqui no Brasil onde compro o Jrpass, você me recomenda alguma agência?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Fabiane

  42. Thais, boa tarde! Veja se consegue me ajudar: Vou para o Japão e vou chegar em Narita (Tokyo). De lá, vou direto para Kyoto. Ficarei 3 dias em Kyoto e depois volto para Tokyo, onde ficarei mais 3 dias e pego meu voo de volta novamente em Narita. Minha dúvida: Vale a pena o JR Pass? Consigo me locomover com o JR Pass dentro de Tokyo e dentro de Kyoto também? Precisarei usar os metrôs, ou só com o JR Pass eu consigo ir para todos os lugares? Obrigado!!!!!

  43. Thais,
    Iremos passar apenas 7 dias no Japão. Chegaremos por Toquio e partiremos do Japão também por Toquio. O plano é ficar 3 dias em Toquio e 3 em Quioto. Nesse caso teremos que usar o trem-bala por duas vezes (ida e volta de Toquio a Quioto). Vc acha que vale a pena comprar o JR pass? Ele pode ser usado nos transportes internos de Toquio e Quioto? Obrigado!

  44. Olá. Estou com uma dúvida. Vou para o Japão em breve e vou ficar 25 dias. Será minha primeira viagem para o exterior e estou cheio de dúvidas, então se minha pergunta for, sei lá, ridícula, eu peço perdão.

    Você escreveu que preciso ser turista estrangeiro com o visto sob status "Visitante Temporário" para poder usar o JR Pass. No site do consulado geral do Japão, tem esse "visto de curta permanência (turismo ou visita a amigo)" que é o que eu vou tirar. Com este visto, eu me encaixaria neste quesito? Muito obrigado!

  45. Baixe no Japão o programa Hyperdia Tem toas as rotas estações e horários de trem e metrô. Só cosegue baixar no Japão. Não precisar marcar ou reservar antes com muita antecedência. Tem trem toda hora no máximo 30 minutos. marca quandono chegar na estação. Compre o passe da JR fica mais barato Alugue um aparelho pela própria JR para wifi e essencial é ajuda muito e caro mais vale a pena.Qualquer informação email facssa@gmail com Malas cabe no trem se possível sempre escolha as últimas cadeira coloca a mala atrás da cadeira

  46. Olá Bruno!!!

    Olha, eu não compraria. Vc pode calcular o q compensa mais …. uma ida à Kyoto de trem bala custa 12.000 ienes. Qto custa o JR Pass no Brasil? Ele vale apenas para as linhas da JR (q não cobrem em sua totalidade Kyoto e Tokyo), logo vc teria q pagar à parte.

    Mais duvidas, estou à disposição.

    Abs
    Thais Fioruci

  47. Olá Bruno!

    Depende do seu roteiro, mas eu não compraria e pagaria a viagem à Kyoto à parte. o JR Pass só compensa para quem vai para cidades muito longes como Hiroshima. Dentro das cidades tb nao é muito útil, pq dai funcionam mais linhas locais. Em Tokyo, tem bastante linhas da JR mas não abrange todos os pontos turísticos. O q vc pode fazer, tanto em Kyoto e em Tokyo, é comprar o Day Pass.

    Abs
    Thais Fioruci

  48. Olá Fabiane!

    Tudo bem e vc?

    Olha, eu compraria para 7 dias e ativaria ele somente qdo vc fosse para Kyoto/Osaka (aproveita e coloca Nara, Miyajima, Hiroshima no seu roteiro). Ele não te trará muitas vantagens em Tokyo e Hakone.

    o Jr Pass é vendido pela internet, agr não sei te indicar alguma agencia no Brasil, estou tão desatualizada do nosso país. Gomen.

    Se tiver mais alguma duvida, mande email para perdidanojapao@hotmail.com

    Bjos
    Thais

  49. Bruno nao vale a pena. vc Ira utilizar apenas para a ida e volta de Kioto. Nao serve para metro em Toquio. Nao compre melhor comprar a passa de ida e volta para kioto de Narita. Para andar de metro em toquio compre o cartao SUICa, colocar 3000 yen da para seu roteiro em toquio. compra o cartao e o credito na propria estacao narita da JR. Chegando em toquuio baixe o progrma Hyperdia todos os roteiros de metro e trem

  50. Ola,
    eu vou ficar 14 dias no Japão. Dos 14, apenas 7 dias estarei viajando fora de Tóquio. Vale a pena eu comprar o Japan Rail Pass de 14 dias? Ele é util dentro de Tóquio? Ou é melhor eu comprar o de 7 dias?
    Obrigada, Cora

  51. Olá Cora!

    É melhor comprar o de 7 dias, pois dentro de Tokyo ele não é muito útil. cada vez q vc não for utilizar as linhas JR, terá que desembolsar um valor à parte. Então, o que costumo indicar é utilizar o JR Pass para viagens longas fora da capital, e dentro de Tokyo, após analisar seu roteiro (se vai utilizar mais trens ou metro), comprar um dos vários day pass que são oferecidos para andar de transporte público em Tokyo.

    Vc pode escolher qual o melhor day pass para seu roteiro nesse post que escrevi http://www.perdidanojapao.com/2016/01/dicas-de-turismo-economizando-em-tokyo.html

    Espero ter ajudado.
    Thais Fioruci

  52. Não sei se meu comentário foi, então vou escrevê-lo de novo.

    Olá Thais! Ótimas dicas! Minha dúvida é parecida com a de muitos, mas aqui vai: irei ficar 12 dias no Japão. Comprarei o JR Pass, mas minha dúvida é se pela diferença vale a pena pegar o de 14 dias ao invés do de 7. Viajarei mais nos primeiros 7 dias, os outros 5 restantes ficarei em Tokyo mas gostaria de ir à Nikko, Monte Fuji e tem a volta até o aeroporto de Narita. Segue roteiro.

    Dia 1 (13/03) – Chegada em Narita, trocar JR Pass e ida para Kyoto;
    Dia 2 (14/03) – Kyoto;
    Dia 3 (15/03) – Kyoto (bate e volta para Nara);
    Dia 4 (16/03) – Kyoto (bate e volta para Hiroshima);
    Dia 5 (17/03) – Ida para Osaka;
    Dia 6 (18/03) – Osaka;
    Dia 7 (19/03) – Ida para Tóquio;
    Dia 8 (20/03) – Tóquio;
    Dia 9 (21/03) – Tóquio (bate e volta para Nikko);
    Dia 10 (22/03) – Tóquio (passeio ao Monte Fuji);
    Dia 11 (23/03) – Tóquio;
    Dia 12 (24/03) – Tóquio;
    Dia 13 (25/03) – Viagem de volta para o Brasil saindo de Narita.

    O que você acha? Dicas?
    Agradeço desde já pela ajuda!

  53. Bom dia!! Minha dúvida é parecida com a de muitas pessoas aqui, mas gostaria de ajuda igual. Irei passei 12 dias no Japão, com certeza comprarei o JR, mas não consigo decidir se compro o de 7 ou o de 14 dias. O roteiro é o seguinte:

    Dia 1 (13/03) – Chegada em Tokyo (Narita) e ida para Kyoto;
    Dia 2 (14/03) – Kyoto;
    Dia 3 (15/03) – Kyoto (bate e volta para Nara);
    Dia 4 (16/03) – Kyoto (bate e volta para Hiroshima);
    Dia 5 (17/03) – Ida para Osaka;
    Dia 6 (18/03) – Osaka;
    Dia 7 (19/03) – Ida para Tóquio;
    Dia 8 (20/03) – Tóquio;
    Dia 9 (21/03) – Tóquio (bate e volta para Nikko);
    Dia 10 (22/03) – Tóquio (passeio ao Monte Fuji);
    Dia 11 (23/03) – Tóquio;
    Dia 12 (24/03) – Tóquio;
    Dia 13 (25/03) – Viagem de volta para o Brasil

    Não sei se a diferença entre o de 7 e 14 dias vale a pena para fazer esses dias a mais em Tokyo, com passeio a Nikko, Monte Fuji e depois volta até o aeroporto Narita. O que você acha???

  54. Olá João!

    Pelo seu roteiro, compensa vc pegar o de 7 dias e utilizá-lo nas viagens até Kyoto, Osaka, Nara e Hiroshima. Dentro de Tokyo, o JR não compensa muito, pois terá que ficar preso somente às linhas da JR e qdo utilizar as demais cias. terá que pagar à parte. Sobre a viagem de volta, vc pode pagar á parte, pois não fica muito cara. Verifique tb, o horário que seu voo chegará no Japão: se for a noite, não compensa validar o JR Pass pois serão 7 dias consecutivos de uso.

    Espero ter te ajudado!

    Boa viagem!

    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *