PRIMAVERA, HANAMI E SAKURAS – A ÉPOCA MAIS BELA DO JAPÃO!



Oi pessoal,
a primavera é a estação mais bonita no Japão. As sakuras são lindas! Não canso de admirá-las! E como comentei no post do ano passado, os japoneses aguardam ansiosamente pelo desabrochar das sakuras (kanji de sakura). Eles ficam loucos! Tiram milhões de fotos com câmeras profissionais, digitais, celulares. É um festival de modelos! Tudo para registrar esse momento tão especial que dura menos de um mês. As sakuras nascem rapidamente e vão embora na mesma velocidade. Ficam nas árvores somente por alguns dias, e logo que o vento passa, acaba levando-as. É lindo vê-las voando, e ao mesmo tempo, triste, porque só as veremos novamente no próximo ano.  
Como já foi dito, depois que as belas flores desabrocham, os japoneses fazem o Hanami (花見 significa literalmente olhar as flores), festival onde as pessoas se reúnem embaixo das árvores, geralmente em grandes parques, para observar e admirar as sakuras. Os melhores lugares são muito disputados e tudo acaba em festa. Eles comem, bebem, conversam, e alguns até cantam e dançam. 
Esse ano, escolhi o Ueno Koen, acho que o segundo lugar mais procurado pelos japoneses. Nesse bairro de Tokyo, as sakuras criam verdadeiros túneis! Tem também o festival com várias barraquinhas de comidas típicas japonesas. 
Túnel de sakuras

Pena que já estão caindo. Observe a margem do lago completamente coberto pelas pétalas

O famoso Hanami japonês. O dificil mesmo é achar um lugar vago!

Lindas, mil vezes, lindas!

Existem várias lendas que remetem ao surgimento das sakuras. Uma delas diz que uma princesa, chamada Kono-hana-sakuya-hime ou princesa da árvore de flores abertas, desceu do céu e aterrissou em uma cerejeira no Monte Fuji. 
Outra diz que o significado do desenho da flor de cerejeira nasceu no Bushido, o código dos samurais, que leva esse ícone como emblema. Faz uma analogia à vida dos samurais já que era tão breve quanto a duração dessas flores nos galhos das árvores.
Outra história diz que sua origem deriva do cultivo do arroz. Kura era um depósito onde se guardava arroz, alimento considerado divino, e Sa significa divindade, formando então a palavra sakura.
Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor. Se uma mulher a usasse para se enfeitar ou decorar o quintal da casa, significava que estava em busca de um novo amor. Nas peças do teatro kabuki significava alegria. 
Mas, cuidado. Ao mesmo tempo que essas lindas flores nos remetem à bons momentos, elas também carregam um certo negativismo. Na cultura japonesa, um galho de cerejeira quebrado significa a aproximação da morte. Acredita-se que a sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos. Dizem ainda que as cerejeiras absorvem a alma dos mortos. Eu hein …
Histórias assombrosas à parte, a única coisa que sei é que realmente as sakuras são deslumbrantes!  
Vou tentar colocar mais fotos na página do facebook. Quem quiser admirar mais sakuras dá uma passadinha por lá. Vou ficar devendo o video, porque meu querido marido, ainda tem que editar. Mas, assim que fizer isso, já posto aqui e no canal do Youtube. Portanto, fique ligadinho na gente!
Beijos
Thais Fioruci

13 comentários em “PRIMAVERA, HANAMI E SAKURAS – A ÉPOCA MAIS BELA DO JAPÃO!

  1. Olá!!

    As Sakuras são realmente lindas!! Já tive oportunidade de ver algumas espécies dessa flor aqui no Brasil, no Parque no Carmo em São Paulo….

    A Iwata Kappuru (outro blog que segue quase o mesmo esquema do seu) postou várias fotos das Sakuras floridas. Uma coisa super linda de se ver…

    A é, não sei aonde eu vi que diz que as flores são rosas porque há corpos enterrados em baixo delas e elas sugam o sangue, por isso da cor… Medonho.

    Digamos que as Sakuras para os japoneses é quase igual aos pé de Ipê por aqui. Eles florescem alguns dias antes da primavera e suas flores duram pouco, sendo levadas com o tempo pelo vento… n_n''

    Até mais

  2. Moro há 20 anos no Japão e não ligava muito no começo, com os anos os estrangeiros que valorizaram a beleza do sakura mais que os próprios japoneses, ajudaram a divulgar esta beleza na internet e atrairam muitos turistas ao Japão.
    Parabenizo os não-nikkeis que valorizam muito a cultura de nossos ancestrais.
    Muito obrigada !

  3. Moro há 20 anos no Japão e não ligava muito no começo, com os anos os estrangeiros que valorizaram a beleza do sakura mais que os próprios japoneses, ajudaram a divulgar esta beleza na internet e atrairam muitos turistas ao Japão.
    Parabenizo os não-nikkeis que valorizam muito a cultura de nossos ancestrais.
    Muito obrigada !

  4. A foto do lago com as pétalas é de dar inveja.
    Ano passado ver as cerejeiras não estavam previstas no nosso roteiro,pois chegamos no final de abril em Yokohama.Só que como as cerejeiras estavam demorando para desabrochar ao norte do Japão, ainda deu tempo de comprar passagens para Hakodate e apreciar o parque em formato de estrela repleto de sakurás carregadas!Valeu cada iene gasto!As comidas das barraquinhas parece que ficaram mais gostosas vendo as pétalas voando na brisa gelada do parque.

  5. Oi Natalia!

    Nossa que história cabulosa! Essa nunca tinha ouvido. Nunca reparei no florescer do pé do Ipê. Acho que no Brasil, nao ligava muito para a natureza, e aqui, os japoneses dao tanto valor à ela, que passei a admirar cada coisinha simples, como o revoar das pétalas das sakuras. Acho q essa é uma imagem q sempre levarei comigo.

    Abs
    Thais Fioruci

  6. Oi Elisa!

    Eu valorizo muito essa cultura. Sou do tipo que tudo quero entender, saber porque. E as vzs, acho que sei mais do que meu marido que é descendente! Adoro ver as sakuras. Sao tão lindas!

    Onde vc mora?

    Abs
    Thais Fioruci

  7. Oi Iruka!

    Com certeza, essa é a época mais bonita do Japão. Parece um outro pais! Fico feliz por vc ter visto as sakuras .. elas são lindas. Pena que já cairam … fiquei tao triste essa semana, ao ver as arvores mudarem a tonalidade de rosa para verde.

    Bj
    Thais Fioruci

  8. Oi Linda! Tudo ótimo e com vc?

    As sakuras são realmente lindas, e acho que o mais importante, é o significado que elas carregam. Dps de meses de frio, onde a cidade fica toda cinzenta, elas aparecem trazendo um pouco de cor sabe. Por isso são tão admiradas pelos japoneses! Também espero te conhecer um dia!

    Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog!!!

    Beijoes
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *