VIAJANDO PELO JAPÃO – ARMÁRIOS NAS ESTAÇÕES DE TREM


Olá pessoal,
primeiramente, quero me desculpar pelo sumiço =) Mas foi por uma boa causa … estava viajando! E vamos ao post, enquanto os mais recentes ainda não estão prontos.
Sempre recebo emails com muitas dúvidas de turistas que visitarão o Japão. Então, além dos posts de viagens e os de curiosidades culturais, resolvi criar essa série “Viajando pelo Japão” com dicas úteis para aqueles que vão se aventurar pela terra do sol nascente.
A dica de hoje são os armários ou coin lockers(os japoneses podem falar ロッカー se lê rookaou 戸棚 se lê toodana) disponíveis na maioria das estações de trens, entrada de algumas atrações turísticas e aeroportos. Sempre que viajo os utilizo, porque o check in nos hotéis é a tarde e chego no local pela manhã. Para não ficar carregando, as coloco em um armário na estação de trem mais próxima de onde ficarei hospedada. 
Armários em uma estação de trem de Tokyo
Os armários estão disponíveis em diversos tamanhos. Abaixo, segue os três tipos mais encontrados:
Pequeno: Aproximadamente 35 centímetros de altura, 43 centímetros de largura e 57 centímetros de profundidade. É o mais comum, encontrado em grandes números em praticamente todas as estações de trem.
Médio: Aproximadamente 57 centímetros de altura, 43 centímetros de largura e 57 centímetros de profundidade. Disponível em pequenas quantidades nas principais estações de trem.
Grande: Aproximadamente 117 centímetros de altura, 43 centímetros de largura e 57 centímetros de profundidade. É o tipo mais difícil de encontrar, geralmente disponível em grandes estações de trem como a de Kyoto. 
O preço é baseado em dias corridos (da meia-noite à meia-noite do dia seguinte) e no tamanho do armário. Geralmente o pequeno custa 300 ienes, o médio 400 ienes e os grandes 500 ienes. Na maioria deles, são aceitos somente moedas de 100 ienes, mas caso você tenha somente células, terá uma máquina para trocá-las. Alguns, também podem ser pagos com cartões IC, como o Suica e o Pasmo.
 
E não se assuste se milagrosamente cair moedas quando for retirar suas bagagens. Alguns armários, são poucos, devolvem o dinheiro assim que retornar a chave ao local de origem!
Nos aeroportos seus pertences podem ficar armazenados durante vários dias, mas as estações exigem que os retirem no mesmo dia. Caso isso não aconteça, os funcionários esvaziam depois de três dias. Existem alguns que somam o valor correspondente aos dias utilizados e quando a pessoa for retirar, deverá pagar.  
Para usá-los é muito fácil, como tudo por aqui: encontre um vazio, coloque sua bagagem, insira as moedas no local indicado, feche a porta, tranque e guarde a chave com você. Decore muito bem o lugar exato principalmente em estações de trem muito grandes e movimentadas como a de Osaka e Kyoto. Alguns armários recebem uma decoração especial mas normalmente, eles são todos iguais e ficará difícil diferenciá-los caso não lembre onde deixou! Isso já aconteceu conosco! 
Armários na estação de trem de Matsumoto

Em Yokohama. Lindo!
Procure deixar suas bagagens em um ponto estratégico, como a saída mais próxima do seu hotel. Existem armários que ficam antes da catraca da estação, outros fora da catraca, mas dentro da estação e outros fora da estação. Observe o que é mais viável no seu caso e não se esqueça que as estações de trem fecham em um determinado horário! 
No video, explico melhor como utilizá-los e mostro também o tamanho real de cada um deles.

Bem, espero ter ajudado de alguma forma. Se tiver mais alguma dúvida, pode mandá-la para perdidanojapao@hotmail.com
E não esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube, seguirmos no Twitter e na página do Facebook. Deixarei os linksabaixo =)
Youtube: www.youtube.com/blogperdidanojapao
Facebook: www.facebook.com/perdidanojapao
Twitter: www.twitter.com/PerdidanoJapao
Twitter Pessoal: www.twitter.com/Thaisfioruci
Abraços,
Thais Fioruci
Referências:
http://www.japan-guide.com/e/e2274.html
 


8 comentários em “VIAJANDO PELO JAPÃO – ARMÁRIOS NAS ESTAÇÕES DE TREM

  1. Thais adorei a informação estou utilizandos todos os dados e lugares que você visita, estou querendo visitar o Japão entre julho e agosto não vejo a hora ! Adoro o Perdida no Japão olho ansiosamente todos os dias esperando novas historias e passeios! Parabéns

  2. Olá Ricardo!!!!

    Então guarda bem essa dica, pq ficar carregando malas aqui não dá! Obrigada pelo elogio! Fico muito feliz com comentários assim, me dá mais motivação para continuar. Desculpe o sumiço mas viajei bastante nessas últimas semanas e agr estou tentando colocar tudo em dia!

    Abs e se precisar de ajuda conte cmg =)

  3. Olá!!

    Esses armários me lembrou bastante o utilizado por aqui por alguns bancos, como Itaú, Banco do Brasil, Caixa… a fim de deixar os pertences e evitar situações constrangedoras na porta… Adoro bancos com isso. xD

    Interessante esses armários e o que seria esse tal de check in nos hotéis? Não entendi muito bem essa parte!!

    Até mais

  4. Olá!!!

    nem lembro mais de como é entrar em um banco no Brasil! Alguns, ficam em locais abertos, e ngm mexe e nem arromba! O check in é a hora que vc pode entrar no hotel que vc reservou. Geralmente vc reserva o hotel para dia X, por exemplo, mas só pode entrar para utilizá-lo a partir de um certo horário (aqui no Japão geralmente é depois das 14h). O check out é o horário limite que vc deve deixar o quarto (aqui é até às 10h da manhã). Por isso expliquei que chego nos locais pela manhã, como só poderei entrar no hotel às 15h, deixo as malas em um armário.

    Espero ter explicado melhor!

    Beijos
    Thais Fioruci

  5. Olá Marcella!

    Vc consegue medir sua mala? O armário grande cabe uma mala nas seguintes dimensões 117 centímetros de altura, 43 centímetros de largura e 57 centímetros de profundidade. Deve caber pq os japas sempre carregam malas grandes.

    Espero ter te ajudado =)
    Boa sorte
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *