Tradição e cultura

AS SAKURAS ESTÃO CHEGANDO! COMEÇAM OS PREPARATIVOS …

Olá pessoal,
De todos os meses do ano, certamente Março é o mais aguardado pelos japoneses. O inverno vai embora, levando o frio, e chega a primavera, trazendo o desabrochar das flores, e é claro, das tão esperadas sakuras (kanji de sakura). Para quem não sabe do que estou falando, as sakuras são as flores da cerejeira, árvore originária da Ásia.
Os japoneses amam, idolatram e veneram essas pequenas flores! E para comemorar sua chegada são lançados vários produtos. Vemos de tudo nas prateleiras: utensílios domésticos (copos, pratos, hashis, toalhas, jogos americanos), itens de higiene e limpeza, enfeites, tecidos e adesivos. Até ai, tudo bem. Mas, o mais impressionante são aqueles que são feitos com as belas sakuras como pães, chocolates, biscoitos, bolos, doces, bebidas, mochis, sorvetes, chás, salgadinhos, geléias, cosméticos, sabonetes, perfumes, hidratantes, entre outros. É uma infinidade de lançamentos e aqueles que não as levam como ingrediente principal, ganham o formato delas.

Copos, pratos, toalhas e adesivos
 
Utensílios domésticos com o tema das sakuras
Produtos de higiene e limpeza

Cosméticos, sabonetes e hidratantes

 

Pães

Chocolates
As sakuras também são conservadas no sal para a produção de um chá especial, chamado sakura-yu, utilizado nas festas de casamento para pedir felicidade ao casal. A madeira da árvore é utilizada na produção de móveis e blocos para impressão de ukiyo-ê (estilo de pintura similar à xilogravura).
Curioso né? E as festividades não param por aqui. Ainda tem o famoso Hanami, mas esse assunto ficará para um próximo post!
バイバイ
Thais Fioruci
Fonte:
Sakura – A cerejeira japonesa. Disponível em

10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *