Castelos do JapãoNagano

CASTELO DE MATSUMOTO – CASTELOS DO JAPÃO


Olá,
O Castelo de Matsumoto (em kanji se escreve assim松本城 e pronuncia-se Matsumotojō), na província de Nagano, é um dos mais belos castelos originais do Japão. Também conhecido como Castelo Corvo devido às suas paredes pretas, é um dos quatro castelos designados como “tesouros nacionais do Japão”. É um “hirajiro”, por ser construído em planícies ao invés de ficar no topo de um morro ou montanha, o que o torna ainda mais bonito e imponente.
Suas origens recuam ao Período Sengoku (Estados Guerreantes). Nessa época, o clã Ogasawara construiu um forte neste local chamado de Castelo de Fukashi. Mais tarde, viria a ficar sob o governo do clã Takeda e depois de Tokugawa Ieyasu. 
Quando Toyotomi Hideyoshi transferiu Ieyasu para a região de Kanto, Ishikawa Norimasa assumiu o comando de Matsumoto. Norimasa e o seu filho Yasunaga construíram outras partes do castelo, incluindo: as três torres, o tenshu (torre de menagem), inui-kotenshu (pequena torre do Noroeste), watari-yagura (andaime unido), goten (residência), taikomon (portão cilíndro), kuromon (portão preto), yagura (andaime), hori (trincheira), honmaru (a ala principal), ninomaru (a segunda ala), sannomaru (a terceira ala), e os subpisos do castelo. Acredita-se que grande parte do castelo foi concluída entre 1592-1593.
Em 1872, após a Restauração Meiji, o local, foi vendido em leilão para reconstrução. Quando surgiram notícias de que a fortaleza estava para ser demolida, uma figura influente de Matsumoto, Ichikawa Ryōzō, junto com moradores, iniciou uma campanha para salvar o edifício. A torre foi adquirida pelo governo da cidade, evitando uma tragédia. O “Kuromon-ninomon” (segundo portão preto) e o “sodebei” (muro lateral) foram reconstruídos em 1990 e o “taikomon-masugata”(portão quadrado em forma de cilindro) em 1999. 
O castelo é aberto à visitação. Seu interior, revestido originalmente em madeira, oferece uma experiência única. Além de ser muito frio e ter que tirar os sapatos para entrar, o visitante observará características interessantes como aberturas nas paredes para que os defensores do castelo atirassem pedras contra seus invasores, janelas pequenas para os arqueiros e pistoleiros, plataforma de observação no topo e uma bela vista panorâmica da cidade. A exposição mostra armaduras, objetos e armas do Período Sengoku quando o castelo foi construído.
Vista da cidade

Armadura de samurai
 
Ah … vá com pique porque o castelo tem 6 andares com cerca de 30 metros de altura! Os tetos são baixos e as escadas de madeiras além de serem íngremes, possuem degraus muito altos. É muito fácil perder o equilíbrio!   
Realmente o Castelo de Matsumoto foi o mais bonito que vi até agora. É muito lindo, e por ser, original, faz você viajar à época dos samurais. Nada ali te remete à modernidade ou aos tempos atuais. Recomendo muito esse ponto turístico! Se gosta de castelos japoneses, assim como eu, esse DEVE constar na sua lista!
E não se esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube para receber as atualizações!

E qual será o próximo castelo, hein? Algum palpite?
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *