Datas comemorativas

SETSUBUN NO HI – É HORA DE ESPANTAR OS DEMÔNIOS!!!

Olá queridos leitores,
Fazendo as compras no supermercado, notei que estavam à venda grãos de soja e amendoins com umas imagens de demônios. Achei tudo muito estranho e não entendi nada. Fui pesquisar e descobri que aquilo fazia parte das comemorações para o Setsubun no Hi.
O Setsubun ( 節分), cujo significado é divisão de estações, acontece no dia que antecede a primavera, por volta do dia 3 ou 4 de fevereiro, conforme o calendário chinês. Antigamente, o primeiro dia dessa estação marcava o início do ano novo, por isso a importância de se exorcizar os maus espíritos.
Cada família segue um ritual especial chamado Mamemaki que significa “jogar soja”. O mamemaki, geralmente é conduzido pelo toshiotoko (membro que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente), ou pelo chefe da família. Depois, uma outra pessoa é escolhida para desempenhar o papel de Oni (ogro ou demônio), que vestindo uma máscara característica, joga grãos de soja torrados, para fora da residência. Enquanto isso, os demais familiares cantam os versos “Oni wa soto! Fuku wa uchi! (鬼は外!福は内!) Demônio e má sorte para fora! Sorte na casa! 
Seguindo a tradição, depois de espantar o diabo, é preciso atrair a sorte. Então, a pessoa deve comer a quantidade de grãos de soja torrados correspondente à sua idade, ou seja, se tem 26 anos, ela terá que comer 26 grãos.
Os grandes templos também preparam suas próprias cerimônias e até convidam personalidades famosas que se juntam aos monges para executar publicamente esse ritual.
 
É importante ressaltar que, para os japoneses, a soja é purificadora. Ela afasta o azar, expulsa os maus espíritos além de trazer saúde, boa energia e fartura para os lares. 

Gostaram? Então comentem e compartilhe com os apaixonados pela cultura japonesa (assim como eu rs)
 

Thais Fioruci

Fontes:
Colônia Brasil. Disponível em http://coloniabrasil.sites.uol.com.br/fj3.html

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *