AventurasComércios e ServiçosCuriosidades

SHINKANSEN – O FAMOSO TREM BALA

Olá pessoal,

Eu sempre quis andar no Shinkansen (新幹線), o famoso trem bala, mas nunca tive a oportunidade. Como ía para Osaka, um local relativamente longe de onde estava, tinha duas opções de transportes rápidos: avião ou shinkansen. Lógico, escolhi a segunda alternativa!
Shinkansen são trens de alta velocidade que ligam Tokyo às principais cidades do país. Atingem velocidades de até 300 km/h, mas em viagens experimentais já alcançaram 443 km/h em trilhos convencionais e 580 km/h em linhas maglev. O Tokaido Shinkansen foi inaugurado em 1 de Abril de 1964 para contribuir com os transportes durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Quando você compra a passagem, geralmente recebe dois bilhetes. Diferentemente dos trens convencionais, você coloca os dois na catraca e ela te devolverá somente um que será depositado no momento da saída. Depois, olhe no painel eletrônico a plataforma de onde partirá o shinkansen. Confira no bilhete em qual carro e assento você viajará. Sinais pintados no chão da plataforma mostrarão o número do carro e a localização das portas. Os assentos são indicados por números e letras no mesmo estilo dos aviões.
O Shinkansen possui dois tipos de assentos em carros separados: o comum (com assentos regulares em fileiras 3×2) e o Green Car (similar à classe executiva nos aviões com assentos maiores, mais confortáveis e com mais espaço para os pés. Estão dispostos em fileiras 2×2). Existe também o Gran Class no novo trem Tohoku Shinkansen, que são comparáveis ​​aos assentos de primeira classe dos aviões. Em fileiras 2×1, são ainda mais espaçosos e confortáveis comparados aos do carro verde.  
É bom dizer também que há assentos reservados (指定 , shiteiseki) e não reservados (自由 , jiyūseki) em carros separados. Quando você compra a passagem, acaba pagando uma taxa adicional para reservar um assento. Agora, se você perde o trem agendado, terá que viajar em um carro de assentos não reservados, ou seja, ficará em pé a viagem toda. 
Os assentos podem ser reclinados e têm ganchos para pendurar casacos, bolsas para revistas e prateleiras para as refeições. Todos os assentos podem ser girados em 180 graus, permitindo aos viajantes que criem um grupo de quatro ou seis lugares frente à frente.
Existe serviço de bordo onde são vendidos sanduíches, cafés, bebidas e refeições. O passageiro também encontra máquinas de venda automática com bebidas geladas e quentes além de telefones públicos e serviço de internet wireless. Existem banheiros no estilo oriental e ocidental (para meu alívio, pois ainda não me adaptei às privadas orientais), banheiros para deficientes, lavatórios e mictórios. 
 
Vou confessar …. estava muito ansiosa, curiosa e com um certo medinho. Foi uma viagem incrível, ainda mais que vi, pela primeira vez, o Monte Fuji e lugares onde nevou muito! Pra mim, três palavras que resumem o shinkansen: moderno, veloz e confortável!!!
Agora leitor, se você ficou ainda mais curioso, acesse os vídeos abaixo e saiba mais sobre o famoso trem bala!

バイバイ
Thais Fioruci
Fontes:

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *