Castelos do JapãoOkinawa

SHURI CASTLE – CASTELOS DO JAPÃO


Olá,
O Castelo de Shuri (em japonês 首里城, em hiragana しゅりじょう, lê-se Shurijo) era o palácio oficial e centro administrativo do reino de Ryukyu (atualmente Okinawa, conforme explicado no postanterior). Foi originalmente construído no final dos anos 1400, entretanto, a data assim como os detalhes históricos ainda são incertos.  
Shurijo
Conforme registros, o Castelo de Shuri foi queimado várias vezes, mas sempre reconstruído. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi usado como sede pelo exército japonês e após uma batalha contra os Estados Unidos ficou completamente devastado. O Japão perdeu a disputa e a bandeira americana da vitória foi hasteada ali durante três dias.
Após a guerra, a Universidade de Ryukyu mudou-se para o local, onde permaneceu até 1975. Em 1992, o edifício principal foi reconstruído com base em fotografias, registros históricos e de memória. Assim, toda a área ao redor do castelo foi nomeada como Shuri Castle Park. Em dezembro de 2000 foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
 
Ao lado do “Shurijo” estão localizados dois pavilhões: o Hokuden e o Nanden. No interior de cada um deles existe uma exposição que pode ser visitada (não esqueça de tirar os sapatos =) ) em uma rota circular, começando pelo Nanden. O acervo mostra a história do reino de Ryukyu, a relação próxima com a China, a mobília da época, os instrumentos culturais e os artefatos históricos feitos na ilha e recebidos durante o comércio com o exterior.
Hokuden

Nanden
 
Como era o trono e a coroa da família real? Estes e outros artigos podem ser vistos durante o “tour” pelo Shuri Castle! Reconstruído em seu estilo original, a arquitetura e os ricos detalhes chamam a atenção.No primeiro andar, chamado de Shichagui, era onde o rei conduzia os assuntos políticos e realizava cerimônias. O segundo andar, denominado Ufugui, era utilizado pela rainha e suas empregadas no dia a dia. 
Coroa real

Trono real – Foi restaurado com base em fotos e dados históricos 
do assento utilizado pelo rei Sho Shin que governou entre 1477-1526

Certamente, esse é o castelo mais diferente comparado aos demais existentes no Japão! Percebe-se uma forte influência chinesa em detalhes como a forte cor avermelhada (se não me engano, o óleo foi extraído de uma árvore proveniente da China), os tons dourados e as gravuras de dragões!
Observe os detalhes
 

Shureimon Gate – Construído no reinado de Sho Sei (1527- 1555). 
Na placa está escrito “Shurei no kuni” ou “Terra do Decoro”

Entrada: desconto na apresentação do Free Pass do Monorail

Enfim, espero que tenha gostado! O Shuri Castle Park é enorme, com muitos monumentos históricos. Uma pena eu não conseguir relacionar todos, se não esse post viraria um livro (risos). Mas, fiquem com o video do passeio no link http://www.youtube.com/watch?v=BDBHyVRs3_s (não estou conseguindo inserir o video no post =/)
Até o próximo post de Okinawa!
Thais Fioruci 

INFORMAÇÕES:
HORÁRIO: das 8h30min às 19h (até às 8h de Dezembro à Março, até às 20h de Julho à Setembro). A entrada termina 30 minutos antes do fechamento.
FECHADO: Primeira quarta-feira e quinta-feira de julho
INGRESSO: ¥ 800 (Desconto de 20% na apresentação do Free Pass do Monorail)
INGLÊS: Bom (avaliação do site Japan Guide)
ACESSO:
Via Monorail: Desça na Estação de Shuri e caminhe por 20 minutos até o Shuri Castle Park.
Carro: Fica a 10 minutos do centro de Naha ou 20 minutos do Aeroporto de Naha. No entanto, a viagem pode levar muito mais tempo durante a hora do rush.

REFERÊNCIAS

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *