Olá pessoal,
primeiramente, gostaria de me desculpar. Estou muita atarefada e o tempo para cuidar do blog cada vez mais curto. Acreditem …. o tempo aqui voa! No final de semana, vou sempre em busca de conhecer novos lugares para dividir com vocês. Mas estou dando aquele famoso jeitinho brasileiro para dar conta de tudo. Aguardem mais posts quentinhos!
Então vamos lá. Outro dia (quem me segue no Twitter ou no Facebook já deve ter visto as fotinhas), fui conhecer o famoso restaurante yakiniku (yaki significa assado, grelhado em japonês enquanto niku é carne) japonês. É um lugar bastante curioso porque é um rodízio de carnes, mas com uma pequena diferença: aqui você assa sua própria carne. Funciona assim, paga-se um preço fixo e pode comer à vontade durante um determinado tempo.
No centro da mesa fica uma grelha para assar as carnes que ficam expostas à escolha do cliente. Tem vários tipos e cortes de carnes (boi, porco, carneiro, frango), além de frutos do mar e legumes. A carne é assada sem tempero, e depois de pronta, você pode passá-la em um molho especial. O legal é que depois de um certo tempo assando, a grelha acaba ficando queimada. O que fazer? Chame o garçom que ele troca a grelha para você! Uauuu prático né!
Nesse que fui, em Sagamino, na província de Kanagawa, também tinha lámen, sushi, pratos coreanos, drink bar além de rodízio de saladas, massas e sobremesas! Claro que o arroz e o misoshiro não podiam faltar!
Agora uma curiosidade: o yakiniku foi importado da Coréia (acho que é a do Sul rs). No final da Segunda Guerra Mundial, as carnes foram proibidas de serem comercializadas. Porém, os coreanos que moravam aqui, começaram a vender espetinhos assados de miúdos bovinos e suínos ilegalmente. Esse tipo de comida tornou-se bastante popular e os japas as consomem até hoje.
Depois das Olimpíadas de Seul, o número de restaurantes coreanos e os yakiniku-ya aumentaram rapidamente. Em 1991 a importação da carne bovina foi liberada, tornando seu preço mais acessível. Logo, o rodízio de carnes caiu no gosto dos japoneses. Logicamente, ainda prefiro um bom churrasco brasileiro, com a carne bem temperada, espetinho de queijo, pão de alho uhuuu. Mas, como estou um pouquinho longe, o jeito é matar a vontade com esse mesmo!
Beijos
Thais Fioruci
Referência:
quem bom que os japoneses podem degustar de uma carne assim, mas acho que realmente, o brasileiro deve ser bem melhor!
Ah o sabor da carne daqui está muito longe do boa carne brasileira. Sem falar q eles cortam como se fosse presunto … vai entender! Claro! Que tem os bifes mas sao mais caros!
Abs
Thais Fioruci
Parece uma delícia, mesmo sendo diferente do nosso Churrasco!!! ^^"
Obrigada pelo post! Delicioso!!! ^¬^
Prefiro o nosso churrasco brazuca,mais esse japa parece ser bom também.
Eu vi o vídeo de vcs nesse restaurante, pareceu que a carne tava deliciosa.
Eita a correria ta grande ai neh Thais? Boa semana pra vc!
me deu agua na boca,uiui….
Olá Cris,
muito bom né! Quero voltar logo lá….
Beijos
Thais Fioruci
Olá Kushina,
não é igual ao nosso bom churrasco mas dá para matar a saudade. Gostei e pretendo voltar lá mais vezes!
Beijos
Thais Fioruci
Olá Damires,
Estava sim … aqui assam a carne sem tempero, diferente de nós.
É .. a correria está grande. Estou trabalhando muito e nos finais de semana saio para passear e colher as informações né!
Obrigada
Beijos
japÔnes é otÉmo, igual melÂncia nesse verão…
kkkkkkk …
quando estive por ai, em Nagoya, usufrui de muitos, kkkkkkk, tem uns que não tem tempo para comer, no geral durante a semana(seg.a quin) , Barato para quem comia muito como eu kkk, mas so nos self-serv, pois nos yakinicos japoneses mesmo era muito caro, vc escolhe o tipo de carne e ele vem em porções.Mas a maior delicia e o molho, o qual não consegui a receita.Muito bom mesmo. Vcs já comeram abobora assada, folha de repolho branco assada, pimentao assado. TUDO A VONTADE. Os donos onde eu ia, eram coreanos, so faltavam me dar o dinheiro para que fosse comer em outro local kkkkkkkk.Abraços.
Olá Anônimo!
Muito engraçada sua história! Mas é vdd! Às vzs, recorro ao yakiniku para matar a saudade de comida farta e um pouco mais ocidental rs
Abraços
Thais Fioruci