CASTELO DE MATSUMOTO – CASTELOS DO JAPÃO


Olá,
O Castelo de Matsumoto (em kanji se escreve assim松本城 e pronuncia-se Matsumotojō), na província de Nagano, é um dos mais belos castelos originais do Japão. Também conhecido como Castelo Corvo devido às suas paredes pretas, é um dos quatro castelos designados como “tesouros nacionais do Japão”. É um “hirajiro”, por ser construído em planícies ao invés de ficar no topo de um morro ou montanha, o que o torna ainda mais bonito e imponente.
Suas origens recuam ao Período Sengoku (Estados Guerreantes). Nessa época, o clã Ogasawara construiu um forte neste local chamado de Castelo de Fukashi. Mais tarde, viria a ficar sob o governo do clã Takeda e depois de Tokugawa Ieyasu. 
Quando Toyotomi Hideyoshi transferiu Ieyasu para a região de Kanto, Ishikawa Norimasa assumiu o comando de Matsumoto. Norimasa e o seu filho Yasunaga construíram outras partes do castelo, incluindo: as três torres, o tenshu (torre de menagem), inui-kotenshu (pequena torre do Noroeste), watari-yagura (andaime unido), goten (residência), taikomon (portão cilíndro), kuromon (portão preto), yagura (andaime), hori (trincheira), honmaru (a ala principal), ninomaru (a segunda ala), sannomaru (a terceira ala), e os subpisos do castelo. Acredita-se que grande parte do castelo foi concluída entre 1592-1593.
Em 1872, após a Restauração Meiji, o local, foi vendido em leilão para reconstrução. Quando surgiram notícias de que a fortaleza estava para ser demolida, uma figura influente de Matsumoto, Ichikawa Ryōzō, junto com moradores, iniciou uma campanha para salvar o edifício. A torre foi adquirida pelo governo da cidade, evitando uma tragédia. O “Kuromon-ninomon” (segundo portão preto) e o “sodebei” (muro lateral) foram reconstruídos em 1990 e o “taikomon-masugata”(portão quadrado em forma de cilindro) em 1999. 
O castelo é aberto à visitação. Seu interior, revestido originalmente em madeira, oferece uma experiência única. Além de ser muito frio e ter que tirar os sapatos para entrar, o visitante observará características interessantes como aberturas nas paredes para que os defensores do castelo atirassem pedras contra seus invasores, janelas pequenas para os arqueiros e pistoleiros, plataforma de observação no topo e uma bela vista panorâmica da cidade. A exposição mostra armaduras, objetos e armas do Período Sengoku quando o castelo foi construído.
Vista da cidade

Armadura de samurai
 
Ah … vá com pique porque o castelo tem 6 andares com cerca de 30 metros de altura! Os tetos são baixos e as escadas de madeiras além de serem íngremes, possuem degraus muito altos. É muito fácil perder o equilíbrio!   
Realmente o Castelo de Matsumoto foi o mais bonito que vi até agora. É muito lindo, e por ser, original, faz você viajar à época dos samurais. Nada ali te remete à modernidade ou aos tempos atuais. Recomendo muito esse ponto turístico! Se gosta de castelos japoneses, assim como eu, esse DEVE constar na sua lista!
E não se esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube para receber as atualizações!

E qual será o próximo castelo, hein? Algum palpite?
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matsumoto-jo
http://www.japan-guide.com/e/e6051.html

8 comentários em “CASTELO DE MATSUMOTO – CASTELOS DO JAPÃO

  1. Poxa, agora mais do que nunca Nagano estará na minha próxima viagem.Não me canso de ver as fotos do castelo.Aliás, para chegar lá foi fácil?Trem?ônibus?Fica perto da estação?
    Ah,você perguntou sobre Karuizawa,né?Bom, além do outlet (vale a pena,pois além das roupas,acessórios,tem mini mercados que vendem produtos da região como molhos para saladas,geléias,etc).Eu aluguei bicicleta na estação para andar pelo bairro,onde tem várias casas de campo lindas,cafeterias, além da paisagem, que nem parece Japão.A locadora dá um mapa das rotas.Gostei bastante.Tem uma viela com várias lojas e padarias charmosas.Não deu para ver tudo do mapa,mas valeu cada pedalada.

  2. Olá Iruka chan!

    Já deixa anotado para sua prx viagem ao Japão hein! Foi super fácil. Pegamos um ônibus na estação de Shinjuku. Reservamos a passagem por telefone e custa cerca de 4.000 ienes. Ele para em frente a estação de Matsumoto e o castelo fica de uns 15 minutos a pé. É super fácil de se localizar pq a cidade é pequena. Eu andei pesquisando no Youtube mas não achei muitos videos interessantes. Vou dar uma pesquisada e quem sabe, assim q tiver um tempinho livre, dou um pulinho lá rs

    Beijos e obrigada!
    Thais Fioruci

  3. Olá!!

    Curti esse castelo. Ainda mais por ser originário do Período Sengoku, que me traz uma certa fascinação.

    Adoro ler sobre esse período e há jogos que ajudam a entender bastante, sendo bem fiéis a história.

    Você disse que é necessário tirar os sapatos. Fiquei imaginando se não corre o risco de alguém levar seu sapato por engano… o.O

    Até mais

  4. Oi Nat!

    Olha, não sabia nada desse período até ler a história do castelo. Vc é muito inteligente!

    Kkk … desculpe, acabei esquecendo de colocar o video que fizemos, mas, temos que tirar o sapato mas na entrada, entregam uma sacola para vc carregá-los.

    Beijos
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *