SHURI CASTLE – CASTELOS DO JAPÃO


Olá,
O Castelo de Shuri (em japonês 首里城, em hiragana しゅりじょう, lê-se Shurijo) era o palácio oficial e centro administrativo do reino de Ryukyu (atualmente Okinawa, conforme explicado no postanterior). Foi originalmente construído no final dos anos 1400, entretanto, a data assim como os detalhes históricos ainda são incertos.  
Shurijo
Conforme registros, o Castelo de Shuri foi queimado várias vezes, mas sempre reconstruído. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi usado como sede pelo exército japonês e após uma batalha contra os Estados Unidos ficou completamente devastado. O Japão perdeu a disputa e a bandeira americana da vitória foi hasteada ali durante três dias.
Após a guerra, a Universidade de Ryukyu mudou-se para o local, onde permaneceu até 1975. Em 1992, o edifício principal foi reconstruído com base em fotografias, registros históricos e de memória. Assim, toda a área ao redor do castelo foi nomeada como Shuri Castle Park. Em dezembro de 2000 foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
 
Ao lado do “Shurijo” estão localizados dois pavilhões: o Hokuden e o Nanden. No interior de cada um deles existe uma exposição que pode ser visitada (não esqueça de tirar os sapatos =) ) em uma rota circular, começando pelo Nanden. O acervo mostra a história do reino de Ryukyu, a relação próxima com a China, a mobília da época, os instrumentos culturais e os artefatos históricos feitos na ilha e recebidos durante o comércio com o exterior.
Hokuden

Nanden
 
Como era o trono e a coroa da família real? Estes e outros artigos podem ser vistos durante o “tour” pelo Shuri Castle! Reconstruído em seu estilo original, a arquitetura e os ricos detalhes chamam a atenção.No primeiro andar, chamado de Shichagui, era onde o rei conduzia os assuntos políticos e realizava cerimônias. O segundo andar, denominado Ufugui, era utilizado pela rainha e suas empregadas no dia a dia. 
Coroa real

Trono real – Foi restaurado com base em fotos e dados históricos 
do assento utilizado pelo rei Sho Shin que governou entre 1477-1526

Certamente, esse é o castelo mais diferente comparado aos demais existentes no Japão! Percebe-se uma forte influência chinesa em detalhes como a forte cor avermelhada (se não me engano, o óleo foi extraído de uma árvore proveniente da China), os tons dourados e as gravuras de dragões!
Observe os detalhes
 

Shureimon Gate – Construído no reinado de Sho Sei (1527- 1555). 
Na placa está escrito “Shurei no kuni” ou “Terra do Decoro”

Entrada: desconto na apresentação do Free Pass do Monorail

Enfim, espero que tenha gostado! O Shuri Castle Park é enorme, com muitos monumentos históricos. Uma pena eu não conseguir relacionar todos, se não esse post viraria um livro (risos). Mas, fiquem com o video do passeio no link http://www.youtube.com/watch?v=BDBHyVRs3_s (não estou conseguindo inserir o video no post =/)
Até o próximo post de Okinawa!
Thais Fioruci 

INFORMAÇÕES:
HORÁRIO: das 8h30min às 19h (até às 8h de Dezembro à Março, até às 20h de Julho à Setembro). A entrada termina 30 minutos antes do fechamento.
FECHADO: Primeira quarta-feira e quinta-feira de julho
INGRESSO: ¥ 800 (Desconto de 20% na apresentação do Free Pass do Monorail)
INGLÊS: Bom (avaliação do site Japan Guide)
ACESSO:
Via Monorail: Desça na Estação de Shuri e caminhe por 20 minutos até o Shuri Castle Park.
Carro: Fica a 10 minutos do centro de Naha ou 20 minutos do Aeroporto de Naha. No entanto, a viagem pode levar muito mais tempo durante a hora do rush.

REFERÊNCIAS

http://www.japan-guide.com/e/e7103.html

http://oki-park.jp/shurijo-park/english/about/about-1.html

6 comentários em “SHURI CASTLE – CASTELOS DO JAPÃO

  1. Oi!!!

    Tudo bem. Okinawa é muito diferente. Não parece msm ser Japão. É q na vdd, eles receberam primeiro influência da China, dps o Japão assumiu a ilha e em seguida perdeu para os EUA. Uma confusão rs

    Obrigada linda, sempre deixando seu comentário aqui.

    Bjos
    Thais Fioruci

  2. Oi, Thais!
    Acabei de conhecer seu blog…muito bom! Parabéns!
    Meus avós vieram de Okinawa, mas ainda não tive o prazer de conhecer a ilha, está nos meus planos futuramente. Minha mãe esteve lá, amou tudo, quer voltar, quer morar lá! rsrs
    Um bjo!

  3. Oi Dani!

    Bem vinda e obrigada pelo elogio! Fico feliz por ter gostado do Perdida no Japão!

    Mas, até eu me apaixonei por lá. É muito diferente do Japão que conheço e vivo todos os dias. Se eu pudesse também morava lá. Pena que as oportunidades de empregos são poucas e os salários baixos. Se vc puder, vá conhecer Okinawa e não se arrependerá =)

    Continue acompanhando as prxs postagens sobre Okinawa!

    Beijões
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *