CotidianoCuriosidades

OS CARROS DO JAPÃO E SEUS SIMBOLOS!


Olá,
Se você mora ou já morou no Japão, certamente deve ter se perguntado o que são aqueles símbolos estranhos fixados em alguns automóveis. Eu também já me peguei nessa dúvida e sabia que era para especificar algo, mas o que? “Bora pesquisar”!
Introduzidos em 1972, os Untensha Maaku (em japonês se escreve assim運転者マーク) são utilizados para identificar o perfil do condutor e assim evitar possíveis acidentes. Existe uma preocupação muito grande por aqui para proteger às pessoas, sendo elas condutores, pedestres ou ciclistas. Sua utilização é obrigatória e caso desobedeça a lei, você pode levar uma multa e perder pontos na habilitação.
Cada símbolo tem um significado diferente e especifica um tipo de motorista:
> Novato

Esse símbolo identifica os motoristas com menos de um ano de carteira de habilitação. Em japonês se fala Shoshinsha Maaku (se escreve assim初心者マーク ) ou Wakaba Maaku( 若葉マーク). O descumprimento dessa regra pode gerar multa de ¥ 14.000 e desconto de 1 ponto na carteira.
 

Esse símbolo representa a juventude

> Idoso

Esses dois símbolos identificam os motoristas com idade acima de 70 anos. Foram introduzidos em 1997, porém a partir de 2008, tornaram obrigatórios para motoristas acima de 75 anos. Caso desobedeça, multa de ¥ 6.000 e 1 ponto a menos na sua habilitação. Em japonês se fala Fukushi Maaku ou Koreisha Maaku (高齢者マーク).
Representa um trevo de quatro folhas, formando um S de “Senior”
> Deficiente físico

Implantada em 2009, identifica motoristas com deficiência física, embora há quem utilize o tradicional símbolo com uma cadeira de rodas. Em japonês se fala Shintai Maaku (身体障害者マーク) ou Kuroba Maaku(クローバーマーク).
> Deficiente auditivo
Implantado em 2009, esse adesivo com um desenho de borboleta nas cores verde e amarelo identifica deficientes auditivos ao volante. O símbolo internacional de deficiência auditiva com uma orelha também pode ser utilizado. Em japonês se fala Tyoukaku Maaku (em japonês se escreve assim聴覚障害者マーク).
 
O mais legal é que esses símbolos são plaquinhas magnéticas que podem ser facilmente compradas em qualquer Hyakuen Shop e fixadas na traseira do veiculo. 
Apesar de saber que muitas pessoas não utilizam, por vergonha ou porque esquecem de colocar, foi uma ótima ideia do governo japonês. É uma forma de evitar acidentes e conseqüentemente mortes no trânsito. Quem já tirou carta e dirige em São Paulo, sabe o terror que os principiantes passam! Às vezes, o próprio medo e a pressão de outros motoristas mais “desesperados” fazem com que muitas pessoas entrem em pânico e desistem de dirigir.
Na minha opinião, o Brasil também poderia adotar essa regra. E você? O que acha? deixe sua opinião nos comentários!
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *