OS CARROS DO JAPÃO E SEUS SIMBOLOS!


Olá,
Se você mora ou já morou no Japão, certamente deve ter se perguntado o que são aqueles símbolos estranhos fixados em alguns automóveis. Eu também já me peguei nessa dúvida e sabia que era para especificar algo, mas o que? “Bora pesquisar”!
Introduzidos em 1972, os Untensha Maaku (em japonês se escreve assim運転者マーク) são utilizados para identificar o perfil do condutor e assim evitar possíveis acidentes. Existe uma preocupação muito grande por aqui para proteger às pessoas, sendo elas condutores, pedestres ou ciclistas. Sua utilização é obrigatória e caso desobedeça a lei, você pode levar uma multa e perder pontos na habilitação.
Cada símbolo tem um significado diferente e especifica um tipo de motorista:
> Novato

Esse símbolo identifica os motoristas com menos de um ano de carteira de habilitação. Em japonês se fala Shoshinsha Maaku (se escreve assim初心者マーク ) ou Wakaba Maaku( 若葉マーク). O descumprimento dessa regra pode gerar multa de ¥ 14.000 e desconto de 1 ponto na carteira.
 

Esse símbolo representa a juventude

> Idoso

Esses dois símbolos identificam os motoristas com idade acima de 70 anos. Foram introduzidos em 1997, porém a partir de 2008, tornaram obrigatórios para motoristas acima de 75 anos. Caso desobedeça, multa de ¥ 6.000 e 1 ponto a menos na sua habilitação. Em japonês se fala Fukushi Maaku ou Koreisha Maaku (高齢者マーク).
Representa um trevo de quatro folhas, formando um S de “Senior”
> Deficiente físico

Implantada em 2009, identifica motoristas com deficiência física, embora há quem utilize o tradicional símbolo com uma cadeira de rodas. Em japonês se fala Shintai Maaku (身体障害者マーク) ou Kuroba Maaku(クローバーマーク).
> Deficiente auditivo
Implantado em 2009, esse adesivo com um desenho de borboleta nas cores verde e amarelo identifica deficientes auditivos ao volante. O símbolo internacional de deficiência auditiva com uma orelha também pode ser utilizado. Em japonês se fala Tyoukaku Maaku (em japonês se escreve assim聴覚障害者マーク).
 
O mais legal é que esses símbolos são plaquinhas magnéticas que podem ser facilmente compradas em qualquer Hyakuen Shop e fixadas na traseira do veiculo. 
Apesar de saber que muitas pessoas não utilizam, por vergonha ou porque esquecem de colocar, foi uma ótima ideia do governo japonês. É uma forma de evitar acidentes e conseqüentemente mortes no trânsito. Quem já tirou carta e dirige em São Paulo, sabe o terror que os principiantes passam! Às vezes, o próprio medo e a pressão de outros motoristas mais “desesperados” fazem com que muitas pessoas entrem em pânico e desistem de dirigir.
Na minha opinião, o Brasil também poderia adotar essa regra. E você? O que acha? deixe sua opinião nos comentários!
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:

http://www.japaoemfoco.com/adesivos-koreisha-wakaba-para-que-servem/#ixzz2yC7C6kYT

8 comentários em “OS CARROS DO JAPÃO E SEUS SIMBOLOS!

  1. Olá Thais.Tudo bem?Não sabia da obrigatoriedade dos ímãs.Só conhecia dos novatos.No Brasil seria impensável uma ideia assim.Ainda vejo muitas pessoas impacientes quando tem carro de auto escola a sua frente.Se já roubam os pneus (os 4) nos estacionamentos, imagine esses ímãs que ficam apenas grudados do lado de fora.Meu marido já teve prejuízo com estepe furtado (era novo) e até pinos do pneu também eram retirados.

  2. Oi Thais,muito legal isso, e certamente eu estou aprendendo tudo isso, já que estou estudando para tirar minha carteira, e acho que temos que divulgar mesmo, muitos aqui não sabem, não, dão importância ou tem vergonha e acaba pego e perdendo pontos na carteira ou ate perdem a carteira por isso.

  3. Olá!!

    Outra coisa que desconhecia. Não sabia da existência desses selos, e respondendo a sua pergunta: Não sei. Alguns poderiam achar bom, outros odiariam e com certeza muitos não usariam. Seria basicamente como a Lei Seca. Existiria o selo, existiria a lei, mas a punição talvez nem existiria e muitos continuariam desrespeitando.

    Não dirijo e não sei como funciona. É mais opinião mesmo!!

    Até mais

  4. Olá Iruka chan!

    Tudo ótimo e vc? No Brasil, as coisas são mais complicadas mas certamente esse tipo de informação ajudaria aos outros motoristas. Apesar que é como vc disse, não respeitam nem mesmo um carro da auto escola né.

    Beijos
    Thais Fioruci

  5. Olá Nat!!!

    Obrigada por sua opinião! O problema é que no Brasil ngm respeita e coloca a lei em prática, e em contrapartida, não tem ninguém para punir e fazer com que realmente funcione.

    Beijos
    Thais Fioruci

  6. O mais interessante não é usar as placas, mas o motivo que os japoneses pensaram para usar essas placas, é que eles sempre pensam na segurança das pessoas, pensam muito no próximo… Um pouquinho diferente do Brasil, né?! rs

  7. Olá Tyemi!

    Lindo nome! Sim, concordo com vc! Aqui estão sempre pensando na segurança de todos! Muito importante e super diferente do Brasil onde os a maioria dos motoristas não respeitam os pedestres!

    Beijos e obrigada pelo comentário!
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *