LEQUES JAPONESES

Oie,
E o calor continua na terra do sol nascente! Essa semana, aqui na região de Tóquio, os termômetros marcaram cerca de 35 graus. Uma verdadeira sauna! Muitas pessoas passam mal e algumas até já morreram! Por isso, os japoneses sempre carregam consigo um leque.
Dizem que, ao observar as asas dobráveis de um morcego, um artesão japonês criou o leque no século VII. Presente desde a corte, eram decorados com poemas, pinturas, brasão de família ou algum outro desenho. Para a elite, usá-lo era sinônimo de elegância e charme. As gueixas o utilizam na dança, mostrando todo o seu equilíbrio, leveza e precisão.
Existem vários tipos e modelos de leques. São confeccionados em tecidos, papéis pintados, marfim, madeira, penas, plumas e rendas. Um mais bonito que o outro! E engana-se quem pensa que são baratos. Dependendo da gravura, esse item pode custar até 5 mil ienes!
Nas ruas e nas lojas, o pessoal fica distribuindo leques para tentar amenizar a temperatura. Lógico que são mais simples. Pior que você sempre acaba pegando um, aumentando sua coleção! Veja esses modelos:
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:
http://ecamideipu.blogspot.jp/2011/10/sensu-leque-japones.html

12 comentários em “LEQUES JAPONESES

  1. Nossa, adorei seu blog, meus parabéns 😉 Futuramente pretendo fazer o meu também, meio que direcionado para isso. Pois pretendo voltar e morar mais tempo dessa vez.
    Então, gostaria de saber quanto tempo precisou ficar casada para conseguir o visto? Pois eu sou descendente, mas meu namorado não, e foi no mesmo caso, ele foi como turista e se apaixonou e quer voltar de novo e ficar mais tempo tb. E se não for incomodar, no que você trabalha aí?

    Beeeeeeeeeeeeijos

  2. Os leques daí são lindos,bem diferente dos leques dos asiáticos donos de lojinhas que tem no cetro da minha cidade 🙁

    Thais sorteia um leque de papel com figura de gueixas pra gnt?!

    xero!

  3. Olá!!
    Leques são lindos mesmo!! Já vi uns grandes no bairro da Liberdade… mais acabo ficando com os mais frajutos… Inclusive, meu amigo/irmão já fez um para mim, só que era parecido com o que o Sasuke de Naruto tem na camiseta!! rsrsrsrsrs
    O problema dos leques é que tem uma hora que as mãos cansam… xD

    Naty in Wonderland

  4. Oie!!!

    Bem vinda ao Perdida no Japão! Obrigada pelo elogio! Adoro meu blog e é uma satisfação minha dividir minhas experiencias com vcs. Se quiser, pode me add no Facebook e Twiiter. Vc tem um email pessoal para conversarmos melhor? Ou se preferir mande um email para perdidanojapao@hotmail.com Dai, vejo se posso te ajudar e explico o processo!!

    Bj
    Thais Fioruci

  5. Esses dessas foto vi em uma loja chamada Loft em Yokohama. Não sei se ainda tem, ate pq o verão aqui está praticamente no fim, mas posso dar uma olhadinha!!!! Dps te falo tá, vou anotar ate no meu celular para não esquecer!

    Bjokas
    Thais Fioruci

  6. Deveriam fazer uns modelos bem masculinos também pra variar, pois são bem mais eficientes do os ventiladores portáteis e bem práticos. Pois só assim pra espapar de passar mal por causa do calor! Mas ach o que isso só no Japão pois no Brasil só tem uns muito fru-fru aí não rola! ;/

  7. Olá Rodrigo!

    Aqui, como já faz parte da cultura, os homens não se incomodam muito com isso. Confesso que eu achava estranho logo que cheguei mas dps me acostumei. Sobre os modelos no Brasil, concordo com vc!

    Obrigada
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *