AventurasCastelos do JapãoTradição e cultura

ODAWARA CASTLE – CASTELOS DO JAPÃO

Olá queridos leitores,
O Japão é lindo! Não me canso de dizer isso! Aqui você pode viver em dois mundos: de um lado a modernidade e de outro a riqueza do passado! É e nos castelos que respiramos toda a história e a tradição nipônica. Mas antes de admirá-los, precisamos saber a importância desses monumentos para o país. 
No século 15, o Japão era formado por estados independentes que lutavam entre si. Os castelos serviam como fortalezas para proteger os daimyo (senhores feudais) e também como um ponto estratégico para observação de portos, rios, e estradas, em caso de ataques surpresas e guerras. Construídos em lugares altos, como em topo de montanhas de até 200 metros de altura, guardam toda uma estratégia de guerrilha. São rodeados por muralhas e fossos aquáticos para dificultar o acesso aos invasores. Em seu interior, existem vários cômodos e passagens secretas, pois caso acontecesse uma invasão, o daimyoconseguiria se esconder! A torre principal guardava alimentos e armas. A arquitetura do castelo também influenciava no status, prestigio e riqueza: quanto maior e mais belo, mais forte e rico era o daimyo. 
No Japão houve um período em que havia cerca de 3 mil castelos. Agora, vem a parte triste da história: assim como o homem constrói, ele também destroe. Durante a Era do Xogunato Tokugawa, decidiu-se que cada senhor feudal deveria ter somente um castelo, logo os demais tinham que ser destruídos. Na Era Meiji, o governo desenvolveu um projeto para tornar o país mais moderno e então resolveram eliminar essas construções, já que relembravam o passado. Logo depois, veio os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e mais alguns vieram ao chão. Hoje, restam apenas os castelos situados em regiões distantes (algo em torno de 12 castelos) e muitos outros são na verdade réplicas dos originais. 
Enfim, agora que vocês já entenderam a importância dos castelos na história do Japão, vamos para ao post!
 
Visitei o Castelo de Odawara na província de Kanagawa. Construído cerca de 800 anos atrás, era um castelo muito desejado pela localização. Situado em uma colina, tinha defesas muito fortes, cercado por fossos com água do lado de baixo, e valas secas no lado do monte, com paredes e falésias situadas ao redor do castelo, para repelir os ataques dos guerreiros. Depois de uma história de destruições e reconstruções, em 1938, o local foi declarado monumento histórico. Foi reconstruído em 1950, com algumas modificações e em 2006, eleito um dos 100 melhores castelos do Japão pela Japan Foundation.
Certamente a principal atração é a beleza, a riqueza nos detalhes e grandiosidade do castelo. Mas você também encontra um observatório, um museu, um mini zoológico com macacos e um elefante. Tem um parquinho para crianças e uma área de lazer para caminhadas. 

 

 

 

Não posso deixar de falar sobre o museu que fica no interior do castelo. É um passeio pelo Japão Antigo. Vi muitos instrumentos interessantes como espadas de samurais, flechas, facas, armas, moedas da época, máscaras e imagens de outros castelos pelo Japão afora. Ali, também ficam as armaduras que os samurais usavam. Nossa … dá medo! Fiquei imaginando como deve ser pesada aquela vestimenta! No terceiro pavimento, bem no topo do castelo, tem um observatório onde conseguirá ter uma visão panorâmica da região! A única coisa chata é que não permitem o uso de filmadoras e câmeras fotográficas =/ 

Réplica do Castelo de Odawara exposta no museu

 

Adorei o passeio e fiquei com gostinho de quero mais. Já estou até planejando outra aventura: agora o Castelo de Nagoya.
Até lá,
Thais Fioruci
Disponível em:
http://www.ipcdigital.com/br/Diversao-Cultura/Entretenimento/A-historia-dos-castelos-do-Japao-_04062010

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *