TANABATA MATSURI EM HIRATSUKA!


Olá queridos,
O Festival do Tanabata é uma das comemorações populares mais aguardadas pelos japoneses. As maiores festas acontecem nas cidades de Sendai em agosto e Hiratsuka em julho. Como moro pertinho dessa última, resolvi conferir!


Hiratsuka, na província de Kanagawa, é uma típica cidadezinha japonesa, mas nos dias da festa chega a receber 1,70 milhão de pessoas. Sabia que esse matsuri(festival em japonês) era grande, mas não imaginava que fosse tanto. Como as principais ruas do centro e ao redor da estação de trem ficam lotadas, o trânsito é interrompido durante o evento.
Certamente, a grande atração é a decoração típica. As ruas ficam enfeitadas de kusudamas (enfeites em forma de bola), fukinagashis (fitas que são colocadas embaixo dos kusudamas, representando as fitas que Orihime tecia) e lanternas. Todas lindas! Umas engraçadas com personagens infantis, outras que lembram bem a tradição japonesa. São mais de 530 enfeites!  À noite, ganham uma iluminação especial, deixando a paisagem ainda mais bela.

Personagens infantis


E não é que encontrei até nossa bandeira!

O Brasil também estava sendo representado no Tanabata!
E como manda a tradição, as tirinhas de papel onde as pessoas escrevem seus desejos, ficam expostas ao longo da rua, entre as decorações.
 

Não posso esquecer de falar, de outra grande atração do matsuri: as barracas de comida típica japonesas. Claro! Diferentemente do Brasil, aqui você encontra banana banhada no chocolate (e não o nosso tradicional morango), mini melancia, espetinho de pepino!
E é só começar o verão e os tradicionais matsurisque as japas já tiram seus yukatas (em japonês  浴衣 ) do guarda roupa. E hoje, foi um festival deles! Um mais bonitos que o outro. Nunca tinha visto tantos modelitos! Todos estavam usando: crianças, bebês, mulheres, homens e até um cachorro (risos)! Fiquei até com vontade de comprar um!

Saiba mais sobre essa tradição em um post publicado no ano passado.
A TRADIÇÃO
O Tababata Matsuri (em japonês se escreve assim七夕祭) é um dos maiores festivais do Japão. Originado há quase 2 mil anos na Corte Imperial, acontece na sétima noite do sétimo mês do ano. Também é conhecido como Festival das Estrelas e tornou-se feriado nacional em 1603.
Essa comemoração nasceu de uma antiga lenda. Vamos conhecê-la?
Próximo da Via-Láctea, morava uma linda princesa chamada Orihime (織姫) conhecida como a Princesa Tecelã. Ela passava seus dias tecendo belas roupas, mas vivia entristecida por não ter tempo para se apaixonar.
Certo dia, ao perceber a tristeza de Orihime, o seu pai, o imperador Tenkou [天工] o Senhor Celestial, resolveu apresentar-lhe um jovem e belo rapaz chamado Hikoboshi [彦星], o Pastor de Gado. Os dois jovens se apaixonaram imediatamente. A partir desse instante, eles só se dedicavam ao romance, esquecendo dos seus afazeres e obrigações.
O Senhor Celestial ficou furioso com a irresponsabilidade e falta de comprometimento do jovem casal. Então, decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
Orihime ficou muito triste com a separação. Vendo tal sofrimento, seu pai permitiu que o casal se encontrasse, somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do ano, mas sob uma condição: ambos deveriam atender todos os pedidos vindos da Terra.
Então, nesta data, um barqueiro conduz Orihimeao encontro do seu amado Hikoboshi. Porém, caso a princesa não tiver cumprido suas tarefas, o Senhor Celestial faz com que chova, inundando o rio e impedindo que o barqueiro a busque. Mas, quando isso acontece, os Kasasagi(um grupo de aves) formam uma ponte de pássaros sobre a Via Láctea, ajudando a cruzar o rio.
Na mitologia japonesa, este casal é representado por duas estrelas situadas em lados opostos da galáxia: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu). Curiosamente, elas só são vistas juntas uma vez por ano. 
Nessa época, as ruas e lojas ficam enfeitadas com bambus, kusudamas (enfeites em forma de bola), fukinagashis(fitas que são colocadas embaixo dos kusudamas, representando as fitas que Orihimetecia) e lanternas.
Outro costume é escrever seu desejo em tiras de papel, chamados de tanzaku (em japonês 短冊) e pendurá-los em um bambu na esperança de se tornarem realidade. Os tanzakuspossuem diversas cores e cada qual para uma finalidade, como o vermelho para amor. No final do Tanabata, os tanzakus são queimados para que a fumaça chegue até Orihime. Como ela só poderá encontrar seu amado no próximo ano, ela trabalhará arduamente para atender esses pedidos.
O Tanabata celebra a melhoria da sabedoria e a capacidade das pessoas. Geralmente, os japoneses pedem por aumento de desempenho no trabalho ou nos estudos, sonhos e esperanças para o futuro. Alguns também pedem para que Orihime aprimore suas habilidades e trabalhe duro para que possa encontra-se com Hikoboshi.
Nossa que tradição linda!
Até mais
Thais Fioruci

11 comentários em “TANABATA MATSURI EM HIRATSUKA!

  1. Olá!!

    Uau, os enfeites no Japão são realmente lindos. O bairro da Liberdade até tenta fazer, mais não fica igual.

    A lenda que originou o Tanabata Matsuri é uma das que eu mais gosto das lendas japonesas que conheço. Acho tão lindo a história dos dois, e o fato de estar cheio de significado ser no sétimo dia do sétimo mês, onde existe mesmo essas duas estrelas só faz eu gostar ainda mais….

    Ótimas fotos!! Adorei os enfeites de Hamtaro!! ^^

    Até mais

  2. Oi Natalia!

    Também fiquei impressionada com os enfeites! São lindos msm! O pessoal deve ter ficado dias para confeccioná-las! Essa lenda também é a minha preferida na cultura japonesa!!!!

    Beijos
    Thais Fioruci

  3. que historia linda!!!fiquei até emocionada!que inveja de vc tay!!!!!qro participar e ver essas estrelas tbm :""""((….triste historia,mas linda!!!!obg por dividir isso com a gente!!!!adoroooo esse blog!!!!bjim e q seus desejos se realizem!!!rsrsrs

  4. que historia linda!!!fiquei até emocionada!que inveja de vc tay!!!!!qro participar e ver essas estrelas tbm :""""((….triste historia,mas linda!!!!obg por dividir isso com a gente!!!!adoroooo esse blog!!!!bjim e q seus desejos se realizem!!!rsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *