TSUKIJI – O MERCADÃO DE PEIXES DE TOKYO


Olá queridos/as leitores! 

Como amo escrever para vocês e muito obrigada por estar sempre aqui acompanhando minhas dicas e aventuras por essa terrinha. Minha dica de hoje para quem pretende visitar o Japão é o famoso Tsukiji (em japonês 築地市場), um mercadão que vende diversas variedades de peixes, frutos do mar e derivados. Localizado bem no centro de Tokyo, é um dos mais conhecidos mercados de peixe do mundo. Me lembrou muito o CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e até mesmo o Mercadão de São Paulo. Ali, chegam a manipular mais de 2.000 toneladas de produtos marinhos por dia. Também pudera, os japoneses amam peixes! 
Na área próxima ao mercado, onde acontece o famoso leilão pela madrugada, diversas barracas vendem uma variedade imensa de peixes, frutos do mar e tudo o que você pode imaginar. Até omelete e pizza achei por ali. Barraquinhas de cerâmicas, facas e souvenirs japoneses também são facilmente encontrados. Muitas já vendem o sushi e o sashimi já prontos. Nas ruas paralelas existem muitos restaurantes e muitas filas, é claro.  
É com certeza um dos pontos mais procurados pelos turistas e para dizer a verdade nunca tinha visitado. É muito cheio, ainda mais para um sábado bem ao meio dia. Muita gente, faminta, querendo comer, se acotovelava nas imensas filas. Se você pretende visitá-lo, vá com muita paciência e também evite tirar fotos. Em quase todas as barraquinhas tem uma placa dizendo “No photos”. Ah … e as lojas fecham cedo, por volta das 14h.
25 de Março do Japão?
Como é o maior mercado de peixes do país, é muito movimentado e a rotina dos vendedores e compradores sempre apressados, junto aos caminhões de entrega e as scooters que mais parecem tuk tuks, toda essa atmosfera transformou-o em uma das atrações mais procuradas pelos turistas em Tokyo. O número de visitantes cresceu tanto que a antiga infraestrutura do mercado já não comporta mais tanta gente. Portanto, está programado para ser transferido para um novo endereço em Toyosu, Tokyo, perto de Odaiba, em novembro de 2016.
Sobre o famoso leilão de peixes

O número de visitantes para o leilão de atum é limitado a 120 por dia. De acordo com a atendente do Centro de Informações, a fila para a retirada de senhas começa a se formar por volta das 2h da manhã. O primeiro grupo de 60 pessoas acompanha ao leilão das 05h25min às 05h50min e o segundo grupo de 60 visitantes das 05h50min às 06h15min. Existe uma área restrita onde devem ficar e é proibido tirar fotografias com flash ou interferir no andamento das negociações.
Espero que tenha gostado da dica e até a próxima,
Thais Fioruci
Como chegar: Estação Shijo Tsukiji na linha de metro de Oedo.Cinco minutos a pé da Estação Tsukiji na linha de metro Hibiya. A estação da JR mais próxima é Shimbashi, de onde se pode caminhar até o mercado em cerca de 15 minutos.




Referência:

http://www.japan-guide.com/e/e3021.html

10 comentários em “TSUKIJI – O MERCADÃO DE PEIXES DE TOKYO

  1. Caramba. E de conhecimento geral que peixe é o alimento base dos japoneses depois do arroz, mas não sabia da existência de um mercadão só para eles – embora eu já tenha ouvido/lido/assistido em algum lugar sobre o leilão de peixes, atum para ser mais exato.
    Bacana a dica. Quando mudar de local, tenta visitar para comentar as diferenças de um local para outro. Até

  2. Olá Thais,
    Muito bacana seu blog, tem tanta coisa que estou perdido! rs
    Estou indo para o Japão em dezembro ficar 1 mês. Qual cidade vc recomenda para celebrar o ano novo? Pensei em Kyoto por conta do templos.
    Obrigado e parabéns pelo trabalho!
    Abs Yann

  3. Olá Thais! Seu blog é sensacional e tem muita coisa! Estou perdido, não sei nem por onde começo. rsrs
    Estou indo em dezembro com minha esposa para ficar 1 mês e to me matando para definir o roteiro. Sei q são épocas festivas, por isso quais cidades devo evitar (vazias) e qual devo estar para celebrar a virada do ano, pensei em kyoto por conta dos templos.
    Parabéns pela dedicação!
    Abs Yann

  4. Olá!

    è nw deve ser fácil fazer um roteiro sozinho. Os japoneses passam o final do ano nos templos e sim os mais famosos ficam em Kyoto ou em Asakusa em Tokyo. Dps eles vão para algum lugar alto para ver o primeiro nascer do sol.

    Obrigada e boa sorte!
    Abs
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *