Sem categoria

DIA DAS CRIANÇAS NO JAPÃO

Oi gente,

Diferentemente do Brasil, o Dia das Crianças (こどもの日lê-se Kodomo no hi) no Japão é comemorado no dia 5 de maio. Também conhecido como Tango no Sekku (Festival Tango) ou Shobu no Sekku (Festival das Flores de Íris), essa data recebia o nome de “Festival dos Meninos”. Em 1948, foi decretado como feriado nacional, sendo renomeado para Kodomo no Hi ou Dia das Crianças.

 

Nesse dia as famílias pedem pelo crescimento saudável dos meninos, desejando-lhes força e coragem para superar as dificuldades na vida. Como parte das comemorações pendura-se koinoboris (em japonês 鯉幟 lê-seこいのぼり),bandeiras em formato de carpas, do lado de fora das residências. O mais interessante é que elas seguem uma hierarquia: primeiro ficam as bandeiras sem formato de carpa, depois a carpa preta, representando o pai, em seguida a vermelha representando a mãe, e, por último, as carpas menores, que representam os filhos.

  
Você deve estar se perguntando, mas por que carpas? Na cultura japonesa, uma lenda conta que uma carpa nadou contra a correnteza de uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão. Acredita-se que esses peixes trazem sorte e sucesso na vida, representando a força e a coragem 
necessárias aos meninos durante seu crescimento.
No interior das casas são exibidos os Gogatsu Ningyo, bonecos de samurai. Como esse altar custa caro e ocupa um grande espaço, muitas famílias exibem somente o kabuto, o chapéu dos samurais, para representar todo o conjunto. Os preparativos do Kodomo no hi começam aproximadamente uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.
Conforme a tradição, as crianças comem chimaki, um bolinho preparado com arroz cozido e enrolado em folhas de bambu e kashiwamochi, um doce feito de arroz recheado com doce de feijão enrolado em folhas de carvalho. E para beber, Shobu-sake, um sake especial misturado com folhas de íris picadas.
Neste dia até a água do banho é especial, preparada com essências ou folhas de íris para afastar as doenças e os maus espíritos. Vários eventos de Undokai (gincanas), acontecem por toda a cidade e músicas folclóricas como o seikurabe e koinobori embalam a festa.
É importante dizer que segundo as tradições japonesas, o bambu, por resistir às intempéries e o carvalho,por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade. Uma flor chamada Shobu, a íris japonesa, também está bastante presente nessa data, pois seu formato parece uma espada. 
Gostaram? Muito interessante, não é?
Até mais,
Thais Fioruci



Fontes:

Kodomo no hi (こどもの日) – Dia das crianças. Disponível em http://www.nipocultura.com.br/?p=319
Kodomo no Hi ou Dia das Crianças. Disponível em http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/info/curiosidades.htm

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *