GASHAPONS – UMA BRINCADEIRA QUE VICIA!


Olá,
Você sabe o que é uma Gashapon? Com certeza já deve ter visto ou cruzado com milhares delas por ai. 
As Gashapons (em japonês se escreve em katakana ガシャポン) ou Gachapons, são aqueles brinquedos de cápsulas armazenados em máquinas de venda automática. Esse curioso nome surgiu a partir de uma onomatopéia na língua japonesa: “Gasha” ou “Gacha” remete ao som produzido quando giramos a manivela e “pon” para o ruído emitido quando a bolinha cai. 
Gashapons: um convite ao vicio!
Elas funcionam de uma maneira muito simples. É só colocar as moedas no local indicado, girar e “pon”, seu brinquedo está lá! Estão espalhadas por todo o Japão, principalmente em frente aos game centers, supermercados, shopping centers, lojas, estações de trem, etc. Custam de 200 à 500 ienes conforme o brinde e o personagem. Claro, os artigos mais procurados como os da Hatsune Miku, One Piece e as bonequinhas hentai são sempre os mais caros. 
É muito fácil comprar a sua gashapon!
Máquinas de gashapons em um supermercado
Ao abrir sua “bolinha”, encontrará a miniatura desmontada, um pequeno manual de como montar e uma descrição dos personagens que compõe aquela coleção. As miniaturas tem em torno de 8 à 12 cm e a maioria são de boa qualidade, muito bem pintadas, cheias de detalhes e lindas. Sem falar que o preço é muito baixo se compararmos aos valores absurdos dos actions figurespor aqui. 
Miniaturas de qualidade
Todos os quesitos acima, unidos aos fatores sorte e surpresa são um prato cheio para o vicio! Sim, minha gente, isso vicia e tenho experiência nisso! Já gastei boas quantias tentando completar uma coleção! E depois da alegria vem a frustração e milhares de personagens repetidos!!!
Bem, se a sorte não ajudar, Akihabara certamente resolverá seus problemas! No famoso bairro de Tokyo, existem lojas que vendem esses itens para colecionadores e viciados que não conseguiram completar seu conjunto. Muitas pessoas, sabendo que são itens de desejo e de difícil acesso, vendem para as lojas que revendem à um preço maior, é claro! Além de artigos das gashapons, você também encontrará as miniaturas dos “kinder ovos” do Japão, brindes do Mc lanche Feliz, figures action, etc. 
O paraiso das gashapons no Yodobashi Camera!
As duas empresas mais famosas aqui são a Bandai e a Tomy. O sucesso e o vicio é tão grande que tem até um site para acompanharmos as coleções que estão sendo vendidas atualmente e os próximos lançamentos. Deixarei o link abaixo quem quiser dar uma olhadinha.
Gashapons em frente à uma estação de trem
Lembro que no Brasil também existem essas máquinas em supermercados e shoppings, mas, geralmente com doces ou brinquedos pequenos com qualidade bem inferior.
Acompanhem o vídeo que fizemos em um desses paraísos das gashapons!
Espero que tenham gostado do post e me contem como são as gashapons no Brasil?
Até mais!
Thais Fioruci

Site das gashapons no Japão:   
http://gashapon.jp/

 
Referências:
http://nihon-to-yume.blogspot.jp/2013/02/gashapon.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Gashapon

8 comentários em “GASHAPONS – UMA BRINCADEIRA QUE VICIA!

  1. Eu tenho algumas miniaturas compradas em Akihabara.Pelo menos a gente já sabe qual boneco e o preço não era caro.Tinha de 50 a 250 yen!No Brasil que eu já vi tem com balas gigantes ou com bolinhas de borracha, nada atrativo…pois não tem aquela emoção de abrir a embalagem e ver a sorte que pegou.Nos parques temáticos ou até mesmo em templos, consegui miniaturas bem bacanas.E o bom de tudo isso que quase não faz volume na mala! hehehe Ah, gostaria de propor um tema, pode ser?Qual o custo de ter banda larga e tv paga no Japão?Tem problemas com atendimento ou falta delas?E a velocidade e a qualidade?Pensei nesse tema porque estou enfrentando esses problemas e querendo mudar para outras empresas, mas TODAS, sem exceção existem reclamações.

  2. Ai Thais, você não deveria ter postado o link do site! Estou morrendo de vontade de ter VÁRIOS agora, olha que fofos os das Idols! Eu certamente seria uma das viciadas, não teria como fugir disso xD

    Cláudia

  3. Olá!!

    Adoro os gashapons, mesmo os daqui sendo literalmente inferiores aos daí. Aqui só sai chaveirinhos de metal, e de celular que são uma graça. Sempre quis um ovo do Yoshi (Super Mario) mas nunca conseguir. =/

    Fiquei com inveja dos produtos que vem aí. Tem Hatsune Miku. *__*

    Até

  4. Olá Iruka chan!

    Eu fico louca qdo vou à Akihabara! Eu sei e tento evitar o máximo comprar mas às vzs, passo e vejo algo bonitinho e não consigo me segurar! Obrigada pela sugestão do tema. Vou pesquisar. Aqui em casa, tenho internet à cabo e móvel e nunca tive problemas, aliás, é difícil vc ter algum problema com serviços aqui. Também não é cara e depende da velocidade. Brasil é problema sempre né …. eu tb tinha vários com a Net!

    Beijos
    Thais Fioruci

  5. Olá Claudia!!!

    Bem vinda ao mundo do Japão kkk Eu msm já tô de olho em várias aqui … sempre que passo por essas máquinas tenho q dar uma paradinha. Tenhas umas que os brindes são realmente bons …. uma vez comprei vários relógio do Mickey para minha sobrinha e eram igualzinhos aos vendidos na Disney!

    Abs
    Thais Fioruci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *