Datas comemorativasTradição e cultura

HINA MATSURI – MENINAS COMEMOREM O SEU DIA!

Olá pessoal,
Em 3 de Março é comemorado o Hina Matsuri ( 雛祭り), ou Dia das Meninas, no Japão. Também conhecido como Momo no Sekku (Festival do Pêssego) ou Sangatsu no Sekku (Festival de Março), é uma ocasião especial para pedir felicidade e saúde para as meninas da família.
Antigamente, na Era Heian (794 à 1185), as famílias da nobreza confeccionavam bonecas de papel, pano, ou porcelana, e as colocavam em barquinhos que eram dispensados em rios e mares. Acreditava-se que elas tinham o poder de espantar os maus espíritos, levando as doenças e os males que estivessem destinados às meninas. A partir da Era Edo (1603 à 1867), passaram a ser desenhadas com a fisionomia de membros da corte imperial, vestindo roupas tradicionais da época. 
Assim, para guardá-las, foram montadas plataformas, chamadas de Hinadan, com vários andares, revestidos com um pano vermelho. O número de bonecas e de andares variam, mas geralmente são 15 bonecas dispostas em cinco ou sete andares. No andar mais alto ficam duas bonecas vestindo trajes de seda da antiga corte, iluminados por duas lanternas (Bombori). Uma representa o imperador (Odairisama お内裏様) e a outra a imperatriz (Ohinasama お雛様). No segundo degrau são colocadas três senhoras da corte. No terceiro estão cinco músicos, cada qual com um instrumento musical, exceto o cantor que segura um leque. No quarto, dois ministros, um à direita e outro à esquerda, uma laranjeira e uma cerejeira. No quinto degrau, três criados da corte e nos demais, uma variedade de móveis, utensílios domésticos e carruagens em miniatura.
As plataformas são montadas aproximadamente na metade de Fevereiro e devem ser desmontadas logo após a comemoração, no máximo até dia 4. Caso isso não aconteça, diz a lenda, que as moças terão dificuldades para conseguir um casamento!
Algumas famílias possuem Hinadan centenárias, passadas de geração em geração, tornando-se verdadeiras heranças. Algumas meninas, quando se casam levam o seu conjunto de bonecas já que muitas vezes são presenteadas quando realizam seu primeiro Hina Matsuri. Mas, engana-se quem pensa que esses “bibelots” são baratos. Quem quiser adquirir um jogo completo pode desembolsar mais de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 20 mil).
Na data, a menina convida seus amigos para um chá diante das bonecas. Ela oferece aos seus convidados, inclusive às bonecas, o Hishimochi (um bolinho doce de arroz com formato de diamante), o Hina Arare (um doce em formato de bolinhas, feitos de arroz) e o Shirozake (uma espécie de sakê branco e doce sem álcool).
Nossa! Sempre achei essa comemoração uma das mais interessantes na cultura japonesa, justamente pelo fato das bonecas, dispostas hierarquicamente, representarem a sociedade japonesa.
Abraços,
Thais Fioruci


Fontes:

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *