Comércios e ServiçosCuriosidades

KOMBINIS – AS LOJAS DE CONVENIÊNCIA DO JAPÃO


Oi pessoal,
Eles sempre estão ali, em qualquer lugar e em qualquer hora para te ajudar. Sim! São os kombinis (em japonês コンビニ), ou as famosas lojas de conveniência, abertas 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana! 
Existem mais de 40 mil lojas de conveniência em todo o Japão. As redes mais conhecidas são o Seven Eleven, o Lawson e o Family Mart, mas, existem lojas menores como Circle K Sunkus, o MiniStop, Daily Yamazaki, Suriefu, entre outras. 
As lojas de conveniência vendem tudo o que você pode imaginar. Claro que os alimentos são o carro chefe. O cliente encontra uma grande variedade de obentos (refeições prontas), saladas, lanches, onigiris(bolinhos de arroz), sanduíches, pães, batatas fritas, lámens, doces, salgadinhos, oden e salgados típicos japoneses como frango frito, croqretes e nikuman. Ali tudo é muito conveniente. Você pode comprar um sanduíche e pedir para esquentar, por exemplo. Está com vontade de comer um lámen? É só preparar ali mesmo! No balcão tem garrafas com água quente.  
Daily Yamazaki
As lojas também vendem todos os tipos de bebidas quentes e frias, incluindo refrigerantes, cafés, chás, águas, bebidas esportivas, sucos, leites e vitaminas. Muitas lojas também vendem bebidas alcoólicas, incluindo cervejas, happoshu, chuhai, nihonshu, shochu e vinho.
Como no Japão tudo é muito prático, esses “mini supermercados” também disponibilizam produtos de higiene corporal, limpeza, cosméticos, baterias, CDs e fitas, guarda-chuvas, jornais, revistas e mangás.
Suriefu
 
Nas lojas de conveniência você também encontra terminais automatizados (o menu do usuário geralmente é em japonês) que oferecem diversos serviços como: ATM (caixas eletrônicos para transações bancárias); máquina copiadora e fax; compra de ingressos para eventos esportivos, shows, concertos, parques temáticos, entre outros; impressão de fotos digitais; pagamento de contas como telefone, água, luz, gás; serviços de entrega (em muitas lojas, é possível deixar ou pegar entregas (via takuhaibin), tais como encomendas ou bagagens); serviços postais como a venda de cartões postais e selos; compra de créditos para Skype; compra de cartões para sites como Amazon e Itunes.
Lawson
Como no Japão trabalhamos muito, os kombinis acabam fazendo parte do nosso cotidiano. Não temos muito tempo para ir aos supermercados, fazer compras e essas lojas sempre nos salvam. Quando saímos tarde do serviço, morrendo de fome, é mais fácil passar em um kombini e comprar uma refeição pronta, por exemplo. Em relação aos preços, geralmente são maiores se compararmos ao de um supermercado, mas a diferença não é tão grande como acontece no Brasil que chegam a cobrar o dobro do valor.
Seven Eleven
 
Ah … estamos sorteando dois mangás do Naruto na nossa Fanpage do Facebook. Veja como participar no link http://www.facebook.com/perdidanojapao
Abs
Thais Fioruci

19 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *