Tradição e cultura

YUKATA – A ROUPA DO VERÃO JAPONÊS!


Olá queridos/as!
Vocês sabem qual o estilo de roupa mais usado pelos japoneses no verão? Acertou quem disse o Yukata (em japonês 浴衣), uma espécie de quimono feito com um tecido mais leve e com estampas mais coloridas.
A palavra Yukata é formada pela junção das silabas Yu que significa banho, e Katabira, roupa de baixo. Logo, seria o nosso tradicional roupão! Na Era Heian (794-1185), os nobres vestiam um yukatabira de linho, após o banho. Ainda hoje são utilizados em hotéis, pousadas e banhos públicos. 
 
Posso confessar uma coisa? A primeira vez que me hospedei em um hotel, ainda era recém chegada ao Japão, durante a madrugada, desci na recepção para comprar um suco e vi um senhor vestindo um yukata. Levei um susto, porque pensei que ele estava de roupão! Claro, achei uma falta de pudor. Depois, percebi que os hotéis disponibilizam aos visitantes esse tipo de roupa e é normal andar pelas dependências com ele. Micos!
Com o passar dos anos, o yukata ganhou uma nova aparência, tornando-se mais casual. É usado freqüentemente nos matsuris(festivais japoneses), hanabis (festivais de fogos de artifícios) e em outras festividades de verão.
Qualquer um pode usar um yukata! Jovens, adultos, crianças, bebês e até bichinhos de estimação! Juro que já vi um cachorro vestindo um (risos). Normalmente, os homem colocam chapéus de palhas e as mulheres utilizam acessórios como enfeites nos cabelos, guetas (chinelinhos de madeira), sombrinhas, leques, bolsinhas, sem falar no laço que dá um toque todo especial.

Segue um video de um matsuri na cidade de Yamato. Observe a quantidade e a variedade de yukatas.

 

E você já vestiu um yukata? Estou louca para comprar um, mas ainda não achei um com a minha cara!
Jaa ne
Thais Fioruci

10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *